Criança dormindo no quarto abraçada a um urso e sob a luz de um abajur

Quem tem crianças em casa, principalmente em período de desfralde, uma hora ou outra irá passar pela situação de o pequeno acordar no meio da noite molhado de xixi. Os pais de bebês também podem sofrer, pois a fralda pode vazar durante a noite. E aí vem a missão de limpar o xixi e saber como tirar cheiro de urina do colchão.

Verdade seja dita: essa é uma batalha árdua! Mesmo aplicando diversas técnicas, ainda é possível que fique um resíduo de odor ou mancha de xixi no colchão. Entretanto, é possível amenizar a situação.

Pais e mães, anotem as dicas que separamos de como tirar cheiro de urina do colchão usando produtos simples que vocês devem ter em casa.

1. Como tirar cheiro de urina do colchão usando bicarbonato

O bicarbonato ajuda na remoção de odores e pode servir para absorver a umidade e líquido. Portanto, se o acidente acabou de acontecer, é hora de agir o mais rápido possível! Siga estes passos:

  • Jogue bastante bicarbonato sobre a área molhada com urina;
  • Deixe agir por algumas horas;
  • Remova com um aspirador de pó;
  • Esfregue com um pouco de detergente neutro;
  • Tire o excesso com um papel absorvente de líquidos;
  • Remova a umidade usando um secador de cabelos.

2. Como tirar odor que está mais forte no colchão?

Se a técnica com bicarbonato ainda não foi suficiente para vencer a batalha de como tirar cheiro de urina do colchão, pode ser necessário partir para uma combinação mais poderosa. Veja a seguir como fazer:

  • Misture um pouco de limpador de carpetes com álcool e vinagre branco de álcool;
  • Borrife por toda a área afetada;
  • Esfregue com uma escova de cerdas macias;
  • Retire o excesso com um pano limpo e seco;
  • Repita o processo se necessário;
  • Remova a umidade excessiva usando o secador de cabelos para finalizar.

3. Como tirar as manchas de urina do colchão?

Pessoa usando uma luva rosa aponta mancha de urina no colchão
(iStock)

Além de mau odor, o xixi deixa manchas pelo colchão. Separamos algumas ideias que podem te ajudar a se livrar delas:

Esfregue com sabão

A boa esfregação com água e sabão pode ser uma alternativa. Use o sabão próprio para lavar roupas misturado com água. Jogue sobre os locais afetados e esfregue vigorosamente com uma escova de cerdas macias. Lembre-se de não exagerar na quantidade de água.

Recorra a um produto tira manchas

Os produtos tira manchas podem remover não só as manchas, mas os odores também. Se escolher usar um desse tipo, siga as instruções da embalagem e despeje sobre as áreas afetadas, deixando agir pelo tempo indicado pelo fabricante.

Contrate um profissional

Ainda assim, o cheiro continua? Pode ser o momento de contratar empresas especializadas em limpezas de estofados e colchões.

Atenção: o uso de produtos caseiros e não indicados para o seu colchão pode provocar manchas e afetar o tecido e o revestimento. Leia as instruções de lavagem do seu colchão antes de aplicar qualquer uma das dicas e teste em uma parte separada para conferir os possíveis efeitos antes de espalhar por todo o colchão.

Para completar, prefira o uso de produtos certificados. Também antes de aplicá-los, leia o rótulo e siga as instruções do fabricante.

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.