lava louças de chão

Você já ouviu falar em lava louças de chão? Conhecido também como lava louças de piso, o eletrodoméstico facilita o dia a dia da lavagem de louças e talheres, deixando tudo pronto para uso – além de poupar tempo em uma tarefa que muita gente costuma torcer o nariz. 

De fato, a lava louças de chão tem algumas diferenças se comparada à tradicional. Por isso, para tirar suas dúvidas sobre a máquina de lavar louça de chão, o Cada Casa Um Caso vai responder perguntas importantes e te ajudar na escolha. 

O que é uma lava louça de chão?

Antes de tudo, vale entender o que é uma lava louças de piso! Nada mais é do que um equipamento feito para higienizar seus utensílios de forma profunda, mas que deve ser alojado no chão. 

Cada modelo possui medidas específicas e pés que protegem sua estrutura, e o principal ponto em comum é a facilidade em trocar a lavadora de lugar. 

O que levar em consideração ao escolher uma lava louças de chão?

Existem pontos essenciais para prestar atenção antes de escolher a lava louças de chão ideal para a sua cozinha. Confira, abaixo, quais são eles: 

  • capacidade: o mercado oferece diferentes tamanhos para cada necessidade. Nesse sentido, é importante saber quantas pessoas moram na casa, a quantidade de refeições diárias e se você recebe visitas com frequência;
  • espaço de instalação: antes de comprar sua máquina de lavar louça de chão, tire as medidas do espaço em que deseja fazer a instalação. Quando fizer isso, calcule também as medidas do eletro com a porta aberta, para garantir que ele realmente cabe no espaço desejado;
  • detalhes da instalação: depois que comprar sua lava louças, inclua nos gastos o serviço de um profissional para que seja instalada de maneira correta e segura. A instalação pede uma tomada e um ponto de água para entrada e saída após a lavagem;
  • sustentabilidade do modelo: hoje você já pode escolher modelos que contam com um sistema de economia de água e energia elétrica. Geralmente, essa função é chamada de “programa eco”; 
  • programa de lavagem: escolha um modelo com programa de pré-lavagem para que sua lava louça de piso atenda as expectativas no dia a dia. Há modelos que contam com lavagem rápida, lavagem para peças delicadas, lavagem pesada e até higienização de alimentos (frutas e legumes).
 lava loucas
(Envato Elements)

Lava louças de chão, de embutir e de bancada: qual a diferença?

A princípio, os três modelos apresentam as mesmas funcionalidades e vantagens. Porém, a diferença entre a lava louças de chão (ou lava louça de piso), de embutir e de bancada é a maneira de instalação na cozinha. 

  • Lava louças de chão:  vêm com pezinhos, o que facilita a mudança de lugar a qualquer momento, porém, ocupa mais espaço. Pode ser colocada em diversos ambientes da casa, até mesmo na área externa ou lavanderia.
  • Lava louças embutida: é mais compacta e, como é encaixada no local exato, ocupa menos espaço. A desvantagem é que não pode ser movida para outras áreas. 
  • Lava louças de bancada: é feita com o peso ideal para ser colocada em bancadas, próximo da pia ou em outra superfície alta e plana da cozinha. 

Pode colocar lavar louças em cima da pia da cozinha?

Tem dúvidas se pode ou não colocar sua lava louças em cima da pia? A indicação dos fabricantes é que você faça isso só se for um modelo de bancada, porque são feitos com o peso ideal e não há riscos de danificar sua bancada.

Pode colocar lava louças de bancada no chão?

Como contamos, a máquina de lavar louça de chão é bastante prática porque pode ficar em qualquer área da casa. Porém, se você tem lava louças de bancada e pretende colocar no chão, a recomendação é instalar sobre uma base de, no mínimo, 50 centímetros, até mesmo por questões ergométricas. 

lava louça bancada
(Envato Elements)

Pode colocar máquina de embutir no chão?

A resposta é sim! Se você comprou uma máquina de embutir e precisa colocá-la no chão por alguma razão, basta usar um suporte de chão para lava louças.

O acessório é feito para proteger o piso de riscos e também manter a estrutura da máquina intacta. 

Pode colocar lava louças em cima da lava roupas ou lava e seca?

Você pode colocar a lava louças em cima desses dois equipamentos porque costuma pesar menos. Porém, a lava roupas e a lava e seca não foram fabricadas para servir de suporte para outros eletrodomésticos.

Pode ser uma solução provisória, mas o ideal é separar um local específico para instalar cada um deles.

Produtos para usar na lava louças de chão

Depois de saber tudo sobre lava louças de piso, é hora de investir em produtos para lavar suas louças da melhor maneira, ter bons resultados e deixar seus utensílios sem nenhum resíduo de sujeira ou gordura.

Para que sua louça fique limpa, desengordurada e brilhante, inclua os produtos Finish® na rotina de lavagem dos seus itens de cozinha.  

A linha Finish® inclui detergente em pó (como o Finish Advanced Powder) e detergente em tabletes (como o Finish Powerball Power All In One e o Finish Quantum Ultimate), além do Finish Secante, que acelera o processo de secagem das louças ao final do ciclo, deixando-as impecáveis.

produtos lava louças
(Envato Elements)

Para quem ainda está planejando a compra deste eletrodoméstico super útil para o dia a dia, confira os principais tipos de lava louças, como usar cada um deles e qual modelo se adequa mais à sua rotina de cuidados com as louças.

E não esqueça de colocar na lava louças só o que é permitido – conferindo o nosso artigo sobre os itens podem ser lavados no eletrodoméstico -, e livre-se de qualquer dor de cabeça por causa de utensílios danificados!

Depois desse tutorial completo, é hora de escolher sua lava louças de chão ideal e aproveitar o tempo livre para outras atividades. 

Até a próxima! 

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.