Panela de inox com macarrão sobre um fogão de inox

Na hora de montar a casa, escolher acabamentos das peças e eletrodomésticos que irão compor os ambientes é um passo importante. Sem dúvida, um dos materiais mais vistos na cozinha é o inox, presente em em pias, fogões, panelas e utensílios menores, como talheres. 

Além de moderno e durável, ele traz a sensação de sofisticação. Mas, na mesma proporção que salta aos olhos, muita gente desiste daquele conjunto de panela por receio de não saber como limpar inox. 

O inox pode, sim, ficar queimado, manchado e com uma sujeira difícil de sair. Mas nada é para sempre! Com umas dicas aqui, uns truques ali e os produtos certos para completar, você vai limpar as peças de inox e deixá-las brilhando de novo. 

Para te ajudar, montamos um guia de como cuidar dos seus itens de inox. Separamos dicas de limpeza para os problemas mais comuns de quem tem panela de inox ou outros utensílios feitos desse material. Vem ver nossas dicas de como limpar inox e ainda conservar as peças brilhando como novas por mais tempo! 

Como limpar inox: primeiros passos

A limpeza depende de qual objeto ou cantinho da casa estamos falando. O primeiro passo para limpar pia de inox é retirar todos os objetos de cima para que a tarefa fique mais fácil e você alcance até os locais mais escondidos. Se for uma panela ou mesmo o tampo do fogão, comece retirando os restos de alimento. 

E anote aí: como o inox é apropriado para suportar temperaturas mais altas, você pode potencializar a limpeza usando água quente, o que ajuda bastante a tirar sujeiras, manchas e gordura. 

Em contrapartida, o melhor é deixar a palha de aço de lado. A gente sabe que esse item já é parte da rotina de limpeza da casa, mas aqui ele pode até retirar a sujeira, só que vai deixar riscos pelo caminho. Opte por panos de material mais delicado ou limpe com o lado mais macio da esponja. 

Como limpar inox queimado

Vamos aos problemas do dia a dia, e o primeiro é o inox queimado. Uma das dicas mais divulgadas por aí para essa situação é usar o vinagre branco, que consegue remover a sujeira sem dificuldades. 

Para começar, jogue algumas de vinagre sobre a peça que está queimada e aguarde algumas horas. Depois disso, finalize com a limpeza convencional: detergente neutro (para tirar o cheiro forte do vinagre) e um pano de material macio, como a flanela. 

O queimado não saiu? Siga os mesmos passos, mas depois de deixar o vinagre agir, experimente esfregar o local mais afetado pela queimadura com uma escova de dentes velha. 

Você ainda pode fazer uma mistura em um copo de água com 2 colheres rasas de sal, 1 colher rasa de bicarbonato de sódio e cerca de 10 colheres de vinagre. Umedeça uma esponja macia no líquido e vá esfregando na parte queimada do inox. A técnica pode ser aplicada em pias, panelas, fogões e talheres. Por fim, retire o produto das peças e lave normalmente com detergente. 

Como limpar inox manchado

Manchas em acessórios e eletrodomésticos de inox podem incomodar bastante, porque ficam aparentes e são vistas de longe. Elas aparecem por conta da oxidação fácil das peças de inox. A boa notícia é que tem, sim, como limpar mancha de inox. 

Faça uma mistura de água morna com um pouco de bicarbonato de sódio. Depois disso, você vai perceber que a solução fica parecida com uma espuma. Passe essa pasta nas superfícies manchadas e, com a ajuda de pano macio e úmido, vá esfregando suavemente os locais afetados. Aí, é só secar com um pano limpo e pronto! 

Pia de inox com torneira aberta
(iStock)

Como limpar panela de inox

Panela de inox é bonita e até ajuda a compor a decoração, mas pede atenção e agilidade quando o assunto é limpeza, ou seja, notou que a comida ficou grudada no fundo? Limpe logo!  

A técnica é simples: retire o excesso de sujeira e coloque água e um pouco de detergente neutro na panela. Leve ao fogo baixo por alguns minutos. Retire a água e esfregue toda a panela delicadamente com o lado macio da esponja. O calor vai ajudar a soltar a sujeira do fundo e a limpeza ficará bem mais simples. 

Como limpar pia e eletrodomésticos de inox

Com certeza, a pia de inox é um clássico na maioria das casas brasileiras, isto porque é mais durável e fácil de limpar. Mas atenção, a tática é: sujou, limpou, porque se deixar acumular, a sujeira pode fixar e aí, sim, você terá trabalho dobrado. 

Para limpar pia de inox, pegue um pano com tecido leve – de preferência feito de microfibra – umedeça na água quente e vá fazendo movimentos circulares na pia toda. Se notar que há manchas mais resistentes, espalhe uns pingos de detergente neutro em toda a superfície e, com a ajuda do pano, vá esfregando a superfície delicadamente. Depois, é só enxaguar com mais uma leva de água quente e secar a pia para evitar manchas amarelas. 

Como limpar fogão de inox?

Fogão de inox também é outro clássico! E na hora da limpeza você pode seguir algumas das dicas que já demos por aqui. Por exemplo, o bicarbonato pode ser um aliado para tirar manchas, enquanto a mistura de água, vinagre e também bicarbonato ajuda a desengordurar o fogão, de acordo a Associação Brasileira de Aço Inoxidável (Abinox). 

Mulher limpando um fogão de inox com uma esponja verde
(iStock)

Além disso, assim como falamos para a pia e outros itens, siga a regra do sujou, limpou! Após o uso do fogão, espere a grade e o tampo esfriarem e limpe com água e detergente. Você ainda pode usar produtos específicos para limpeza do fogão, como desengordurantes. 

E quer mais uma dica simples e certeira? Depois de limpar, seque o tampo com papel toalha. Isso ajudará a não deixar marcas. 

Como conservar peças de inox

Como te contamos, o inox é um material bem resistente e traz mais elegância para a decoração da casa. Por isso, é importante saber como conservar inox para que as peças durem muito mais tempo, sem manchas, gorduras e ferrugem. 

  • Manter uma rotina frequente de limpeza é o segredo;
  • Evite usar palha de aço e produtos muito abrasivos;
  • Não esfregue as superfícies com tanta força; 
  • Panelas de inox não podem ficar expostas ao sol. 

Viu só como é fácil limpar inox? A última dica é também procurar produtos específicos para limpeza e polimento de peças de inox. Misturinhas podem ajudar, mas não há comprovação científica. Na dúvida, leia atentamente os rótulos dos produtos e siga as instruções de uso para evitar problemas. Ah, e não deixe de acompanhar nossos próximos conteúdos. Boa limpeza! 

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.