Um bebê morde mordedor de cores diferentes. Ele está sentado em uma cadeira infantil com cor amarela.

O mordedor de bebê é uma das primeiras portas para o mundo para os pequenos, que conhecem tudo – ou quase tudo – pela boca. Mas além de oferecer descobertas, esse itens podem ser fontes de germes e bactérias se não forem higienizados da maneira correta. 

É preciso cuidado com os mordedores porque o sistema imunológico dos bebês ainda não está totalmente formado, o que os torna mais vulneráveis. 

Pensando nisso, o Cada Casa Um Caso conversou com uma pediatra e reuniu orientações de como higienizar mordedor de bebê. Então, confira a seguir e descubra qual a forma correta de se fazer essa limpeza e manter o bebê seguro.

Qual a forma correta de higienizar mordedor de bebê?

De antemão, saiba que produtos abrasivos e usados geralmente na desinfecção de outras partes da casa, devem ficar longe do mordedor de bebê. Essa é a orientação da médica pediatra Glaucia Finoti, que atua como coordenadora da enfermaria de pediatria do Hospital Santa Catarina.

“Álcool ou desinfetantes não devem ser usados nesse tipo de limpeza”, exemplifica Finoti. De acordo com a médica, o ideal é a utilização de produtos neutros.

Além disso, a pediatra reforça a importância da higienização desses itens, que entram em contato direto com a boquinha do bebê.  “Todos os itens oferecidos aos bebês devem ser devidamente higienizados, evitando contato com agentes da própria boca e também das superfícies onde está depositado”, orienta.

“Caso a limpeza não seja feita, o acúmulo de microrganismos patogênicos favorece infecções, principalmente as gastrointestinais no bebê”, completa a pediatra.

Portanto, capriche na limpeza, desde os objetos que divertem os pequenos, como urso de pelúcia, e até itens do dia a dia, como as mamadeiras

Voltando aos mordedores, a seguir, você irá conferir quais são realmente os produtos necessários para fazer a higienização, como fazer a frequência e outras dicas úteis e práticas.

Um bebê morde um mordedor de cor roxa. Ele está sentado no chão sobre um tapete na sala de estar.
(iStock)

Produtos e materiais necessários

  • Caixa plástica com fechamento hermético;
  • Detergente;
  • Bucha de lavar louça;
  • Panela com água.

Como fazer a higienização

Assim como a mamadeira, o produto precisa ser fervido. Portanto, siga estes passos de como lavar mordedor de bebê e garanta a limpeza do item:

  • Lave o mordedor de bebê com água e detergente neutro;
  • Depois, encha uma panela com água suficiente para cobrir o mordedor;
  • Deixe ferver;
  • Após isso, adicione o mordedor e deixe fervendo por três minutos;
  • Deixe secar no escorredor, que deve estar devidamente limpo também.

Frequência de higienização

A pediatra explica que a higienização do mordedor deve ser feita diariamente. Assim, faça-a sempre que o bebê parar de brincar ou no dia seguinte, antes de entregar o objeto à criança.

Quando é hora de trocar o mordedor de bebê?

O mordedor de bebê deve ser trocado quando danificado, rasgado ou ainda se tiver furos. Além disso, manchas encardidas ou muita sujeira também indicam que o melhor é adquirir um novo.

Onde armazenar?

O armazenamento deve ser feito em uma caixa plástica com fechamento hermético. E um cuidado importante: a caixa também deve ser lavada com detergente neutro e enxaguada com água fervente. 

No entanto, confira se o plástico usado na caixa pode ser aquecido e nunca coloque o mordedor úmido no local.

Pronto, agora o mordedor de bebê está limpinho e pronto para novas brincadeiras. Continue navegando por aqui e confira truques que ajudam a cuidar de toda a sua família!

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.

Artigos Relacionados