Mulher esquenta prato de comida no micro-ondas

Se toda vez que você vai esquentar um alimento no micro-ondas sente o odor do que havia aquecido anteriormente e isso tem causado alteração no sabor da comida e até feito você repensar sobre o uso desse eletrodoméstico, este artigo é para você!

Pode ser que o cheiro seja resultado de restos de comida que ficaram no aparelho de um preparo anterior. Nesse caso, a tática de como tirar cheiro de micro-ondas é simples: basta usar um pano úmido e remover pontinhos e manchinhas que estejam aparentes no eletrodoméstico. Ao terminar, deixe a porta aberta por alguns minutos.

Porém, em alguns casos o cheiro ruim é persistente e parece estar impregnado no eletrodoméstico. Se esse for o seu problema, confira essas 3 dicas rápidas e úteis de como tirar cheiro de micro-ondas e dê adeus aquele odor de queimado ou de pipoca que insistem em acompanhar todas as suas refeições.

1. Água e limão para tirar cheiro de queimado e gordura do micro-ondas

O limão é ótimo para acabar com os maus odores do micro-ondas. Para cheiro de queimado e gordura, esprema metade de um limão em 150 ml de água e leve ao aparelho por cinco minutos, na potência máxima, em um recipiente resistente ao forno micro-ondas.

Ao final do tempo, deixe a porta fechada por, pelo menos, mais três minutos. Finalize passando um pano úmido por toda a área interna do aparelho.

Recipiente com água e limão dentro de um micro-ondas
(iStock)

2. Pasta potente de bicarbonato contra o mau cheiro do micro-ondas

Que tal apostar em uma pastinha potente de bicarbonato de sódio para ter mais uma alternativa de como tirar cheiro de micro-ondas? Aprenda como fazer:

  • Coloque três colheres de sopa bem cheias de bicarbonato em cerca de 100 ml de água;
  • Misture bem até que se torne uma pastinha bem densa. Se preciso adicione mais água ou bicarbonato;
  • Com a pasta preparada, passe em um pano e espalhe por toda a área interna do micro-ondas;
  • Deixe agir por cinco minutos;
  • Seque com um pano seco e limpo.

3. Como tirar cheiro de micro-ondas usando pó de café?

O pó de café pode ser um aliado poderoso para remover o cheiro ruim do seu micro-ondas de forma rápida e prática. Confira o passo a passo do truque:

  • Coloque duas colheres (de sopa) de pó de café em uma xícara ou recipiente que possa ir ao micro-ondas;
  • Adicione cerca de 250 ml de água e misture;
  • Coloque o recipiente no micro-ondas e selecione a potência máxima para aquecer por dois minutos;
  • Abra o micro-ondas e confira se o cheiro do café é aparente. Caso não seja, repita o processo;
  • Deixe o micro-ondas fechado por mais três minutos. Retire o café e deixe a porta aberta por alguns minutos para que todo o vapor saia.

Ainda para tirar cheiro de micro-ondas, lembre-se de criar uma rotina de limpeza para o aparelho. Após o uso, vale já retirar qualquer resíduo de comida. Cuide também da parte externa, do prato giratório e de outros detalhes do eletrodoméstico.

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.