Criança brinca com carrinhos e outros brinquedos no jardim

A hora da brincadeira das crianças é tudo de bom! Mas é preciso tomar cuidado e saber como higienizar brinquedos para pensar na saúde dos pequenos.

A limpeza correta afasta germes, bactérias e mais sujeiras e microrganismos que podem fazer mal para a criança. No entanto, não é preciso pânico nem paranoia, pois hoje vamos ensinar tudo sobre o tema.

A fim de esclarecer todas as dúvidas de pais e mães de plantão, nós conversamos com um médico clínico geral e com o Dr. Bactéria. Confira a seguir as dicas e orientações deixadas pelos profissionais sobre como higienizar brinquedos de diversos tipos.

Como higienizar brinquedos no dia a dia?

Você acabou de chegar de um dia no parque com as crianças e a sacola de brinquedos foi deixada na porta. Em meio à pandemia de COVID-19, esse se tornou um hábito comum, não é mesmo?

Entretanto, apesar do contágio por meio de superfícies ter baixo risco (como já comentamos por aqui), ainda é importante higienizar esses itens. Deixar esse cuidado de lado pode realmente expor os pequenos a alguns vírus comunitários.

“Brinquedos infectados podem transmitir doenças como a gripe”, explica Bruno Madeira, médico clínico geral.

Mas, a higienização desses itens é simples e prática. De acordo com o Dr. Bactéria, é preciso apenas uma simples lavagem para neutralizar qualquer risco em potencial.

“Basta lavar os brinquedos com água e sabão assim que chegar em casa”, explica o especialista.

Entretanto, de acordo com o local visitado, pode ser bem-vinda uma limpeza com produtos mais fortes.

“Também é possível friccionar o brinquedo com álcool 70%, caso ele seja levado para a escolinha, creche ou hospital”, complementa o clínico geral.

Como higienizar brinquedos eletrônicos?

Os videogames portáteis fazem parte da alegria da criançada. Certamente, eles dividem essas telas com os amiguinhos, tocam diversas superfícies e passam os dedinhos nos botões novamente. E nesses casos, como higienizar?

Claro, nada de água e sabão, mas um ‘álcool especial’, como explica o Dr. Bactéria. “Para aparelhos eletrônicos, o ideal é o álcool isopropílico. No entanto, nunca passe diretamente no objeto, e sim, usando um paninho”, orienta o especialista.

“Esse produto tem menos percentual de água que o álcool 70%. Desse modo, não gera risco de danos aos aparelhos”, completa, explicando o porquê da escolha.

O biomédico também lembra que há soluções próprias disponíveis no mercado para esse tipo de limpeza. “Há linhas de panos desinfetantes que facilitam bastante esse trabalho”, comenta.

Como higienizar brinquedos de banho?

Patinhos de plástico enfileirados perto de uma banheira
(Unsplash/Mpho Mojapelo)

Por fim, sabemos que muitos pequenos adoram levar brinquedos para o banho. E aqui a atenção com a limpeza deve ser redobrada!

Os brinquedos de banho são verdadeiros ‘cavalos de troia das bactérias’. “Brinquedos desse tipo podem acumular água durante grandes períodos de tempo. Isso pode gerar o acúmulo de fungos e bactérias que, quando em contato com a pele, podem trazer doenças”, alerta o médico clínico geral.

No entanto, alguns cuidados simples podem ser tomados para evitar esse tipo de problema, como explica o Dr. Bactéria:

“No caso de brinquedos que vão na água, como aqueles patinhos de banheira, a primeira coisa a ser feita é retirar aquele apito que fica na parte inferior. Pois, não há somente o perigo da criança engolir essa peça, como também de entrar água e não sair. Isso cria bolor e propicia a proliferação de diversos germes”, aponta o biomédico.

No entanto, mesmo sem o ‘apito’ na parte inferior, esses brinquedos ainda devem ser higienizados. Dr Bactéria ensina um passo a passo bem simples:

  • Depois do banho, lave com água sabão;
  • Lembre-se de higienizar a parte de dentro do brinquedo;
  • Escorra toda a água;
  • Seque bem;
  • Pronto, agora é só guardar e usar no próximo banho.

Certamente agora você já sabe como higienizar brinquedos no dia a dia e vai tomar um cuidado extra e se lembrar também como higienizar brinquedos de banho.

Depois de tudo limpinho, que tal convidar a criança para colocar tudo no lugar? Veja ideias de como organizar brinquedos e acabar com a bagunça no quarto e pela casa.

Dr. Bactéria foi fonte para as informações da matéria, não tendo relação direta com produtos da Reckitt Benckiser Group PLC

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.