Uma mulher está colocando louças no lava louças.

Sem dúvida, a máquina de lavar louças é o desejo de muita gente que busca ter mais praticidade na cozinha. Ainda mais quando há pouco tempo para deixar pratos, copos, panelas e talheres limpos de forma rápida e eficaz. Mas, você sabe como usar máquina de lavar louça? É sobre isso que vamos falar nesse artigo!

No dia a dia, ainda podem surgir algumas dúvidas sobre funcionamento e uso da lavadora. Por isso, a primeira dica para obter bons resultados é seguir algumas orientações técnicas, até mesmo para não danificar o eletrodoméstico. 

A seguir, vamos contar tudo sobre como colocar louça na máquina de lavar, como funciona a lava-louças e outros detalhes importantes. Venha aprender com a gente! 

Afinal, como funciona a máquina de lavar louças?

Antes de saber como usar máquina de lavar louça, vale detalhar como esse aparelho funciona e, assim, entender como ele consegue limpar tudo e ainda economizar água no processo. 

De modo geral, a máquina de lavar louças tem duas hélices, uma no teto e outra na parte de baixo. Esses dois equipamentos soltam jatos de água quente na louça em vários ângulos diferentes, justamente para atingir as sujeiras mais impregnadas. Esses jatos dissolvem o sabão (anteriormente colocado no compartimento da máquina), que é espalhado pelos utensílios. 

Depois disso, o aparelho lança um jato de água quente limpo para remover o sabão das louças e, por si só, drena toda a água utilizada durante a lavagem. Por fim, ela aquece o ar interno para secar tudo. 

Depois de tudo isso, a louça fica limpa e esterilizada por conta da alta temperatura da água. 

Viu como funciona a lava-louças? Com pouca água ela é capaz de limpar uma boa quantidade de pratos, talheres e até panelas. Entretanto, para obter esses resultados, é fundamental entender como usar máquina de lavar louça e quais produtos colocar no eletrodoméstico, como vamos detalhar a seguir. 

Como usar máquina de lavar louças?

Uma pessoa está colocando pratos em uma lavadora de louças.
(iStock)

Antes de tudo, verifique o manual de instruções do seu aparelho para confirmar quais peças podem ser lavadas. De modo geral, a maioria dos utensílios é bem-vinda, mas é sempre bom ter certeza antes de incluí-los na lavagem. 

Em seguida, é essencial que você remova todo o excesso de comida dos pratos, tigelas e panelas para evitar que fiquem parados em algum duto da lava-louça. Essa etapa ajuda a preservar a vida útil do eletrodoméstico e diminui as chances de entupimento e problemas técnicos. 

Nesse processo, é importante colocar cada item em seu devido compartimento para que fiquem limpos por completo. Para te ajudar, fizemos uma ilustração sobre como colocar louça na máquina de lavar:

Uma máquina de lavar aberta com os seguintes boxs de texto: 1. Talheres: coloque-os no compartimento específico. Os maiores podem ficar deitados na parte de cima da máquina. 2. Copos, xícaras e potes menores: distribua nas laterais, de cabeça para baixo. 3. Pratos: encaixe nos suportes. 4. Panelas: coloque-as de cabeça para baixo também. No compartimento de sabão há um box: coloque o sabão no local indicado. Se você preferir usar a versão em tablete, não retire a película plástica. Basta colocá-lo no compartimento, fechar e ligar a máquina de lavar louças.
(Arte/Cada Casa Um Caso)

Qual o sabão ideal para a máquina de lavar louça?

Uma pessoa está colocando uma cápsula de sabão na máquina de lavar louças.
(iStock)

Saber como usar máquina de lavar louça inclui escolher os melhores produtos para a limpeza e higiene de pratos, talheres e afins. E é fato que usar detergente líquido de lavar louça na máquina está totalmente proibido, pois pode prejudicar o funcionamento e danificar o aparelho. 

A boa notícia é que você já encontra facilmente o sabão específico para máquina de lavar em lojas especializadas ou supermercados populares. Esse tipo de sabão não só controla a quantidade de espuma durante o processo, mas também limpa e desengordura os utensílios muito bem. 

Há versões em pó, líquido e em tabletes, que são as mais práticas. Se optar pelas pastilhas, lembre-se de que não se deve retirar a película plástica antes do uso. 

O que pode ser lavado na máquina?

Para que você faça um bom uso da máquina de lavar louças, é de extrema importância saber quais itens podem ser lavados. Veja a lista: 

  • talheres de metal;
  • utensílios de cozinha de silicone;
  • pratos de cerâmica e vidro;
  • travessas e potes de metal e de vidro;
  • tampas de potes de vidro ou silicone;
  • copos de vidro;
  • xícaras de vidro e cerâmica;
  • copo de liquidificador;
  • coador de metal. 

Alguns tipos de panelas também podem ir para a lava-louça. Saiba quais os cuidados necessários ao lavar esse item no eletrodoméstico. 

Quais os cuidados necessários para não estragar a máquina?

Se você quer prolongar a vida útil do seu aparelho e evitar ter gastos surpresas com manutenção, além de mostrar como usar máquina de lavar louça, separamos alguns cuidados básicos para o dia a dia: 

  • use um sabão específico para máquina de lavar louças;
  • siga as instruções do fabricante para evitar danos;
  • não coloque objetos de madeira, plástico ou esmaltados no eletrodoméstico;
  • retire o excesso de resíduos sólidos dos pratos, tigelas e panelas;
  • limpe a lava-louça regularmente. 

Como limpar a máquina de lavar louça?

Pois é, o eletrodoméstico também precisa ser limpo. Veja o passo a passo dessa tarefa:

  1. Retire todas as grades e cestos da máquina de lavar louça.
  2. Coloque os filtros de molho em água e detergente neutro.
  3. Lave as partes removíveis (cestos, grades e hélice). 
  4. Passe um pano umedecido em água na parte de dentro. 
  5. Coloque as peças na máquina novamente. 
  6. Coloque uma vasilha de vidro com vinagre branco na prateleira superior.
  7. Acione o ciclo “autolavagem”.
  8. Limpe a parte de fora com água e desengordurante.

Agora que você já sabe tudo sobre como usar máquina de lavar louça, é hora de escolher seu modelo preferido e aproveitar todos os benefícios do eletrodoméstico para otimizar sua rotina na cozinha. 

Preparamos um guia completo de como lavar louça da maneira certa, os melhores produtos para deixar tudo brilhante e, principalmente, formas de economizar água durante a tarefa. 

Até a próxima dica de limpeza, organização e cuidados no Cada Casa um Caso!

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.