quarto de bebê

Como limpar quarto de bebê é uma dúvida comum em papais e mamães de primeira viagem. Claro, não é para menos, pois esse serzinho tão pequeno e amado desperta uma preocupação extra nos cuidados com seus itens. No entanto, cuidar do quarto dos pequenos não é algo complicado. 

Pensando nisso, reunimos dicas práticas de como limpar quarto de bebê Confira a seguir e veja como fazer a limpeza e como organizar o ambiente. 

Quais produtos usar para limpar o quarto do bebê?

Os itens para limpeza são sempre as maiores dúvidas desse processo. Há receio de os produtos provocarem alergias ou levarem algo risco aos bebês. 

Para evitar problemas, na hora de colocar em prática as ideias de como limpar quarto de bebê, prefira produtos sem cheiro e não muito abrasivos. Água sanitária e produtos aromatizadores devem ficar longe do quarto dos pequenos, por exemplo. 

Como limpar os móveis?

quarto de bebê
(iStock)

A limpeza dos móveis vai depender do material que eles são feitos. Os de madeira, por exemplo, requerem alguns cuidados especiais, assim como os de MDF

No entanto, de forma geral, essa higienização pode ser feita da seguinte forma:

Limpeza simples

Uma limpeza simples dos móveis consiste em passar um espanador e, em seguida, um paninho de microfibra úmido. 

Desse modo, é possível amenizar o acúmulo de pó e sujidade no quarto e evita o contato do bebê com poeiras e outros microrganismos. 

Com acúmulo de poeira ou manchados?

Já para móveis mais sujos, é indicado usar um paninho com detergente neutro e água. Passe por todas as superfícies e, em seguida, remova o excesso de umidade com um pano seco. 

A depender do móvel, é possível também utilizar um limpador multiuso. Opte por um produto com fragrância leve e sem álcool. 

Se os móveis forem de madeira, use um limpador específico para a função e finalize com um pouquinho de lustra-móveis. Aproveite quando for organizar a cômoda e faça uma limpeza completa por dentro. Assim, mantém tudo no lugar e ainda evita o acúmulo de sujeira e o aparecimento de mofo.

Berço

A limpeza do berço precisa de cuidado! Nunca use produtos que deixem cheiro ou que possam irritar o bebê. Além disso, é preciso periodicidade para que não ocorra o acúmulo de ácaros! Veja como fazer:

  • retire o bebê do berço;
  • passe uma flanela umedecida com água por toda a parte sólida;
  • em seguida, use um pano macio e limpo para secar;
  • faça esse procedimento de uma a duas vezes na semana.

Colchão

Seguindo com as dicas de como limpar quarto de bebê, chegamos a outro item importante. E a limpeza do colchão pode ser um pouco mais complexa, principalmente se o bebê urinou ou vomitou nele. 

Para ambos os casos, você pode usar uma escovinha com água e detergente neutro. Se o mau cheiro persistir, use um pouquinho de produto tira-manchas e repita o procedimento. 

No entanto, para evitar erros, leia as instruções de limpeza na etiqueta do colchão. Assim, é possível conferir se ele pode ser molhado, se pode entrar em contato com alvejante e outros produtos. 

No dia a dia, para uma limpeza simples e para evitar o acúmulo de ácaros, você pode recorrer ao aspirador de pó. Desse modo, basta aspirar todo o colchão com o aparelho. Lembre-se de passar o aspirador também na parte debaixo e nas laterais.

Lençóis

A lavagem dos lençóis, cobertores e até as roupinhas do bebê precisa ser feita também sem o uso de produtos com cheiro muito forte. Portanto, opte pelo sabão neutro ou de coco. O amaciante, por precaução, também pode ficar de fora, ao menos até os seis meses de idade. 

Já a periodicidade da lavagem da roupa de cama deve ser semanal ou sempre que for preciso.

Mosquiteiro

A maioria dos mosquiteiros não pode ser lavada na máquina de lavar, pois o tecido é fino e frágil e pode quebrar os ‘buraquinhos’, se embolar ou rasgar. Desse modo, prefira uma lavagem manual, que pode ser feita dessa forma:

  • encha uma bacia de água;
  • em seguida, coloque sabão de coco;
  • depois, mexa bastante até forma espuma;
  • deixe o mosquiteiro de molho por cerca de 40 minutos;
  • em seguida, se preciso, esfregue suavemente com a pontinha dos dedos;
  • por fim, deixe-o secar à sombra.

