mulher abrindo o armário da cozinha

Arrumar a casa já é uma tarefa, para muitos, desafiadora. Deixar os armários da cozinha em ordem, com todas as panelas, tampas, potes e utensílios no lugar, então, nem se fale. A tarefa pode ser uma missão impossível, já que as peças só tendem a aumentar e se apertar dentro de um espaço muitas vezes bem espremido e compacto. 

Outro problema – e com certeza você já passou por isso – é que as tampas dos potes e tigelas se perdem no meio do caminho e pra achá-las depois é um desafio.

organização do armário da cozinha
(iStock)

Se você, neste momento, está com a casa bagunçada, cheia de panelas, potes de plástico, pratos, copos e garrafas fora do lugar e não sabe o que fazer para botar tudo isso em ordem de uma vez, aprenda a organizar o armário da cozinha de forma prática! 

Como organizar pratos nos armários

Pratos são usados a todo momento, seja para fazer refeições ou pequenos lanches durante o dia, por isso eles precisam ficar próximos da mesa, porque facilita o acesso e os moradores da casa já sabem onde encontrá-los. Existem algumas dicas para organizar pratos:

  • Os pratos podem ser empilhados uns em cima dos outros, mas com os maiores embaixo e os menores em cima. Isso evita que o peso dos pratos mais pesados quebre os mais leves;
  • As pilhas de pratos podem ser guardadas em um armário ou em prateleiras expostas. A segunda ideia dá ainda um charme a mais à decoração; 
  • Outra sugestão é usar um suporte para pratos, que pode ser horizontal ou vertical. Esses itens já vêm com a separação para colocar cada prato no lugar, enfileirado, e deixam o armário mais organizado.

Como organizar as panelas no armário

Panelas costumam ocupar bastante espaço nos armários da cozinha mas, como são usadas quase todos os dias, o mais indicado é que fiquem perto do fogão. Há algumas opções para armazenar as panelas de forma prática e eficiente:

  • Empilhadas e guardadas no gabinete da pia, que geralmente fica ao lado do fogão; 
  • Penduradas em ganchos em cima do fogão ou da pia – e ainda ajudam na decoração;
  • Em gavetões que, além de evitar riscos, ainda ajudam na organização das tampas.

Como organizar armário de cozinha com pouco espaço

Existem algumas regras de como organizar armário de cozinha pequena e que são ótimas para colocar ordem em todos os tipos de acessórios e utensílios. Veja os detalhes na imagem abaixo:

infográfico de como arrumar armário da cozinha

Como limpar e manter a limpeza dos armários

Não adianta nada fazer aquela arrumação perfeita para cada item se as prateleiras estiverem sujas e empoeiradas. Afinal, não existe organização sem limpeza! Por isso, antes de colocar ordem na casa, você precisa aprender como limpar e manter a limpeza dos armários. 

Para limpar as prateleiras do armário, use um pano de microfibra umedecido em água com algumas gotas – ou borrife – de um limpador multiuso e aplique em cada uma delas, assim você tem certeza de que está eliminando todos os germes e bactérias das superfícies. Depois, é só finalizar com um pano seco para retirar o excesso de umidade.  

É recomendado que você faça essa limpeza das prateleiras a cada 15 dias. Essa manutenção serve para retirar poeira, sujeira e restos de comidas que podem cair dos potes. 

Agora que você já sabe como organizar os armários da cozinha de forma prática, nunca mais vai perder tempo procurando os itens perdidos. Boa organização e conte com a gente para mais dicas! 

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.