maquina de lavar louça

Para quem busca praticidade na cozinha, ter uma máquina de lavar louça pode agilizar muito a rotina de tarefas domésticas – especialmente se você for do time que torce o nariz ao ter que lavar a louça à mão várias vezes ao dia. 

A máquina de lavar louças é feita para deixar seus utensílios limpos e prontos para os próximos usos. Além disso, o eletrodoméstico é ótimo para famílias grandes – principalmente com crianças – em que são feitas mais refeições diárias e com um volume maior de louças.

Ainda tem dúvidas se deve ou não investir em uma lava louças? Vamos te ajudar nessa decisão! Abaixo, confira o guia que preparamos e fique por dentro de todas as vantagens do equipamento, incluindo suas principais funções, cuidados, como usar para ter bons resultados e como conservá-lo por mais tempo. 

Quais os tipos de máquina de lavar louça?

Hoje existem três tipos principais de máquina de lavar louça para atender diferentes necessidades. Abaixo, detalhamos cada modelo para que você faça a escolha certa: 

  • lava louças de bancada: é menor, mais leve e uma boa opção para quem não tem móveis planejados, pois pode ser movimentada para qualquer parte da cozinha. Vale lembrar que é indicado dar preferência para instalação próxima à pia, onde ficam as louças sujas;
  • lava louças embutida: é recomendada para quem tem móveis planejados, ou seja, o espaço de instalação é calculado de acordo com suas medidas exatas, resultando em um visual integrado, moderno e mais clean;
  • lava louças de chão: embora ocupe mais espaço que os outros tipos, esse modelo é mais versátil porque vem com pezinhos, o que facilita a mudança de lugar a qualquer momento. Pode ser colocado em diferentes ambientes da casa, até mesmo na área externa ou lavanderia. 

Como funciona o programa de lavagem da lava louças?

Com certeza, sua intenção é usar a máquina de lavar louças ao máximo, certo? Por isso, veja como funciona cada ciclo para aproveitar todas as vantagens e deixar as louças limpinhas e higienizadas. 

E lembre-se de que o programa de lavagem da lava louças pode variar de acordo com modelos e fabricantes!  

  • Pré-lavagem: para enxaguar louças que serão lavadas mais tarde. Essa função ajuda a tirar a sujeira que fica grudada em algumas partes dos utensílios;  
  • Express 30: lavagem curta para louças menos sujas e que não precisam de secagem; 
  • Delicado: para utensílios delicados e com pouca sujeira, como copos, peças de cristal e porcelanas; 
  • Dia a dia: para peças que ficam sujas com mais frequência (por serem mais usadas na cozinha), como pratos, copos, potes, tigelas e panelas menos sujas; 
  • Pesado: para peças com muita sujeira e gordura, como talheres, potes de plástico, potes de vidro, panelas e outras louças que estão com sujeira impregnada; 
  • Higienizar alimentos: é uma boa sugestão se você precisa economizar tempo na rotina Siga as instruções do fabricante para deixar os alimentos prontos para consumo; 
  • Automático: sensor inteligente que seleciona o programa de lavagem de acordo com o nível de sujeira da sua louça. Para louças pouco sujas, ele seleciona o modo “delicado” e para louças muito sujas, é selecionado automaticamente o programa de lavagem “pesado”; 
  • Programa eco: esse ciclo, quando comparado ao programa normal, lava a louça usando menos água e energia elétrica. É indicado para utensílios com manchas que podem ser removidas mais facilmente.  
como funciona maquina de lavar louça
(Envato Elements)

Como usar máquina de lavar louça no dia a dia?

Antes de mais nada, para não cometer erros, é importante que você leia o manual de instruções do fabricante. 

Embora muitos consumidores dispensem este cuidado, para dar início ao funcionamento correto do aparelho e, mais importante, para saber quais itens podem ser lavados no aparelho, essa leitura é fundamental. 

Além disso, também consulte as recomendações dos fabricantes dos itens que serão lavados para evitar danos a qualquer utensílio. 

Como funciona a lava louças?

A lava louças tem duas hélices, uma no teto e outra na parte de baixo. Eles são responsáveis por soltar jatos de água quente na louça em vários ângulos diferentes, atingindo as sujeiras mais impregnadas. 

Para entender todos os passos de forma simples, leia nosso artigo de como funciona a máquina de lavar louça. Por lá, contamos quais produtos usar para lavar os utensílios.  

Como colocar as louças na máquina?

Para facilitar a missão, o Cada Casa Um Caso fez uma arte que mostra a maneira correta de colocar cada utensílio no eletrodoméstico:

ilustração maquina de lavar louça
(Arte/Cada Casa Um Caso)

Não esqueça de sempre ler as instruções do fabricante da sua lava louças.

Quais utensílios podem ir à máquina de lavar louças?

Conforme citado anteriormente, é essencial saber o que pode ser levado à lava louça ou não, pois isso pode contribuir para uma maior durabilidade de cada item da sua cozinha.

