pessoa lava panela queimada de gordura

Você sabe como tirar ferrugem de inox do jeito certo? Essa é uma das maiores dúvidas de quem quer se livrar daquelas manchas horríveis que ficam impregnadas em eletrodomésticos, panelas, tigelas, talheres e outros utensílios de inox. 

Mas o que tira ferrugem de inox? A boa notícia é que produtos que você já deve usar no dia a dia conseguem remover a sujeira rapidamente. Além disso,  com práticas simples é possível impedir que novas manchas apareçam. 

A seguir, separamos algumas dicas infalíveis de como tirar ferrugem de inox de forma eficiente para que suas peças fiquem limpas e brilhando novamente. É hora de aprender com a gente! 

O que causa ferrugem no inox?

talheres de inox envelhecidos
(iStock)

Antes de partirmos para as dicas de como tirar ferrugem de inox de fato, vale entender porque esse tipo de mancha aparece. 

O inox é considerado, até os dias de hoje, um material bastante luxuoso por conta da imponência e durabilidade. Por isso, ter uma cozinha repleta de eletrodomésticos e utensílios de inox limpos e reluzentes proporciona beleza e sofisticação a qualquer lar.

Porém, com o tempo, é natural que algumas peças de inox sofram oxidação, que acontece quando elas são expostas ao oxigênio presente no ambiente. Esse processo pode enferrujar as peças e dificultar a remoção dessa sujeira – por isso esse manual de como tirar ferrugem de inox é especial para você! 

Um dos fatores que acelera o processo de ferrugem em peças de inox é o hábito de usar esponjas ásperas durante a lavagem dos itens. Esse atrito potente tira a proteção do material original e, com o passar dos anos, causa não só excesso de riscos, mas também abre caminho para ferrugem.   

Segundo a ABINOX (Associação Brasileira do Aço Inoxidável), outro motivo que pode deixar suas peças enferrujadas é guardá-las ainda molhadas nos armários. Para evitar o problema, sempre seque bem toda a louça com um pano limpo e macio.   

Quais materiais usar para remover ferrugem sem danificar as peças?

É hora de saber como tirar ferrugem de inox e recuperar a beleza e a limpeza dos itens da sua cozinha. Anote aí na sua lista de compras para a próxima ida ao supermercado: 

Mas afinal, como tirar ferrugem do inox?

pessoa limpa porta de geladeira
(iStock)

Quer aprender como tirar ferrugem do inox? É fácil! As receitas abaixo levam bicarbonato de sódio, vinagre branco e produto multiuso, três grandes aliados na remoção de ferrugem. Veja como usar cada um deles na limpeza do inox: 

Bicarbonato de sódio

  1. Basta separar um pote pequeno e misturar 1 xícara de água e 1 colher de bicarbonato até formar uma pastinha cremosa. 
  2. Com a ajuda de uma esponja macia, passe a solução na peça de inox e deixe agir por 10 minutos. 
  3. Depois, esfregue com a esponja. 
  4. Para finalizar, lave o utensílio novamente com água e detergente neutro e seque completamente com um pano limpo antes de guardar nos armários. 

Vinagre branco

Para que sua peça volte a brilhar, incluir vinagre branco na lavagem é uma boa opção. O primeiro passo para saber como tirar ferrugem de inox dessa forma é aplicar um pouco de vinagre no utensílio ou eletrodoméstico e esperar agir por algumas horas. 

Para potencializar a limpeza, esfregue a área enferrujada com uma esponja de limpeza macia e finalize lavando normalmente com detergente neutro. 

Produto multiuso 

A mancha de inox ainda não saiu? Borrife um produto multiuso sobre a peça e deixe agir por 10 minutos. Depois desse tempo, esfregue a ferrugem com delicadeza e termine a limpeza com água e detergente neutro. 

Há diferença nos cuidados de peças de inox e de outros metais? 

De fato, existem materiais mais fáceis de cuidar, como o alumínio, pois você encontra produtos específicos para remover manchas de oxidação e que ajudam as peças a recuperarem o brilho original de forma mais prática e rápida.

Agora, se você pretende investir em peças de inox, saiba que elas exigem manutenção constante para evitar danos futuros, como arranhões, escurecimento e ferrugem. Uma das principais recomendações para conservar a peça em bom estado é não usar esponjas ásperas e produtos abrasivos na limpeza. 

Como evitar que a ferrugem volte?

Para manter o inox limpo e durável por mais tempo não é preciso muito. Veja o que fazer no dia a dia e evitar preocupações com danos futuros às suas peças preferidas: 

  • não lave os itens de inox com esponjas ásperas ou produtos abrasivos;  
  • após lavar, seque bem cada peça para, só depois, guardá-la no lugar; 
  • não armazene utensílios de inox com outros produtos feitos de metal;
  • não deixe comidas com sal paradas nos potes, tigelas e panelas de inox. 

Depois de aprender tudo sobre como tirar ferrugem de inox, aproveite a leitura para ver truques de como limpar inox e como tirar ferrugem de metal cromado e conservar suas peças limpas por muito mais tempo. 

Outra dica útil para a sua rotina de tarefas domésticas é saber como limpar panela e como limpar geladeira com os produtos certos para evitar riscos e manchas definitivas. 

Se a sua dúvida era como tirar ferrugem do inox, esperamos que nossas dicas tenham ajudado bastante! A partir de agora, você consegue deixar suas peças sempre limpas e reluzentes. 

Até a próxima dica de limpeza, organização e cuidados com a casa! 

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.

Artigos Relacionados

Mop ao lado de produtos de limpeza
BanheiroCozinhaCuidados com a casaQuartoQuarto InfantilSala

Como usar mop e fazer dele seu melhor amigo na limpeza

homem varrendo o chão
Área ExternaCozinhaCuidados com a casaMorar sozinhoQuartoQuarto InfantilSala

Qual o jeito certo de varrer a casa? Confira dicas práticas!

Mop ao lado de produtos de limpeza
BanheiroCozinhaCuidados com a casaQuartoQuarto InfantilSala

Como usar mop e fazer dele seu melhor amigo na limpeza

homem varrendo o chão
Área ExternaCozinhaCuidados com a casaMorar sozinhoQuartoQuarto InfantilSala

Qual o jeito certo de varrer a casa? Confira dicas práticas!