Home office com mesa em madeira e cadeira preta

Trabalhar em casa é uma realidade para muitos atualmente. Mas ainda há quem deixe para depois a escolha da cadeira para home office. E aí, depois de dias ou meses trabalhando sem o apoio adequado, sua coluna vai reclamar.

Acertar na cadeira para home office é coisa séria! Por isso, hoje vamos mostrar quais aspectos levar em conta ao escolher a sua para tornar o seu local de trabalho ainda mais confortável e também aconchegante.

Para ajudar e tirar todas as dúvidas, o Cada Casa Um Caso conversou com um fisioterapeuta e um neurocirurgião. Confira a seguir e melhore a sua postura e ergonomia no trabalho com a melhor cadeira para home office.

Como escolher sua cadeira para home office?

A cadeira ideal para home office dependerá de alguns fatores. Entre eles, estão a presença de braços, a altura do item e até mesmo o biotipo de quem vai usar a cadeira. Quem dá mais detalhes é João Rafael Rocha da Silva, coordenador da Clínica de Fisioterapia do Hospital Santa Catarina (Paulista).

“Primeiramente, deve-se avaliar as opções de ajustes fornecidos pelo material, pensando que cada indivíduo tem um biotipo diferente. Desse modo, uma cadeira não ajustável não será adequada a todo mundo”, alerta o fisioterapeuta.

A seguir você vai conferir os principais pontos que devem ser levados em conta ao comprar uma cadeira para home office.

Apoio correto para a coluna

Ergonomia é o ponto principal ao pensar na cadeira que será usada para passar 8 ou 9 horas por dia trabalhando, como destaca João Rafael. Segundo o especialista, a cadeira ergonômica deve se adequar ao indivíduo e ao seu posto de trabalho.

“[A cadeira] Deve fazer com que ele sente com os pés bem apoiados e com joelhos e quadris a 90 graus. Além disso, é preciso ter apoio para as costas que preserve as curvaturas fisiológicas da coluna vertebral”, explica o fisioterapeuta.

O neurocirurgião Renato Andrade Chaves, especialista em coluna e cérebro, reforça que é preciso que o encosto seja alto e curvo. Desse modo, a coluna ficará sempre em uma posição adequada.

Ele ainda dá uma dica para ajustar a altura do assento da cadeira para home office. “A altura deve ser ajustada de maneira que o assento fique logo abaixo dos joelhos quando estivermos em pé e de frente para a cadeira”, orienta.

Dessa forma, ao sentarmos, os pés ficarão totalmente encostados no chão e os joelhos em um ângulo reto, como já comentou João Rafael.

Homem trabalha em uma estação de home office com mesa, cadeira e estante brancos
(iStock)

Apoio para os braços

De acordo com o fisioterapeuta, a melhor cadeira para trabalhar também deve ter apoio para os braços que mantenha os cotovelos a 90 graus. Esse apoio ainda deve estar na mesma altura da mesa.

Assento ideal para a cadeira para home office

Continuando, a cadeira para home office ainda precisa ter o assento em uma largura equivalente ao corpo do usuário, além de estofamento e revestimento de ótima qualidade. Segundo João Rafael, esses pontos também são essenciais para que você tenha uma cadeira confortável para home office.

Ainda ao falarmos sobre conforto, o neurocirurgião lembra que as espumas muito macias podem até parecer interessantes, mas podem gerar problemas.

“Ao escolher a sua cadeira, verifique a densidade. As muito macias não oferecem uma postura adequada. Além disso, um material de qualidade irá durar muito mais e garantir a estabilidade da sua postura por um longo tempo”, comenta Renato.

Qual a melhor cadeira para home office?

Um dos modelos favoritos quando o assunto é qual a melhor cadeira para home office é a cadeira gamer. De acordo com o neurocirurgião, esses modelos oferecem várias configurações e têm ergonomia extremamente confortável.

cadeira gamer preta e vermelha para home office
(iStock)

“Os modelos são ajustáveis, regulando a inclinação, a altura e o apoio dos braços. Foram criadas para protegerem o corpo durante todo o tempo em frente às telas. Desse modo, evitando problemas na coluna, má postura e dores musculares”, afirma Renato.

“Além do design diferenciado, os materiais são de alta qualidade, resistentes e com estrutura sólida. Ademais, são estáveis e isso faz com que se tenha mais produtividade e concentração por longas horas de trabalho”, completa o neurocirurgião.

O que evitar ao escolher uma cadeira de home office?

Renato explica que entre os principais erros de quem escolhe uma cadeira para home office está justamente improvisar com algo que já tem em casa, como cadeiras da mesa de jantar.

“Evite utilizar a primeira cadeira que tiver em casa. Já que resolveu trabalhar em casa, reserve um espaço só para isso e procure a cadeira adequada”, diz o neurocirurgião.

“Investir nisso evitará que se tenha um problema maior na postura, como uma escoliose, uma lombalgia ou qualquer outra patologia que leve a fazer tratamentos medicamentosos”, alerta Renato.

O fisioterapeuta João Rafael Rocha da Silva segue a mesma linha e comenta que, recentemente, tem observado mais casos de pessoas com problemas justamente por não adequarem o espaço de home office corretamente.

“Muitas pessoas e empresas aderiram ao home office. Porém, pode-se observar na prática clínica um elevado número de pacientes que não tiveram uma adaptação ergonômica do ambiente de trabalho. Assim, buscam a reabilitação para tratamento de dores e disfunções que podem ser agravadas ou causadas por uma postura inadequada”, afirma.

“Para se certificar que a cadeira é uma boa opção, deve-se testar o material, buscando uma postura ergonômica como as citadas acima e, se possível, solicitar uma avaliação e recomendação de um profissional”, completa o fisioterapeuta.

Gostou do conteúdo sobre cadeira para home office? Então, que tal também conferir dicas para organizar a sua mesa do home office? Ou ainda ideias de como montar o escritório no quarto ou em outro cantinho da casa?

Estamos aqui para te ajudar a descomplicar escolhas simples do dia a dia! Até a próxima.

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.