Guarda-roupa e cômoda

Ao seguir as dicas de como limpar quarto de bebê, as precauções com o guarda-roupa e cômoda são parecidas com os já citados nos outros móveis. No entanto, é preciso ter bastante cuidado para não guardar tecidos úmidos ou sujos. Isso aumenta a chance de mofo nesses móveis e nas roupas do bebê. 

Portanto, depois da limpeza, deixe esses móveis abertos por algum tempo. Isso também evita o aparecimento de mofo e também o mau cheiro. Em casos em que o bolor ou mofo já atacaram, limpe-os com um paninho umedecido com vinagre branco de álcool.

Poltrona de amamentação

A limpeza da poltrona vai depender do material que ela é feita. 

Uma boa sugestão é começar com uma boa aspiração com aspirador de pó. Em seguida, passe um paninho úmido e pronto. Esse método é ideal para as que são revestidas com couro ou semelhante. 

Já para as de tecido, é possível usar uma escovinha com água e detergente neutro. Esfregue todas as áreas sujas e, depois, remova o excesso de umidade com um pano seco. Veja mais dicas de como limpar estofado e cadeiras de tecido que podem ser usadas aqui também. 

Como limpar o chão do quarto do bebê?

bebês brincando no quarto
(iStock)

Ao aprender como limpar quarto de bebê é importante também cuidar do chão do ambiente. Os pequenos gostam de brincar sentados no chão, explorar espaços e engatinhar por aí. 

O piso do quarto do bebê pode ser limpo com água e um pano limpo. Se não estiver muito sujo, essa é uma ótima opção para tirar o excesso de pó. 

Além disso, um desinfetante com fragrância fraca ou neutra também pode ser usado. Dê preferência ao método que o usa diluído em água, que é indicado atrás da embalagem do produto. 

Se houver carpetes ou tapetes, faça uma aspiração diária com aspirador de pó. Também não bata ou balance esses itens na presença do bebê. Desse modo, você evita que ele aspire e entre em contato com ácaros.

Não esqueça da banheira!

A banheira também precisa ser limpa! Essa higienização pode ser feita logo após o banho dos pequenos. Confira como fazer:

  • passe sabão de coco ou neutro por toda a banheira;
  • em seguida, esfregue com uma bucha macia;
  • depois, enxague com água morna;
  • antes de usar, enxague com água morna novamente;
  • pronto, agora é só curtir o banho do seu bebê!

Periodicidade da limpeza do quarto do bebê

A organização e a limpeza do quarto do bebê são constantes. Faça-as sempre que preciso. Além disso, invista numa limpeza mais pesada, que arraste móveis, esfregue o chão e higienize dentro das cômodas ao menos uma ou duas vezes na semana. Nunca use produtos com cheiro forte ou abrasivos.

Gostou deste conteúdo sobre como limpar quarto de bebê? Confira também dicas úteis de como organizar quarto de bebê acessando a nossa matéria que ensina a dobrar a roupa do bebê. Para completar, veja sugestões de como organizar os brinquedos dos pequenos. 

O Cada Casa Um Caso posta conteúdos diários que te ajudam na limpeza e organização da sua casa! Siga com a gente! 

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.

Artigos Relacionados

menino brincando no quarto
A família aumentouCasa novaCuidados com a casaOrganizaçãoQuarto Infantil

Como organizar brinquedos: 4 ideias para se livrar da bagunça

Menino brincando com brinquedos sobre um tapete no quarto de bebê
A família aumentouOrganizaçãoQuarto Infantil

Como organizar quarto de bebê? Veja dicas úteis e simples!

menino brincando no quarto
A família aumentouCasa novaCuidados com a casaOrganizaçãoQuarto Infantil

Como organizar brinquedos: 4 ideias para se livrar da bagunça

Menino brincando com brinquedos sobre um tapete no quarto de bebê
A família aumentouOrganizaçãoQuarto Infantil

Como organizar quarto de bebê? Veja dicas úteis e simples!