Mulher, usando uma luva de limpeza rosa, limpa a porta de um forno com um pano amarelo

Para quem gosta de ver todos os ambientes limpinhos, se deparar com o forno sujo, engordurado e cheio de manchas pode ser um verdadeiro incômodo. Além disso, o hábito de manter o forno limpo está bastante relacionado a higiene e saúde dos moradores, porque se não houver limpeza periódica e adequada, o local é alvo fácil para a proliferação de germes e bactérias.

Imagina só essa outra situação: você agenda um encontro com familiares e amigos na sua casa e, quando abre o forno para assar alimentos, percebe que está coberto de sujeiras difíceis de serem removidas? Então, se você quer evitar esse momento desagradável e cuidar da saúde, veja 6 dicas para limpar forno de forma rápida e eficiente no dia a dia. 

1. Como limpar forno muito sujo?

O primeiro passo obrigatório é tirar o excesso de sujeira e os restos de comida e gordura com a ajuda de uma espátula de plástico. Assim, quando você for aplicar os produtos seguintes, a limpeza será bem mais fácil. Mas atenção: passe a espátula com cuidado para não remover a tinta do forno e evitar arranhões.

2. Como limpar forno com gordura queimada?

Para tirar a gordura queimada do forno, que geralmente fica incrustada nas paredes e no fundo, faça uma mistura de vinagre branco com bicarbonato de sódio e borrife em todos os cantinhos do forno. Espere agir por 10 minutos e tire o excesso de gordura queimada com a parte amarela da esponja. Finalize passando um pano macio limpo e úmido ou papel toalha.

3. Como limpar forno com manchas?

Viu que o forno tem algumas manchas de ferrugem? Não se desespere! Antes de dormir, coloque algumas gotas de vinagre de maçã na área manchada até cobri-la totalmente. No dia seguinte, passe um pano macio úmido ou papel toalha para retirar o produto.

4. Como limpar grades e vidro do forno?

Para limpar grades e vidro do forno, você só precisa de dois ingredientes: água e detergente neutro. Umedeça a parte mais macia da esponja com água e algumas gotas de detergente. Passe delicadamente em cada fileira da grade e vá tirando os resquícios de gordura. Repita o mesmo procedimento no vidro do forno. Nunca use a parte mais áspera da esponja, pois pode causar arranhões no eletrodoméstico. Finalize com um pano úmido limpo.

Mulher usa uma luva de limpeza amarela para limpar a porta de um forno
(iStock)

Você pode fazer essa etapa da limpeza também como uma finalização depois de retirar os excessos de sujeira como explicamos nos itens acima.

5. Como manter o forno sempre limpo?

Existem algumas táticas que podem facilitar a manutenção da limpeza do forno. Aí, quando você fizer as limpezas periódicas, a sujeira será removida com mais facilidade. Saiba como manter o forno sempre limpo:

  • Programa uma limpeza semanal do forno para evitar acúmulo de sujeira;
  • Se possível, sempre que colocar algo para assar no forno, use uma tampa;
  • Antes de usar o forno, cubra o fundo com papel alumínio para evitar respingos;
  • Viu que caiu alguma gota de gordura no forno? Limpe o quanto antes;
  • A dica acima também vale para respingos de massas de bolo, por exemplo.

6. Quais produtos usar para limpar forno?

Sempre recomendamos que você use produtos certificados para evitar qualquer tipo de acidente ou mesmo para manter a eficácia da limpeza. Veja abaixo quais itens indicados e seguros usar para limpar forno:

  • Detergente neutro
  • Limpador desengordurante
  • Aerosol limpador
  • Limpa forno
  • Limpa vidros
  • Pano de microfibra
  • Papel toalha
  • Esponja macia
  • Luvas de borracha

Com esses produtos em casa, seu forno vai se manter limpo e terá vida útil prolongada por anos e anos. E não se esqueça: a limpeza de um lar reflete no cuidado e higiene com a família. Cuide bem de quem você ama com as nossas dicas de limpeza e organização!

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.

Artigos Relacionados

Um pernilongo está picando a mão de uma pessoa.
Área ExternaCozinhaCuidados com a casaQuarto

5 dicas de como espantar pernilongos em casa

casal sentado no chão da cozinha
Área ExternaBanheiroCozinhaCuidados com a casaMorar juntoMorar sozinhoOrganizaçãoQuarto

Dia de faxina! Dicas de limpeza e organização da faxina pesada

Um pernilongo está picando a mão de uma pessoa.
Área ExternaCozinhaCuidados com a casaQuarto

5 dicas de como espantar pernilongos em casa

casal sentado no chão da cozinha
Área ExternaBanheiroCozinhaCuidados com a casaMorar juntoMorar sozinhoOrganizaçãoQuarto

Dia de faxina! Dicas de limpeza e organização da faxina pesada