Uma mulher está limpando um monitor preto. Ela usa luvas de limpeza e usa um pano de microfibra.

Muita gente ainda tem dúvida sobre como limpar monitor porque as telas de computador e notebook costumam ser sensíveis e qualquer produto mais abrasivo pode causar danos graves ao material. Nessa hora, todo cuidado é pouco! 

Aliás, vamos concordar que é muito agradável ter uma estação de estudos ou trabalho bem limpa para aumentar o rendimento e aguçar a criatividade, certo? E não custa nada tirar uns minutinhos do dia para fazer a limpeza do computador. 

Por isso, se você não quer correr o risco de perder seu equipamento por conta da limpeza inadequada, explicamos como limpar a tela do monitor sem erros e de maneira prática. 

Quais produtos usar para limpar monitor?

Assim como os demais eletrônicos da casa, o monitor é alvo de sujeiras, poeira e, principalmente, marcas de dedos o tempo todo. Porém, para fazer a limpeza, você precisa apenas de um pano macio limpo, que pode ser feito de microfibra, ou até mesmo uma flanela, a mesma usada para aplicar lustra-móveis na madeira. 

Quais produtos evitar na limpeza do computador?

Por outro lado, quando falamos em como limpar monitor, produtos com composições muito abrasivas devem ser deixados de lado. Por isso, se você está se perguntando se pode limpar a tela do PC com álcool, a resposta é não. Aliás, evite tudo que contenha álcool, acetona e amônia na formulação. 

Outros produtos que você precisa excluir da lista são: detergente, sabão em pó e limpador multiuso. Também nada de usar papel higiênico, papel-toalha, lenço umedecido e panos ásperos, justamente para não riscar a tela do seu monitor.  

Como limpar a tela do monitor

Essa é uma tarefa bem simples. Mas, como o aparelho está ligado na energia elétrica, antes de começar a limpá-lo, não esqueça de desconectar da tomada para evitar choques e também enxergar melhor a sujeira. Depois disso, é só seguir nosso passo a passo de como limpar monitor.

  1. Passe um pano macio ou flanela na tela do monitor, incluindo as bordas.
  2. Evite fazer muita pressão com as mãos para não danificar a tela.
  3. Se as marcas de dedo persistirem, umedeça o pano levemente e passe no monitor. 
  4. Em seguida, passe novamente um pano seco. 
  5. Repita o processo uma vez por dia. 

Diferenças na limpeza de tela de notebook e monitor de PC

Um monitor de uma mesa de trabalho marrom. Em frente há uma janela e acima uma luminária de mesa.
(Pexels/Mikael Blomkvist)

Embora cumpram a mesma função, há diferenças na limpeza de tela de notebook e monitor de PC. Se comparado à tela de notebook, o monitor é muito mais sensível e pede um cuidado extra na hora da manutenção com a higiene. 

Para limpar o monitor, pede-se apenas o uso de pano macio e seco, sem a adição de qualquer outro produto. Já no caso do notebook, é permitido fazer uma mistura de álcool isopropílico com água. Essa solução ainda é recomendada para limpar telas de celular e controle remoto. 

E aí, anotou todas as dicas de como limpar monitor? Aproveite o momento para cuidar de todos os itens do home office, aplicando nossas dicas de como limpar teclado e como limpar mousepad e mouse. Assim, sua área de trabalho fica sempre pronta, agradável e livre de sujeira. 

Aqui no Cada Casa Um Caso sempre tem as últimas novidades sobre limpeza, organização e cuidados com o lar. Até mais! 

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.