mesa para home office

Nos últimos anos, muitas empresas optaram pelo modelo de trabalho remoto, em que as pessoas executam suas funções de casa e de qualquer outro local que não o escritório. Por isso, é preciso ter uma mesa para home office confortável para evitar problemas na coluna e dores musculares. 

Mas qual é a melhor mesa para home office? Vamos descobrir juntos ao longo do artigo de hoje!

De fato, investir em uma mesa para home office adequada em casa é essencial não só pela questão física, mas também para uma boa performance profissional e aumento da concentração. Para te ajudar a sanar as dúvidas, contamos tudo que você deve saber ao escolher uma mesa para chamar de sua. 

Primeiro ponto: conforto e ergonomia

Antes de sair comprando qualquer mesa para home office por conta da beleza (se combina ou não com o ambiente), mantenha o foco em sua saúde. Procure modelos que tenham um tamanho ideal para oferecer conforto e ergonomia durante as horas de trabalho.

Segundo Alexandre Stivanin, ortopedista membro da Sociedade Brasileira de Ortodontia e Traumatologia, é de extrema importância ter móveis que atendam as necessidades físicas para não ter consequências futuras. 

“Ao montar um home office é fundamental ter conforto porque permanecemos ali a maior parte do tempo”, reforça. 

Geralmente, mesas entre 70 e 75 centímetros de altura atendem bem pessoas mais altas. Já para pessoas de estatura mediana ou mais baixas, uma mesa de 65 cm pode ser uma boa opção. 

Quanto à largura, é necessário tirar as medidas do ambiente antes de fazer qualquer investimento. Dessa forma, não há o risco de chegar em casa e a mesa para home office não encaixar no espaço que seria destinado para ela. 

Além da mesa com as medidas adequadas para você e para o espaço, preocupe-se também em ter um bom apoio de pés. O especialista explica que ele ajuda você a encostar a parte da lombar na cadeira, além de contribuir para que mantenha as estruturas do corpo na angulação correta durante o trabalho. 

Para proteger os braços e evitar desconfortos, a recomendação é que eles estejam sempre apoiados na mesa ou nos apoios da cadeira. “Para quem usa notebooks, eu indico apoiá-lo em algum suporte junto ao uso de um teclado convencional para uma melhor ergonomia dos braços”, orienta Alexandre.

Tipos de mesas para home office

Agora que explicamos a importância do conforto e da ergonomia, é hora de apresentar alguns modelos de mesa para home office. Com certeza, algum deles pode ser útil para você e seu ambiente. Só não esqueça de confirmar todas as medidas (altura, largura e profundidade) para não errar e ter gastos extras. 

Mesas tradicionais

mulher trabalhando com notebook em mesa para home office
(Pexels/William Fortunato)

Em formato retangular, as chamadas “mesas tradicionais” são as mais populares para quem faz home office, pois não ocupam muito espaço e cumprem muito bem sua função. 

Alguns modelos podem vir acompanhados de gavetas ou nichos. Eles são ótimos para guardar cadernos, canetas, documentos e evitar acumular objetos em cima da bancada. 

Escrivaninha

Mesmo sendo considerada de um modelo mais antigo, a escrivaninha também pode ser usada como mesa para home office. Ela oferece uma bancada de tamanho ideal para digitar no notebook e apoiar os braços. 

A maioria delas vem acoplada a uma estante que serve de apoio para guardar itens necessários ou apenas para objetos decorativos. 

Mesa executiva

mesa para home office
(iStock)

A mesa executiva exige que você tenha um espaço maior em casa. Isto porque ela costuma ocupar uma grande área e, de preferência, é dedicada apenas a atividades profissionais. 

Os modelos que encontramos hoje são vendidos juntamente com um armário baixo, que fica encaixado em uma das pontas da mesa. É perfeita para fazer reuniões e acomodar mais de uma pessoa durante o trabalho em casa. 

Mesas dobráveis

Já ouviu falar em mesa dobrável para home office? O modelo, que pode ser encontrado pronto sem precisar de instalação, é ideal para quem precisa trabalhar em home office e tem pouco espaço disponível em casa. 

Além disso, é possível levá-la para qualquer cômodo. Quando não estiver usando, é só dobrá-la para liberar a circulação e guardar em um canto vago. 

Mesinhas de colo

pessoa usando notebook em mesa para home office
(iStock)

Outro modelo feito para quem mora em uma casa pequena e deseja otimizar espaço no home office é a mesinha de colo. Ela se parece bastante com as mesas de café da manhã e pode ser usada enquanto você estiver no sofá, na poltrona ou na cama. 

De fato, é um pouco desconfortável para a coluna, já que esses assentos não são adequados para passarmos tantas horas do dia. Por outro lado, é perfeita para pessoas que precisam resolver problemas profissionais de última hora e de qualquer lugar. 

Não sabe como organizar sua mesa para home office? Preparamos um artigo especial com dicas fáceis para deixar seu cantinho muito mais bonito e moderno. 

Agora que você já está por dentro de todos os modelos de mesa para home office existentes no mercado, é hora de eleger sua preferida, dar seu toque especial de decoração ao cantinho e fazer o trabalho de forma mais fácil e leve. 

E, depois de escolher a mesa ideal, leia nosso artigo sobre cadeira para home office e saiba quais pontos levar em consideração na hora da compra do acessório! 

Para completar, veja nossas dicas de como montar um escritório em casa e como montar home office no quarto para que seu dia de trabalho seja mais agradável e produtivo. 

Aqui no Cada Casa Um Caso, nossa missão é deixar sua rotina muito mais gostosa e descomplicada. Continue com a gente para aprender mais truques de limpeza, organização e cuidados com a casa. 

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.