Pessoa coloca um prato para lava em uma máquina de lavar louça

A máquina de lavar louças já é sua melhor amiga na cozinha, mas, para garantir o melhor resultado é importante usar sabão para lava-louças.

Pois é, nada de colocar o detergente tradicional na máquina lava-louças. Esse produto faz com que o equipamento não trabalhe com as condições indicadas, o que pode causar danos. Ainda há a chance de gerar um volume de espuma muito maior do que o sabão próprio para máquina.

Também nem pense em usar sabão em pó para lavar roupas. Mais uma vez, há riscos de danificar seu equipamento, sem contar que suas louças não serão higienizadas da forma correta.

Portanto, se não quiser alagar sua cozinha com sabão e nem danificar o seu eletrodoméstico, não faça misturas caseiras e nem use detergente comum. A opção é mesmo um detergente indicado para a lava-louça.

Como escolher o sabão para lava-louças?

Ao escolher o produto adequado, você contribui para uma melhor limpeza de suas louças. Eles contam com fórmulas indicadas para a máquina e, com isso, conseguem remover sujeiras e gordura.

Além disso, essa escolha resulta em economia. Com o detergente indicado para sua máquina não será necessário, por exemplo, fazer uma pré-lavagem. Basta remover o excesso de sujeira e levar o prato, copo ou talher – e até panela – para a máquina.

Mas como saber qual o melhor sabão para lava-louças? O primeiro passo é ler as indicações do fabricante. Consulte também o rótulo dos produtos para saber o modo de uso e quantidade indicada. 

Tipos de sabão para máquina de lavar louça

Tablete para lava-louça
(iStock)

No geral, existem três tipos diferentes de sabão para lava-louças. Listamos abaixo as características de cada um deles:

  • Detergente em gel: comercializado geralmente em ‘embalagens de litro’, pode ser uma boa opção para quem quer comprar quantias maiores e economizar. Rende bem e é ótimo para garantir um brilho extra nas louças;
  • Sabão em pó para lava-louça: também é comercializado em embalagens com grandes quantidades. Promove limpeza profunda e algumas opções contam com oxigênio ativo e enzimas. Com isso, tem alto poder de diluição da sujeira e de eliminar a gordura impregnada;
  • Pastilha/tablete: é a opção mais prática e bem potente. Basta colocar o tablete lava-louça no equipamento sem o risco de derrubar ou derramar. Em alguns produtos contam com camadas, o que resulta em um sabão potente na remoção de manchas e sujeiras.

Nesse último item ainda vale um alerta: nada de tirar a película que cobre a pastilha. Esse plástico se dissolve na hora da lavagem.

Veja um comparativo entre os tipos sabão para lava-louças no infográfico abaixo:

Infográfico mostra as diferenças entre os tipos de sabão para lava-louça
(Arte/Cada Casa Um Caso)

Para que serve o secante lava-louça?

Outro item muito comum quando se fala em máquina de lavar louças é o secante. Trata-se de um produto que acelera ainda mais o processo de lavar louças.

O secante lava-louça é um composto criado para ser hidrofóbico, ou seja, faz com que as gotículas de água não grudem nos utensílios. Dessa forma, o processo de secagem é mais rápido e evita-se a formação de manchas.

Ele não é um item obrigatório. No entanto, além de ajudar a secar a louça mais rápido, atua na retirada de manchas e gorduras resistentes. Desse modo, é um trunfo para lavar copos, taças e outros vidros, que precisam estar o mais translúcido possível.

E agora, qual sabão para lava-louças é a sua opção e o mais indicado para sua máquina? Aproveite essa grande aliada na cozinha! Veja também mais dicas de como otimizar o tempo na hora de lavar louças e usar sua máquina de forma adequada.

Nos vemos no próximo conteúdo!

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.