panela de ferro dentro de uma pia junto com outras louças sujas. A panela é vermelha.

Cozinhar é visto por muitos como um ato de amor e um momento que reúne a família. Mas, não há uma maneira de preparar alimentos sem sujar as panelas. E com o dia a dia e a intensidade de uso, elas podem ficar manchadas, riscadas ou criar “crostas” que parecem ser irremovíveis. Lendo isso, como limpar panela parece algo complicado e bem trabalhoso.

Mas não precisa ser assim. Entender quais itens usar, quais os melhores produtos e aprender alguns truques vai te ajudar na missão de como limpar panela de inox, de ferro e antiaderente sem sofrimento e sem estragar os materiais. 

Confira o manual que preparamos sobre como limpar panelas: 

Como tirar a crosta de comida grudada na panela?

pessoa passando palha de aço na frigideira suja de gordura
(iStock)

O primeiro passo na limpeza das panelas é, claro, retirar o restante de comida. Entretanto, nem sempre isso é tão fácil assim. Quem nunca passou o tempo de cozimento? Ou fez alimentos que grudaram no fundo da panela e parecem que vão ficar lá para sempre? Calma! Usando as técnicas corretas é possível remover todos resíduos de alimentos sem precisar perder o fôlego de tanto esfregar. 

Veja as dicas que valem para todos os tipos de panelas nessas situações:

  1. Encha a panela com água até que toda a parte com comida queimada ou grudada seja coberta;
  2. Acrescente um pouco de detergente neutro;
  3. Leve ao fogo baixo até ferver;
  4. Desligue e deixe esfriar;
  5. Esvazie a panela e esfregue suavemente. A sujeira deve estar amolecida e tornará o trabalho mais fácil.

E se for uma panela antiaderente?

Mesmo com o nome, até as panelas antiaderentes podem ficar engorduradas ou com restos de comida grudados no fundo. Nesse caso, não use palhas de aço ou esponjas abrasivas para esfregá-las e siga o passo a passo que acabamos de ensinar. 

Além disso, se notar que a comida está grudando ainda durante o preparo, você também pode desligar o fogo, mudar a comida que ainda não queimou para outro recipiente e já colocar água ou óleo na panela. Isso ajuda a soltar o que acabou de ficar grudado. Lave logo depois do uso. 

Excesso de sujeira retirado, vamos aos detalhes de como limpar cada tipo de panela! 

Como limpar panela de ferro e evitar ferrugem?

Comidas feitas nas panelas de ferro têm um gostinho especial, mas para preservar esse material é preciso alguns cuidados igualmente especiais, que vão da lavagem até o armazenamento e a secagem. Veja como:

  1. Limpeza de alimentos grudados
    Use um pouco de água morna para amolecer as crostas grudadas e, com uma bucha com detergente neutro, esfregue lentamente enquanto retira os resíduos que ficaram grudados. Se ainda não for suficiente, deixe de molho por cerca de 20 minutos antes de lavar a panela novamente.
  2. Comidas queimadas
    Para alimentos grudados e que criaram crostas, jogue um pouco de sal sobre os resíduos e leve ao fogo alto com algumas gotas de óleo por alguns segundos. Depois, com um papel toalha, remova a sujeira queimada.
  3. Panelas de ferro com início de ferrugem
    Esses casos são mais complicados e podem até afetar a qualidade dos alimentos. 
    Se a ferrugem estiver no início, a mistura de uma xícara de vinagre branco, bicarbonato de sódio (1 colher de chá) e água pode resolver. Depois de misturar, despeje na panela e deixe de molho por algumas horas. Após isso, esfregue com uma bucha grossa, palha de aço ou escova e dê maior atenção aos pontos mais afetados. 
    Em casos em que não é possível remover a ferrugem, é interessante considerar a troca da panela para preservar a qualidade e higiene dos alimentos preparados.
  4. Dicas para não deixar sua panela de ferro enferrujar
    O ferro oxida em contato com a água e cria pontos de ferrugem. Para evitar que isso aconteça, é importante secar bem e guardar as panelas de ferro em armários que não tenham umidade. Para evitar que algumas gotas de água fiquem no fundo, basta remover o excesso com um pano limpo e, depois, levar ao fogo até que toda a água evapore. Deixe a panela esfriar aberta, sem a tampa, e depois guarde no armário.

Como limpar panela de inox e de alumínio?

Depois do sabor de uma refeição bem preparada, outra grande satisfação é ver as panelas de inox e de alumínio brilhando novamente como novas. Então, se você tem dificuldades para retirar manchinhas ou marcas de queimado que acabaram aparecendo com o tempo nas panelas, siga esses passos:

  • Limpeza de crostas e resíduos grudados
    A higienização interna não tem segredo e você pode usar as dicas citadas acima, como usar água morna e detergente neutro para remover crostas de sujeira endurecidas e o truque do óleo com sal para remover as que ainda persistirem. 
  • Limpeza para brilho
    Para caprichar no brilho, deixe a panela de inox de molho com água quente e sabão neutro por uma hora. Depois, esfregue bem com uma bucha própria para lavar louças. Importante lembrar, que não é indicado que se use palha de aço para limpar panela de alumínio ou de inox. Elas também não devem ser areadas. Esse é um erro comum e que desgasta os materiais, além de criar pequenos riscos que com o tempo irão aumentar.
  • Como remover manchas e devolver o brilho para panelas de alumínio e de inox?Um polidor de metais e alumínios pode ser a solução para mudar a aparência opaca de suas panelas, eliminar as manchas mais difíceis e devolver o aspecto original do material

Com a panela bem lavada, escolha um produto indicado para esse tipo de metal e aplique da seguinte maneira: agite o frasco do produto. Coloque um pouco do polidor em um pano macio. Espalhe o produto por toda a panela. Se preciso, umedeça o pano novamente com o polidor. Esfregue o pano na panela fazendo movimentos circulares até perceber que a área recuperou o brilho. Em áreas manchadas, esfregue mais vigorosamente e com um pouco mais de produto.

pessoa passando esponja na panela suja dentro da pia
(iStock)

Atenção: após o procedimento, lave a panela novamente e enxague com água abundante para que não fique nenhum resíduo do limpador nos utensílios de cozinha. Não use esponja ou panos que possam arranhar a panela durante a limpeza.

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.