Família aumentou? Tudo o que você precisa saber sobre como montar um quarto compartilhado
julho 14, 2022 - 6 minutos de leitura.Atente-se a alguns pontos importantes para criar um ambiente confortável, personalizado e lindo!Precisa montar um quarto compartilhado entre irmãos ou dividir o quarto de casal com um bebê e não sabe por onde começar? A gente te ajuda! Basta usar a criatividade e alguns truques simples para que o ambiente fique funcional, personalizado e charmoso.
Então, se você está em busca de inspirações e ideias de como montar um quarto infantil compartilhado ou quarto de bebê compartilhado com os pais, veja as dicas dos arquitetos Priscila e Bernardo Tressino, do escritório PB Arquitetura.
O que é um quarto compartilhado?
Quarto compartilhado nada mais é que o cômodo dividido entre irmãos. Também é possível instalar o berço do bebê no quarto dos pais e, assim, fazer o ambiente compartilhado com o novo membro da família.
Essas configurações estão cada vez mais comuns, afinal, as casas e os apartamentos estão cada vez menores. Entretanto, dividir um quarto não significa falta de conforto ou estilo. Quando há planejamento prévio, é possível criar decorações incríveis, com móveis apropriados e estratégias econômicas.
Como montar quarto compartilhado?
Antes de mais nada, é importante levar em consideração que a divisão de ambientes precisa ficar harmônica e atender às necessidades tanto dos pais como das crianças. Abaixo, contamos tudo que você precisa saber para montar o espaço!
Quarto de bebê compartilhado com os pais

É comum os pais optarem por deixar o bebê ali, pertinho deles, nos primeiros meses de vida da criança. E incluir o berço no quarto do casal pode ser uma solução.
“Algumas famílias fazem a cama compartilhada com o recém-nascido, mas os pediatras não recomendam por riscos de asfixia ou queda”, comenta Priscila.
Por isso a ideia de pensar em um lugar reservado para o novo membro da família. “De qualquer modo, o bebê deve ter um espaço só dele, bem-protegido e aninhado”, ressalta a arquiteta.
Ela ainda complementa: “É importante entender que isso vai ser passageiro, o bebê logo terá o quartinho dele. Então não é necessário fazer grandes transformações no quarto”.
Móveis para o quarto compartilhado com o bebê

O primeiro passo para montar um quarto de bebê compartilhado com os pais é instalar um berço Moisés, aquele berço reduzido, não com o tamanho padrão americano. Esse modelo funciona como se fosse um cestinho dobrável e desmontável.
Além disso, é preciso incluir um trocador de mesa ou uma cômoda, algum lugar para fazer as trocas que tenha fraldas, pomadas, algodão, roupinhas, etc. É importante ter esses itens sempre à mão para que você não saia de perto do bebê.
Atenção especial à iluminação
“Para a iluminação, é bom ter uma luz baixa – pode ser com um abajur – ou uma luz indireta ou dimerizável (com regulagem da intensidade do brilho) para evitar acender a luz e acordar a outra pessoa que está no quarto”, indica Priscila.
Quarto compartilhado entre irmãos

Quando pensamos em quarto infantil compartilhado, um caminho é ter neutralidade, ou seja, um quarto unissex no caso de um espaço compartilhado entre um irmão e uma irmã ou mesmo entre irmãos.
“Pense em temas neutros, como balões, ursinhos, natureza. Vale também observar os gostos pessoais das crianças, de acordo com seus personagens, brinquedos e brincadeiras preferidos”, sugere Bernardo.
Nesse momento é importante escolher um tema que agrade os dois, então converse com os seus filhos e entrem em consenso.
Como dividir o ambiente?
Uma sugestão do arquiteto é aproveitar as camas e definir cada lado com um tema. Além disso, alguns elementos simples conseguem proporcionar uma divisão entre as camas, como iluminação, tapetes, quadros, prateleiras e pinturas de cores diferentes.
“Gostamos de sugerir uma boa iluminação no quarto compartilhado. Sancas, fendas de LED ou algum pendente focal (seja de cabeceira ou escrivaninha) podem funcionar bem e fazem essa delimitação de uma forma sutil”, indica Priscila.
Os tapetes também criam uma moldura. Eles podem estar perto de cada uma das caminhas ou então separar o espaço de dormir do espaço de brincar. De qualquer forma, esses acessórios atuam como limitadores, como bordas mesmo.
Pintura para dar personalidade ao quarto compartilhado
A pintura ajuda a dar cara ao quarto e também é um dos truques para separar o espaço no ambiente compartilhado. É uma maneira barata e prática de transformar qualquer local e pode ser modificada a qualquer momento ou quando as crianças forem ficando mais velhas.
“Nós já fizemos alguns projetos usando a pintura para dividir o espaço. Inclusive, o quarto da nossa filha, Maria Luiza. Lá não era para dividir exatamente, mas com a posição da cama foi possível fazer um desenho fofo na parede de trás”, comenta a arquiteta.

Divisórias também são bem-vindas
Se você quiser investir um pouco mais no quarto compartilhado, pode apostar em divisórias de fato para delimitar o espaço e dar a sensação de dois ambientes em um só.
“Nesse caso, o móvel deve ser feito por uma empresa especializada em marcenaria. Pode ser um armário, um cabideiro, um espelho, um biombo. Esses são só alguns exemplos que podem fazer a divisão”, fala Bernardo.
Móveis funcionais para quarto compartilhado
Móveis funcionais são ótimas pedidas para quarto compartilhado porque todas as mobílias dispostas no ambiente precisam ser úteis para os irmãos que convivem no dia a dia, além de trazer mais conforto e personalidade à decoração. Eles também devem acompanhar o desenvolvimento das crianças.
“Para colocar uma escrivaninha no quarto, por exemplo, é interessante fazer uma mesa com canaletas laterais em que possamos tirar esse ‘tampo’ e mudar de uma altura para outra maior, de forma fácil. Ou ter uma mesinha encaixada na outra, uma para o irmãozinho novo e outra para o irmão mais velho”, recomenda Bernardo.
Quarto compartilhado pequeno
Não tem tanto espaço assim? Que tal pensar em uma beliche para acomodar os dois irmãos? Assim, sobra mais área livre para escrivaninhas, cômodas e para que eles consigam brincar mais à vontade.

Uma boa forma de personalizar o ambiente é escolher roupas de cama, travesseiros e almofadas de acordo com o gosto de cada criança.
Seja o cômodo compartilhado pequeno ou grande, vale um ponto de atenção. “No caso de irmãos com idades diferentes, sempre fique de olho, pois o mais velho geralmente vai querer ter um maior controle da decoração e do espaço usado, então tente manter um equilíbrio”.
E aí, preparado para encarar uma transformação em casa e montar um quarto compartilhado lindo para você e os pequenos? Veja ainda mais detalhes sobre tipos de berços e tamanhos de cama e acerte nas escolhas.
Esperamos que essas sugestões tenham sido úteis e ficamos por aqui te esperando com muito mais novidades. Até a próxima!
Compartilhe este conteúdo com seus amigos.
Receba nossas novidades
Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.