Mulher usa um pano branco para limpar o teclado do notebook

Prático e leve, o notebook é carregado para todos os cômodos da casa: cozinha, sala, escritório e áreas externas. E, justamente por ser bastante utilizado, acumula sujeira, pó, gordura e marcas de dedos com facilidade. Mas, como limpar notebook para conservá-lo por mais tempo e evitar problemas de funcionamento?  

Antes de mais nada, siga algumas regras de segurança, como desligar o notebook, retirar o cabo da tomada e o conector do mouse. Verifique no manual se o modelo do seu eletrônico permite retirar também a bateria. Pronto! A seguir, aprenda dicas e saiba o que não fazer. 

Como limpar tela de notebook

A tela costuma ser a parte mais sensível do eletrônico e qualquer erro na hora da limpeza é capaz de danificá-la sem chances de conserto. Por isso, esqueça produtos muito abrasivos e de uso doméstico. Pegue um pano úmido em água morna e passe na tela com delicadeza. 

Se notar algumas manchas de dedos e gordura na tela do notebook, use um pano de microfibra umedecido em uma mistura de 50% de água e 50% de vinagre branco. Evite produtos compostos por álcool, acetona e amônia. 

mulher vestida como executiva está passando um pano sobre a tela de um notebook. É possível ver o seu reflexo na tela preta do eletrônico, que está desligado.
(iStock)

Como limpar teclado de notebook

O teclado costuma ficar cheio de restos de comida e pó, certo? Para facilitar a limpeza, o primeiro passo é usar um pincel ou cotonete entre as teclas para retirar as sujeiras maiores. Depois, passe um pano umedecido em água morna e espere secar.  

Se preferir fazer uma faxina mais potente no teclado do aparelho, a sugestão é optar por uma mistura de uma medida de álcool isopropílico e duas de água e pingar algumas gotas em um pano úmido. O álcool isopropílico também é recomendado para limpar celulares, controle remoto e aparelhos de TV, pois não leva água em sua composição. 

É válido lembrar que todas essas dicas, mesmo que populares, não têm comprovação de eficácia. O indicado é usar produtos específicos e certificados para limpeza de eletrônicos e computadores. 

Como livrar o notebook de germes e bactérias

A higienização de itens de uso pessoal ganhou ainda mais importância com a pandemia da COVID-19. Entretanto, o popular álcool 70% pode danificar seu notebook. 

Já  existe  no mercado uma série de produtos que matam germes e bactérias e podem ser usados para a limpeza de eletrônicos, como lenços umedecidos que já vem embebidos nos agentes de limpeza corretos. Lembre-se de seguir as instruções do rótulo das embalagens antes do uso. 

O que não fazer ao limpar notebook

Pode parecer simples, mas antes de fazer uma completa do seu aparelho, preste atenção a algumas regras básicas para não causar estragos e ter surpresas desagradáveis. Separamos dicas importantes do que não fazer ao limpar notebook: 

  • Não derrame produtos líquidos diretamente no aparelho;
  • Não passe panos ásperos e esponjas que possam danificar o eletrônico;
  • Não use produtos com componentes abrasivos; 
  • Limpe a tela e o teclado delicadamente, porque o equipamento é sensível. 

Seguindo esses passos, você mantém seu notebook limpo, evita manutenção constante, problemas de funcionamento futuros e ainda aumenta a vida útil do aparelho! 

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.