Como organizar despensa e manter tudo à vista
fevereiro 9, 2022 - 6 minutos de leitura.Setorizar alimentos ajuda a otimizar espaço nos armários e evitar gastos desnecessários.Você sabe como organizar despensa? Além de facilitar na hora de preparar os alimentos no dia a dia, a prática traz inúmeros benefícios. Entre eles, podemos citar: conservação de alimentos, diminuição de desperdício e gastos desnecessários.
É isso mesmo! Quando temos tudo à vista, há mais controle da data de validade e evitamos compras extras. O bolso agradece, ainda mais em tempos de crise na economia.
Outro aspecto que deve ser ressaltado é que, quando uma despensa é organizada, fica muito mais fácil cuidar da limpeza e da higienização dos alimentos, garantindo mais saúde para sua família.
Afinal, como organizar despensa e manter tudo à vista? É o que vamos te contar a seguir!
Como agrupar e organizar mantimentos?
O primeiro passo é retirar tudo que está na despensa e fazer uma boa limpeza para, só depois, recolocar cada item no seu devido lugar.
Feito isso, é hora de organizar os mantimentos. É momento de colocar os alimentos em grãos e pó em potes separados usando etiquetas com o nome de cada mantimento e, se puder, anote a data de validade.
Para que você não se perca na despensa e encontre facilmente todos os itens, é preciso agrupar os alimentos. Por isso, invista em cestos de acrílico, plástico ou palha. Quer ainda mais praticidade? Escolha cestos de cores diferentes para determinados alimentos.
Mais uma ideia é agrupar os potes e embalagens de alimentos por setores. Você pode seguir essa divisão:
- Arroz, feijão e macarrão
- Grãos e sementes
- Azeite, óleo e vinagre
- Enlatados
- Temperos
- Doces, biscoitos e salgadinhos
- Itens para o café da manhã
- Garrafas e caixas de bebidas
- Produtos extras para estoque
Como organizar despensa e armazenar cada grupo de alimentos?
Para itens em pó e grãos em geral, a dica é remover da embalagem original e armazenar em potes, de preferência, de vidro. Esse material não deixa cheiro e ainda permite que você visualize o que está guardado dentro do recipiente.
Esse cuidado é essencial. A embalagem aberta pode não garantir a durabilidade e a crocância dos produtos. Já um pote bem fechado protege da entrada de ar e ajuda a conservar melhor os itens.
Não tem potes de vidro? Sem problemas! Você também pode armazenar os alimentos em potes plásticos. Opte pelos transparentes, como os de vidro, para que você saiba exatamente o tipo de produto que está ali e quais são as condições de uso.
Uma boa pedida são os potes herméticos que, por conta da borracha na tampa, conseguem vedar bem os alimentos. Dessa maneira, aumentam o tempo de validade, protegem de agentes externos, como sujeira, poeira e dificultam a entrada de carunchos (bichinhos que se alimentam de grãos e cereais).
Em que parte do armário cada item deve ficar?
Muita gente acaba se perde ao tentar entender como organizar despensa. Onde colocar os potes mais usados? E os eletrodomésticos?.
Veja como organizar as prateleiras da despensa:
Prateleiras altas
Armazene coisas que você usa com pouca frequência, como estoques de papel toalha, papel alumínio, plástico filme, guardanapos e decoração de festas.
Também vale guardar panelas mais pesadas e formas de bolo que são usadas esporadicamente.
Além disso, a personal organizer Rosangela Kubota, da empresa Ro Organiza, sugere deixar eletrodomésticos nas prateleiras mais altas.

Prateleiras do meio
Aqui a ideia é manter tudo que você mais usa diariamente para cozinhar, como grãos em geral (macarrão, aveia e grão de bico e, principalmente, arroz e feijão), molhos, óleo, azeite, temperos, cereais, bebidas de caixinha.
Demais itens para café da manhã (pães, bolachas e biscoitos) também podem ficar nesse local. A dica da especialista é usar cestos para agrupá-los.

Prateleiras de baixo
Essa prateleira é ideal para guardar bebidas mais pesadas, como garrafas de água, leite, suco, refrigerante, porque é bem fácil de pegar e você não corre risco de sofrer acidentes.
Para facilitar a organização da sua despensa e tudo fique no lugar certo, siga a imagem abaixo:

O que deve estar mais à vista?
A organização da despensa é essencial exatamente para que você tenha tudo à mão e não gaste tempo procurando cada item, o que pode ser um verdadeiro caos, certo? Para que isso não aconteça, o mais indicado é separar em um espaço para armazenar o que você mais usa no dia a dia.
Geralmente, as prateleiras do meio são as indicadas para guardar os produtos que você mais usa no dia a dia por dois motivos: é de fácil acesso para pegar sempre o que precisar e tudo fica na altura dos seus olhos, ajudando bastante a economizar tempo e esforço.
Veja os alimentos que deve ficar mais à vista:
- Grãos
- Molhos
- Pães
- Guloseimas
- Cereais matinais
- Café
O que necessita de cuidado especial?
Com certeza, você teve vontade de comer algo e, quando foi pegar na dispensa, percebeu que estava vencido ou estragado, certo?
Isso acontece porque, muitas vezes, certos alimentos não são armazenados da maneira correta. Até aqueles que não necessitam de refrigeração precisam de cuidados especiais para manter sua qualidade de consumo.
Uma das causas do alimento estragar tão rapidamente é o local em que foi projetada sua dispensa. A recomendação é que a sua despensa fique em um local arejado e livre de umidade para que os produtos se conservem por mais tempo, ou seja, esses mantimentos não perecíveis pedem armazenamento em temperatura ambiente.
Entre os alimentos que podem ser guardados na despensa nessas condições estão: cereais, grãos, leite em pó, produtos defumados, biscoitos, enlatados e embaladas em vidro.
Por outro lado, há a questão da embalagem, pois alguns grãos, como macarrão, farinha de trigo, arroz, feijão e milho, são os alimentos preferidos dos carunchos, aqueles insetos que conseguem penetrar nos potes. Por isso, sempre mantenha esses produtos em potes herméticos.
Como organizar as compras em uma cozinha pequena?
Mesmo que você não tenha uma despensa, ou seja, um local apropriado para guardar alimentos, saiba que é possível adaptar um espaço que acomode todos os itens e deixe sua cozinha organizada.
Veja as dicas para organizar as compras em uma cozinha pequena:
- Prateleiras: use algumas prateleiras altas em alguma parede da cozinha para criar uma despensa suspensa;
- Armários suspensos: você pode guardar suas compras no armário convencional da cozinha, apenas separando os itens da parte de copos, pratos e outros itens;
- Armário de chão: já existem armários específicos para guardar alimentos feitos com portas e gavetas e que podem ser colocados em qualquer cantinho da cozinha;
- Estante: sabe aquelas estantes brancas ou de madeira com nichos usadas na sala? Dá pra colocá-la na vertical e armazenar os alimentos por setor;
- Despensa vertical: são aqueles nichos que ficam acoplados aos armários da cozinha, porém devem ser planejados com a ajuda de um profissional;
- Estante de metal: geralmente tem quatro prateleiras para armazenar alimentos e, cada uma suporta 20kg, além de dar um toque industrial ao ambiente.
Com uma despensa organizada não tem mais desculpas para encontrar o que você precisa na hora de cozinhar. Afinal, nada melhor do que manter cada coisa no seu lugar em todos os cantinhos da casa e garantir o bem-estar da sua família.
Acompanhe mais dicas de limpeza e organização por aqui e até a próxima!
Compartilhe este conteúdo com seus amigos.
Receba nossas novidades
Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.