Aliás, não esqueça de remover o excesso de comida dos pratos, tigelas e panelas antes de colocar a louça na máquina, ok? Isso evita que sujeiras fiquem paradas em alguma área da lava louça e permitam resultados melhores nos ciclos.

Confira, na lista a seguir, que tipo de item pode ser lavados no eletrodoméstico:  

  • panelas feitas de inox, cerâmica ou vidro temperado;
  • bandejas de vidro, inox e cerâmica;
  • itens de vidro (copos xícaras e canecas) e pratos de cerâmica e vidro (evite apenas os talheres de prata, pois o ciclo pode causar escurecimento do material); 
  • tigelas e potes feitos de acrílico (sem deixar de ler as informações do fabricante para verificar se resistem às altas temperaturas da água);
  • copo de liquidificador.

Entretanto, lembre-se sempre de confirmar a recomendação dos fabricantes de cada item para ter certeza de que podem ser levados ao eletrodoméstico. 

Quais produtos usar na máquina de lavar louça?

Muita gente conhece o produto como “sabão para máquina de lavar louça”. Mas, na verdade, você deve procurar por detergente para lavar louças (que cumpre função parecida a do detergente convencional, mas é formulado especificamente para uso na máquina). 

Ao investir em uma lava louças, é importante incluir nas compras de mercado os produtos para lavar as louças no eletrodoméstico. Nesse sentido, você encontra dois tipos de detergente para lava louças e um secante. Veja como funciona cada um deles: 

  • detergente em pó: é comercializado em embalagens com grandes e pequenas quantidades, podendo ser escolhido conforme a sua necessidade. Promove limpeza profunda e algumas opções contam com oxigênio ativo e enzimas na composição, que têm alto poder de remoção da sujeira e de eliminar a gordura impregnada;
  • tablete: é responsável pela limpeza e brilho para os utensílios, além de desengordurar;
  • secante: é composto por ingredientes que previnem a formação de gotículas de água na superfície dos utensílios, evitando manchas e promovendo brilho. É ideal para quem não quer ter trabalho extra de secar a louça à mão. 

Aproveite para conhecer a linha completa de produtos Finish®, marca número 1 recomendada pelas principais fabricantes de máquinas de lavar louças do mundo e criada para deixar suas louças limpas a cada lavagem, de forma prática e poderosa! 

Como economizar água e energia elétrica com lava louça?

economizar água e energia elétrica com lava louça
(Envato Elements)

Assim como outros eletrodomésticos, saiba que é possível economizar com a máquina de lavar louça. Como assim? Vamos te explicar!

Em primeiro lugar, o eletrodoméstico pede menos produtos para fazer a lavagem, como um detergente para lava louças e um secante.

Outro ponto é que, embora muitos acreditem no contrário, uma lava louças usa consideravelmente menos água para lavar a mesma quantidade de louças. 

Segundo uma pesquisa da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), de 2014, a máquina usa cerca de 16 litros de água na lavagem, enquanto a lavagem à mão gasta, em média, 90 litros de água.

De acordo com uma tabela da Procel, uma lava louças usada todos os dias (30 dias por mês), durante 40 minutos, tem um consumo médio mensal de 30,86 kWh, sendo que 1 kWh custa, em média, R$ 0,26046.

Como esse valor pode mudar de acordo com o tipo de lava louças, o indicado é avaliar esses custos antes de comprar o eletrodoméstico.

Alguns modelos atuais possuem o selo de eficiência energética do Inmetro. Existem aparelhos que gastam apenas 1,4 kWh por ciclo, em média.

Para evitar gastos altos com energia, a dica é sempre selecionar o ciclo de lavagem adequado e usar a capacidade máxima para lavar a maior quantidade possível. 

E, se você não quiser optar pela lava louças que tem esse sistema econômico, selecione apenas o ciclo de lavagem sem a etapa da secagem. Com isso, após a lavagem pode deixar a porta do eletro aberta para que os itens sequem sozinhos. 

Quais são as vantagens de ter uma máquina de lavar louça?

Sem dúvidas, a principal vantagem de ter uma lava louças é a praticidade! Mas, se você ainda tem dúvidas ou não se convenceu de que o equipamento pode facilitar sua vida, confira outros benefícios e tire suas próprias conclusões: 

  • otimiza tempo nas tarefas domésticas;
  • alguns modelos têm modo de economia de água;
  • remove resíduos de comida mais impregnados sem esforço;
  • deixa os utensílios limpos e prontos para uso;
  • higieniza frutas e legumes (dependendo do modelo).

Esperamos que você tenha gostado deste manual completo que preparamos sobre a máquina de lavar louça e, depois de ler, você faça a escolha certa. 

De todo modo, se deseja agilizar a tarefa com a louça suja, deixamos aqui mais dicas de como lavar louças sem sofrimento.

Ficamos por aqui, sempre com táticas simples de limpeza, organização e cuidados descomplicados com o lar – para que você se inspire e continue fazendo da sua casa o melhor lugar do mundo. 

Conte com a gente e até a próxima!

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.