limpeza de teclado de computador

Com o passar do tempo, o teclado acumula poeira, oleosidade das nossas mãos e outras sujidades. Portanto, saber como limpar teclado é importante para conservar o item e mantê-lo livre de bactérias. 

Hoje, o Cada Casa Um Caso listou seis dicas eficazes para limpar teclados de todos os tipos. Confira a seguir e veja como fazer:

1. Como limpar as teclas do teclado?

A limpeza leve, isto é, quando o teclado não está muito sujo, pode ser feita usando apenas um pano úmido e um pincel. Saiba como limpar teclado no dia a dia: 

  • desconecte o teclado do computador ou desligue o equipamento (caso seja um notebook);
  • em seguida, umedeça levemente um pano macio e que não solte fiapos;
  • passe o pano por todo o teclado;
  • depois disso, use um pincel com cerdas macias para remover a sujeira que pode existir entre as teclas;
  • se preciso, passe o pano úmido novamente para finalizar a limpeza.

2. Pode lavar as teclas com água?

Em alguns modelos de teclados, as teclas podem ser removidas. Nesses casos, elas podem ser lavadas com água, desde que esse tipo de limpeza esteja descrito no manual do produto. 

Caso não exista ressalvas sobre o uso de água nas teclas, faça desta forma:

  • use uma peneira para colocar as teclas;
  • depois disso, jogue um pouco de detergente neutro;
  • enxágue com água morna;
  • deixe que as teclas sequem completamente;
  • por fim, com as teclas bem secas, monte-as novamente no teclado.

Dica extra: antes de fazer essa limpeza de teclado, tire uma foto dele montado, com todas as teclas no lugar. Assim, terá um guia e ficará mais fácil montar tudo novamente.

3. Como limpar poeira do teclado?

limpeza de teclado de computador
(iStock)

Temos aqui um problema bem comum: acúmulo de poeira. Se o teclado soltar as teclas, a limpeza é simples. Depois de retirar as peças para lavar, aproveite e retire a poeira da base. 

Entretanto, se você está se perguntando como limpar teclado de notebook e aqueles com as teclas fixas, siga esses passos. Eles darão conta de eliminar a poeira sem muito esforço:

  • use uma escova própria para limpar teclado e passe por toda sua extensão;
  • após isso, use ar comprimido em spray e direcione para o vão entre as teclas. Desse modo, até mesmo o pó mais resistente será removido;
  • por fim, finalize passando um pano úmido.

Mais uma vez, lembre-se de desligar o equipamento antes de começar a limpeza e de ler as instruções que constam no manual. Se lá tiver algo diferente do que ensinamos por aqui, siga as orientações do fabricante do teclado ou notebook. 

4. O que fazer para desencardir teclado branco?

Limpar um teclado de cor clara pode ser mais complicado, principalmente se ele estiver encardido. No entanto, seguindo as técnicas certas, o problema pode ser resolvido. 

Veja como limpar teclado e acabar com o encardido:

  • aplique álcool isopropílico em um pano;
  • após isso, esfregue todo o teclado (que deve estar desconectado ou com o aparelho desligado);
  • use um cotonete umedecido com o produto para limpar o cantinho das teclas;
  • se preciso, repita o processo. 

5. Como conservar teclado preto limpo?

Se o teclado branco sofre com encardido, qualquer partícula de pó chama a atenção no teclado preto. Portanto, é recomendável remover o excesso de pó diariamente. 

Para isso, use um pano úmido e um pincel sempre que terminar de usar o equipamento, como ensinamos lá na primeira dica de como limpar teclado.

6. Como limpar teclado iluminado?

A limpeza do teclado com luzes RGB não se diferencia da limpeza dos outros tipos. No entanto, além de sempre desligar o equipamento antes da higienização, nunca despeje água sobre ele. E, claro, siga sempre as indicações do manual de instruções. 

Afinal, qual a periodicidade ideal de limpeza do teclado?

A remoção de pó e oleosidade da pele que fica acumulada no teclado pode ser diária. Para tal, basta seguir a primeira dica dessa lista. 

Já a limpeza mais profunda, que conta com a remoção das teclas ou uso de álcool isopropílico, pode ser feita entre 15 e 30 dias. No entanto, o prazo pode mudar, de acordo com o estado de conservação do aparelho.

Gostou das dicas de como limpar teclado? Aproveite e confira também como limpar o notebook por completo, como limpar mousepad e como limpar fone de ouvido. Assim, seu cantinho do home office estará sempre limpinho e com equipamentos prontos para serem usados!

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.