mesa de home office

Quem convive com o home office precisa de uma estação de trabalho que seja confortável, visualmente agradável e organizada. E, quando se passa muitas horas do dia em frente à tela do computador, é prioridade máxima saber como montar um escritório em casa.

Entretanto, muitas pessoas se acostumam a trabalhar em qualquer cantinho. Sendo assim, acabam usando qualquer móvel – ou o sofá ou a cama – como apoio. Diante disso, com o tempo aparecem dores e cansaço. Logo, esse cenário também vai colaborar para a má produtividade e o desânimo.

Para que continue motivado no trabalho, com bem-estar físico e qualidade de vida, ensinamos a seguir 3 passos para você aprender como montar um escritório em casa! 

O que é preciso para montar um escritório?

Saber como montar um escritório em casa não é tão complicado assim. Em primeiro lugar, você deve escolher um espaço mais silencioso, tranquilo e, de preferência, que seja um local separado dos ambientes comuns da casa. 

Tudo isso é importante porque o isolamento durante o trabalho é essencial para que você consiga manter a concentração e não seja interrompido por barulhos ou pessoas falando alto. 

De qualquer modo, é possível improvisar o espaço em outros cômodos da casa. Ele pode ficar no quarto, no quarto de hóspedes ou na sala. Porém, lembre-se de seguir sempre as recomendações de medidas e ergometria e tente buscar um local onde consiga trabalhar com tranquilidade 

Já pensou em montar o home office na varanda? Outra ideia é colocá-lo na sala, aproveitando uma bancada ou mesmo um espaço em uma estante. 

ideias de como montar um home office em vários ambientes da casa
Divulgação/Balaio Arquitetura – Projeto: arquitetura Marina Carvalho / Foto: Evelyn Muller

O escritório pode ficar, por exemplo, em um cantinho do quarto. Uma bancada ao lado da cama já é o suficiente para uma estação de trabalho. Ou então, se a ideia é usar a sala, a bancada pode ficar próxima à janela. Veja ideias nas imagens abaixo: 

Ideias de como montar um home office no quarto, ao lado da cama
Divulgação/Balaio Arquitetura – Projeto: arquitetura Marina Carvalho / Foto: Evelyn Muller)

Passo a passo para montar a estação de trabalho em casa

Já comentamos, mas vale lembrar que não é recomendado trabalhar com o notebook no colo enquanto está sentado no sofá ou na cama, muito menos usar a mesa da cozinha. Esses móveis não são adequados anatomicamente e podem provocar desconforto nas costas, pulsos e pernas. 

Portanto, depois de escolher o lugar que vai receber o home office, confira o que você precisa na prática para montar um escritório em casa. 

1. Itens essenciais

Alguns itens são indispensáveis para cuidar da sua saúde – sua coluna vai agradecer – e também para te ajudar no conforto e, consequentemente, na produtividade e na concentração. São eles: 

  • Cadeira: prefira sempre os modelos específicos para usar em escritórios, pois elas já têm a ergometria perfeita para evitar dores no corpo. Além disso, vêm com apoio para os braços nas laterais, assento acolchoado, costas flexíveis e sistema giratório na base;
  • Mesa: aqui você pode escolher entre mesa, escrivaninha ou bancada. O mais importante é que tenha as medidas certas para o seu espaço. Quanto às dimensões, para ter bastante conforto, o ideal é escolher um móvel de, no mínimo 75 cm, largura de 80 cm e profundidade de 60 cm;
  • Mouse pad: é o principal apoio para seus dedos e pulsos, por isso não deve ser descartado da lista de prioridades. O acessório tem a função de facilitar o percurso do mouse no monitor, mas, principalmente, serve para proteger as mãos de calos e dores musculares; 
  • Apoio para os pés: esse item se faz necessário porque ajuda a manter a postura correta; 
  • Armários: para evitar que alguns documentos fiquem expostos e não se percam pelo cômodo, instale um armário no escritório e deixe todas as pastas bem guardadas e organizadas. 

2. Conforto e bem-estar

Como contamos, ter uma estação de trabalho confortável é obrigação, por isso invista em uma mobília adequada, com as medidas certas e que colaboram para o seu bem-estar físico. 

