Pessoa colocando louças dentro de um lava louça. Só é possível ver suas mãos e o lava louças aberto.

Jantar foi servido, mas a pia ficou ali, cheia de pratos e talheres. Nessa hora uma lava louças pode ser  sua melhor amiga. Ela resolve o problema da louça suja enquanto você descansa, vê uma série ou aproveita a sobremesa com calma. 

Se você ainda não tem uma e quer saber mais sobre os benefícios, tirar dúvidas sobre as funções e escolher qual a ideal para sua rotina, está no lugar certo! Afinal, criamos um manual completo sobre a lavadora de louças.

Confira a seguir dados sobre economia, informações sobre os serviços e tire todas as suas dúvidas. 

Por que ter uma lava louças?

Há muitos motivos para se ter uma máquina lavadora de louça em casa. Listamos a seguir alguns dos principais para te ajudar a pensar se a aquisição vale a pena.

Praticidade no dia a dia

Chega de perder tempo lavando louça na pia. Com uma lava-louças, basta colocar o que precisa ser limpo na máquina e esperar o tempo de lavagem. 

Ah, e isso vale para os dias quentes e os dias frios! Vamos combinar que lavar louça no inverno, com aquela água gelada saindo da torneira, não é nada bom. Mas a lava louça estará ali, firme e forte para fazer o trabalho dela. 

Economia de água

Economizar água faz bem para o bolso no final do mês. Além disso, é uma preocupação que todos devemos ter com o planeta. Com a lavadora de louças isso se torna mais fácil. 

Para exemplificar, basta uma comparação simples. Esses eletrodomésticos usam cerca de 15 a 21 litros de água. Já a lavagem tradicional na pia pode gastar até mais de 100 litros, de acordo com dados da Sabesp.

No geral, também vale lembrar que a economia de água, ainda é um hábito distante dos brasileiros. De acordo com uma pesquisa feita pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, do Ministério das Cidades, consumimos cerca de 44 litros acima do que é recomendado pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Lavagem eficiente

A depender do modelo, as lava louças oferecem opções de jatos quentes de água, que ajudam a dissipar a gordura. 

Além disso, o sabão usado é mais concentrado e pode agir com mais eficiência contra a sujeira – em comparação com detergentes tradicionais.

Quais são os serviços de uma lavadora de louça?

Uma mulher está colocando louças dentro de uma máquina lava louças.
(iStock)

Os serviços de uma lava-louça, na realidade, estão relacionados à sua capacidade de lavagem de peças. Isso é, as louças por ‘refeição/ou pessoa’ que a máquina pode higienizar por vez. 

Para exemplificar, uma lavadora de louças com 8 serviços consegue lavar de uma vez: 8 pratos, 8 copos e 8 talheres (com variações, de acordo com o modelo).

O número de serviços, que correspondem ao conjunto de louças, pode variar de 8 até 14. Dessa forma, mudando a sua capacidade de armazenamento e também o seu tamanho.

E agora, como escolher a melhor lava louças?

Mas qual lavadora de louças escolher? Qual a melhor para a minha rotina? Provavelmente você deve estar se fazendo essas perguntas. 

De fato há muitas opções no mercado, e sua escolha irá envolver desde a estética até os valores. Entretanto, vale a pena se atentar a alguns detalhes e antes de fechar a compra:

Número de serviços

Depois da explicação acima, você já entendeu que o número de serviços se refere à quantidade de conjuntos que podem ser lavados de uma vez. Portanto, para a escolha vale pensar no número de pessoas que residem em sua casa. 

Por exemplo, uma casa com duas pessoas pode ser atendida sem dificuldade por uma lava louças de 6 serviços. Agora, com mais de quatro pessoas esse número pode ser mais limitante. Nesse caso, é indicado uma máquina de oito serviços.

Tipo da louça

Além do número de serviços, o tipo da louça também pode influenciar a escolha. Por isso, se você tem que lavar muitas panelas no dia, pode ser interessante comprar uma lava-louças maior. Mesmo que a sua família não seja tão grande. 

Lembre-se: quanto maior o eletrodoméstico, maior a capacidade de lavagem, mas também espaço vai precisar para a instalação. 

Lava louças de bancada x lava louça embutida

A lava louças de bancada é uma boa opção para quem não tem móveis planejados. 

Ela pode ser posta no chão ou em um suporte próprio. Com isso, é versátil e você pode mudá-la de local com certa facilidade (mas considere que a instalação terá de ser refeita).

Por outro lado, a lava louça embutida é recomendada para quem tem móveis planejados. Dessa maneira, ela já pode ser inserida no projeto, o que resulta em um visual integrado e mais clean. 

Medidas e infraestrutura

Para que a compra da sua lavadora de louças não seja frustrada, é preciso tirar as medidas do ambiente. Tenha certeza de que há espaço para colocar a lavadora de louças no local escolhido. 

Além disso, certifique-se de que é possível manter a alimentação de energia elétrica e água encanada onde pretende deixar a sua lava louças. Esses pontos são cruciais para instalação.

Modelos de lava louça

Em parceria com a Finish, preparamos esse comparativo entre lava louças Brastemp para também te ajudar na escolha: 

Três modelos diferentes de lava louças. Todos são cinza e feitos em inox.
(fotomontagem Cada Casa Um Caso)
COUNTERTOP | 8S45CM | 10 SERVIÇOS60CM | 14 SERVIÇOS60CM | ESPECIAIS
Máquina compacta e eficienteÉ um pouco maior que a primeira, mas apresenta nível A de performanceMais uma máquina nível A de performanceÉ a linha que apresenta a melhor performance de lavagem com triplo sistema de filtragem.
Conta com a função Acquaspray, que  enxágua suas louças,remove restos de alimentos e evita odoresAlém do Aqua Spray, tem a função Meia Carga, que ajusta os ciclos para uma menorquantidade de louças, economizando água e sabãoTambém conta com as funções Aqua Spray e Meia CargaConta com funções especiais como Sanitizar*, Turbo Lavagem e Turbo Secagem
Tem cesto flexível que se adequa para lavagens de travessas e panelasTambém conta com cesto flexível e cesto exclusivo para os talheresSegue com cesto flexível e espaço para os talheres. É uma lavadora maior que as anterioresPossui 30% mais espaço interno** e cesto superior exclusivo. 
*Higieniza as louças em alta temperatura e elimina até 99,999% dos germes e
bactérias, conforme certificação NSF/ANSI 184.
**Comparado ao modelo anterior BLB14FR

E agora, já conseguiu decidir qual lava louças cabe na sua cozinha e combina com sua rotina? Então basta separar a louça suja e deixar a máquina fazer o trabalho dela! 

Ih, você não sabe como usar a lavadora? Reveja o nosso conteúdo sobre como lavar louça sem sofrimento que inclui, claro, um passo a passo de como usar a máquina lava louça. Com certeza aquela pia lotada do jantar que citamos lá no começo não será mais um problema! 

Continue com a gente para mais dicas práticas de como cuidar da casa e agilizar tarefas do dia a dia. Até a próxima. 

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.