Homem segura um saco cheio de peixe e faz cara feia, uma alusão ao forte cheiro de peixe

Odor forte tomando conta da cozinha, geladeira e de outros eletrodomésticos? E agora, como tirar cheiro de peixe de forma realmente eficiente e evitar que a “fragrância” indesejada também fique em suas mãos?

Se você já sofreu ou está sofrendo com isso, está no lugar certo! O Cada Casa Um Caso separou dicas e truques que ajudam a pôr fim nesse cheiro. Confira a seguir.

Como tirar cheiro de peixe da cozinha? 

A melhor forma de remover o cheiro de peixe da cozinha depois do seu preparo é investir em uma boa limpeza. Portanto, depois que o fogão estiver esfriado, limpe bem as grelhas e a superfície do eletrodoméstico. Faça o procedimento usando um desengordurante com odor, isso ajudará a neutralizar o mau cheiro.

Já o segundo passo é lavar as frigideiras e as panelas usadas. Comece deixando-as de molho com água e detergente. Em seguida, use o lado macio da bucha com mais detergente e faça a higienização completa.

Por fim, prepare uma mistura de três partes de água para uma de vinagre de álcool e coloque em uma panela aberta no fogão. Após isso, deixe a solução ferver em fogo baixo. A evaporação do líquido irá ajudar a amenizar os odores de peixe. Lembre-se de manter o cômodo ventilado, com as janelas abertas.

O preparo do peixe deixou ainda cheiro de fritura na cozinha e na casa? Veja como eliminar esse mau odor. E se a comida passar do ponto, saiba também como se livrar do cheiro de queimado no ambiente. 

Como tirar cheiro de peixe da geladeira?

peixes em cima de gelo
(iStock)

Encontrar um pacote de peixe estragado na geladeira é como se deparar com uma “bomba de mau cheiro”. Mas a boa notícia é que, na maioria dos casos, é possível remover o mau odor somente retirando o alimento do eletrodoméstico.

Após isso, lave bem o recipiente em que o peixe estava armazenado e, se necessário, remova as prateleiras e limpe-as com água e detergente neutro. Lembre-se, que nunca devemos usar produtos com aroma ou abrasivos nesse tipo de eletrodoméstico.

Caso o cheiro ainda persista, talvez seja melhor fazer uma limpeza completa do aparelho. Confira como limpar a geladeira por completo!

Como tirar cheiro de peixe do micro-ondas?

Se o micro-ondas ficou com odor forte de peixe após o preparo ou aquecimento da comida, pode ser preciso fazer uma limpeza rápida e recorrer a alguns truques que auxiliam na neutralização do mau cheiro. Veja como tirar cheiro de peixe nesse caso:

  • misture 200 ml de água com meio limão espremido;
  •  leve a um recipiente que possa ser aquecido no micro-ondas;
  •  ligue o aparelho na potência máxima de três a cinco minutos;
  •  por fim, retire a solução e deixe a porta do micro-ondas aberta por cerca de cinco minutos.

Caso o mau odor persista, faça uma limpeza completa do micro-ondas seguindo as dicas que deixamos aqui.

Como tirar cheiro de peixe da mão?

O vinagre de álcool pode ajudar a neutralizar o odor de peixe das mãos também. Confira como fazer:

  • esfregue as mãos com um pouco de vinagre de álcool;
  • após isso, enxágue bem em água corrente;
  • por fim, lave as mãos com o uso de um sabonete de sua preferência.

Pronto! Agora, você já sabe como tirar cheiro de peixe e evitar que o odor fique impregnado em sua cozinha ou mãos! Antes de ir embora, aproveite e confira também como tirar cheiro de alho do liquidificador!

Te esperamos na próxima!

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.