Nesse sentido, já existem regras básicas que são exercidas em grandes empresas para que seus funcionários tenham acesso a um ambiente de trabalho que não ofereça riscos à saúde. Esse conceito é chamado de ergometria.

De acordo com o Dr. Alexandre Stivanin, ortopedista membro da Sociedade Brasileira de Ortodontia e Traumatologia, é de extrema importância ter móveis que atendam às necessidades físicas para não ter consequências futuras. 

“Ao montar um home office, é fundamental ter conforto, porque permanecemos ali a maior parte do tempo. A cadeira ideal acompanha a curvatura da coluna lombar e ainda regula a altura sua em relação a mesa”. 

Quanto ao apoio dos pés, o especialista explica que ele ajuda o corpo a encostar a parte da lombar. O acessório consegue manter estruturas do corpo na angulação correta durante o trabalho. 

Para proteger os braços e evitar desconfortos, a recomendação é que eles estejam sempre apoiados na mesa ou nos apoios da cadeira. “Para quem usa notebooks, eu indico apoiá-lo em algum suporte junto ao uso de um teclado convencional para uma melhor ergonomia dos braços”, completa. 

Veja também mais dicas de como ter a mesa do home office ideal em casa. 

3. Decoração personalizada

Como você vai passar muitas horas do seu dia no escritório, é interessante criar um ambiente aconchegante e divertido. Perceba que tipo de decoração mais tem a ver com a sua personalidade e faça uma pequena transformação. 

E não é preciso gastar muito! Separamos algumas dicas e inspirações: 

Papel de parede, quadros e mais ideias de decoração

A primeira sugestão, e que pode mudar totalmente o espaço, é dar um toque de modernidade colocando um papel de parede atrás do monitor. Aqui, o truque é escolher uma cor que não seja muito vibrante para evitar cansar a vista rapidamente. 

Escolher um cantinho que já tenha um revestimento também é uma ideia de como montar o escritório em casa já com cara especial. 

Mais uma sugestão é investir em quadros para dar uma cara nova à parede do local escolhido como escritório. Veja inspirações: 

mesa de home office
(Pexels/Burst)
mesa de home office
(Unsplash/Arnel Hasanovic)
mesa de home office
(Unsplash/Spacejoy)

Itens para decorar a mesa

Em segundo lugar, pense nos itens que podem decorar a mesa, como cestas organizadoras, porta-canetas, caderno de anotações, plantas, velas, aromatizadores e também um mouse pad diferente. 

Vale tudo na hora de pensar a decoração, até porque esse deve ser seu cantinho especial. Separamos também algumas ideias: 

mesa de home office
(Pexels/Caio)
mesa de home office
(Unsplash/Arthur Lambillotte)
mesa de home office
(Unsplash/Arthur Lambillotte)

Mural para recados e anotações

Que tal colocar um mural atrás do monitor? Se você dispuser de um espaço maior, uma boa sugestão é instalar o acessório em um local que fique sempre visível e ajude a lembrar das tarefas. 

Existe ainda o modelo de lousa mural, que permite escrever recados. Ou ainda colocar um quadro com ganchos onde podem ser pendurados recados, figuras e o que quiser. 

mesa de home office
(Unsplash/Elsa Noblet)
mesa de hom office
(Unsplash/Mia Baker)

Prateleiras e nichos

Aposte em prateleiras nas paredes do escritório para acomodar as pastas de documentos, livros, apostilas, impressoras, caixas organizadoras e outros objetos de decoração, como plantas, velas e aromatizadores de ambiente.

Outra sugestão é ter nichos ou mesmo uma estante no ambiente do escritório. 

mesa de home office
(Unsplash/Slava Keyzman)
mesa de home office
(Pexels)

Agora ficou fácil saber como montar um escritório em casa, certo? É hora de ir às compras e deixar seu cantinho perfeito para que seu trabalho seja mais produtivo e eficiente. 

E temos mais uma dica bônus: saiba como limpar a tela do notebook e também como se livrar das sujeirinhas das lentes dos óculos. Ninguém merece trabalhar enxergando mal ou com uma tela suja. 

Não deixe de ler todos os conteúdos que preparamos com carinho para que sua casa seja um lugar cada vez mais especial. 

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.