Mulher usa máscara de proteção e retira alimento estragado da geladeira. Conceito de geladeira com mau cheiro

Ao abrir a geladeira, sua casa é tomada por um mau odor. Quase todo mundo já passou por essa situação nada agradável e logo vem a pergunta: como tirar cheiro da geladeira? 

Esse cheiro ruim pode ter sido causado por algo que foi derramado em uma prateleira, por um recipiente que ficou aberto ou mesmo por aquele resto de comida esquecido em um cantinho lá no fundo da geladeira. Isso porque o mau odor na geladeira é geralmente proveniente de gases gerados por microrganismos que deterioram os alimentos que estão dentro do eletrodoméstico. 

Para saber como acabar com o mau cheiro da geladeira você vai precisar caprichar na limpeza, mas também apostar em alguns truques certeiros. Veja o que fazer. 

Como limpar a geladeira

Comece dando uma geral no que está na sua geladeira. Confira a validade dos itens e jogue fora tudo o que estiver vencido ou estragado – sabe daquele restinho de comida que ficou em um potinho e acabou esquecido? É hora dele ir para o lixo.

Aproveite e remova resíduos e sujeiras derramados nas prateleiras. E para completar, faça uma limpeza com um pano macio e sabão neutro uma vez por semana em toda a parte interna do eletrodoméstico. 

Homem usa luvas de borracha a limpa a parte interna da geladeira
(iStock)

4 truques para tirar cheiro de geladeira

Se mesmo com a limpeza caprichada, o cheiro forte ainda persistir na geladeira, é válido usar alguns truques que podem ser feitos com itens simples de encontrar. Confira a seguir:

1. Café

O café pode ajudar a neutralizar os maus odores da sua geladeira. Coloque-o em pó ou em grão dentro de uma xícara ou vasilha – quanto maior a abertura da xícara ou da vasilha, maior é a eficácia para a eliminação do odor. Deixe o recipiente posicionado no fundo da prateleira, mas não encoste no metal. Troque a cada 30 dias.

2. Limão

O limão também é um grande aliado contra o mau odor. Use-o combinado com o café. Basta adicionar duas colheres de pó de café a meia xícara de chá de suco de limão. Deixe a mistura na geladeira por até três dias.

3. Vinagre de álcool

Depois da limpeza tradicional com água e sabão neutro que ensinamos lá no começo, use o vinagre de álcool para umedecer um pano. Passe o pano por todas as prateleiras, acabamentos e gavetas. O vinagre funcionará como um neutralizador de odores e vai ajudar a acabar com o mau cheiro na geladeira.

4. Neutralizadores de odores

Os neutralizadores de odores são vendidos nos mercados e geralmente utilizam carbono na composição, o que faz com que o mau odor seja eliminado. As recomendações de uso podem variar de acordo com o produto escolhido, portanto lembre-se de sempre seguir as indicações que estão na embalagem. 

Como evitar cheiro ruim na geladeira

Agora você já sabe como tirar cheiro da geladeira e o próximo passo é o que fazer para continuar assim. Além de se atentar à limpeza do eletrodoméstico, aí vão algumas dicas: 

  • Não guarde alimentos já preparados em pratos ou vasilhas abertas;
  • Não guarde a comida em panelas ou em caixas de delivery, prefira potes com tampas;
  • Use a tecnologia a seu favor! Em modelos em que há o botão ‘degelo’, acione a opção algumas horas antes de limpar e facilite todo o trabalho.

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.