homem apoiado na porta da geladeira

De repente, a geladeira parou de gelar! Água escorrendo, freezer descongelado e alimentos prestes a estragar… Viver esta situação é difícil, mas como saber se o gás da geladeira acabou? Será que é esse o problema do seu aparelho?

É interessante deter esse conhecimento antes de chamar um técnico ou até mesmo para evitar que o problema se agrave. Foi pensando nisso, que o Cada Casa Um Caso separou dicas importantes que ajudam a identificar alguns problemas com a geladeira. 

Entendendo o funcionamento da geladeira

Para começar, saiba que as geladeiras funcionam de forma que o gás fique circulando por todo o sistema continuamente. O processo acontece da seguinte maneira: 

  • o gás sai do compressor e segue seu caminho;
  • ele passa pelos condensadores (aquelas grades atrás da geladeira) e por todo o sistema da geladeira; 
  • isso cria um sistema de evaporação, que faz com que o calor seja absorvido;
  • por fim, volta ao compressor e irá começar tudo novamente.

Mas como saber se o gás da geladeira acabou?

O caminho do gás, como dissemos, é contínuo. Ou seja, se há falha nesse processo, a geladeira não cumpre sua função. Então como saber se o gás da geladeira acabou e é isso que está causando problemas? 

Bom, na verdade, não é que o gás – que se chama fluido refrigerante – tenha acabado. O que pode estar ocorrendo é um vazamento e, com isso, a geladeira perde eficácia. 

Veja como identificar se há fuga do gás: 

  • verifique se o motor da geladeira está funcionando. Ele fica posicionado atrás do eletrodoméstico. Caso esteja ligando, pode ser vazamento de gás;
  • desligue a geladeira da tomada e, em seguida, confira os condensadores. Veja se eles estão levemente aquecidos. Se estiverem todos muito frios, pode ser um indício que há fuga de gás;
  • o odor de gás na parte traseira da geladeira também é um indício de problemas. Seu cheiro é sutilmente adocicado. 
  • por fim, contrate uma assistência técnica especializada e peça um orçamento, que pode ter preços a partir de R$ 500,00 para substituição completa a depender do problema e modelo da geladeira. 

Além disso, a oxidação também pode ser a causa de vazamento de gás. Pontos de ferrugem e a deterioração natural podem causar oxidação nas paredes do tubo que levam o gás e aí o problema está instalado.

O que mais faz a geladeira parar de gelar?

Outros problemas podem fazer sua geladeira parar de gelar corretamente, tais como: 

  1. Borrachas de vedação danificadas: são aquelas que ficam em volta da porta e freezer.
  2. Porta fechada incorretamente: repare se há algo obstruindo o fechamento completo da geladeira e remova esses itens.
  3. Motor queimado: se o motor não ligar, pode ser uma das causas.
  4. Seleção de temperatura incorreta: a temperatura da geladeira deve ser ajustada de acordo com a temperatura ambiente. Em dias mais quentes, é ideal selecionar uma potência maior desse eletrodoméstico.
  5. Usar a geladeira para pensar: nada de abrir a porta diversas vezes e ficar pensando no que comer. Isso colabora para um maior consumo de eletricidade e má refrigeração.
  6. Falhas em componentes eletrônicos: uma simples falha em um componente eletrônico pode inutilizar o eletrodoméstico. No entanto, é importante que você não tente resolver sozinho. Conte sempre com o serviço de um profissional especializado.

No final, como saber se o gás da geladeira acabou não é tudo quando o assunto é falha nesse eletrodoméstico. Atente-se a vazamentos e utilize o aparelho de forma correta para evitar gastos necessários de energia e outros problemas. 

E já que o assunto é geladeira, aproveite para dar uma geral nela! Saiba como limpar por dentro e por fora e ainda como acabar com o mau cheiro impregnado

Continue por aqui e encontre truques de limpeza e soluções para todos os cômodos da sua casa!

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.