mulher tentando apagar fogo no forno

Quem nunca esqueceu um alimento no fogo até queimar que atire a primeira esponja! Depois disso há restos de comida grudados nas grades, aquele cheiro de fumaça… E agora, como limpar forno queimado? 

Não é preciso desespero, pois o Cada Casa Um Caso preparou um manual completo de como resolver esse problema. Confira a seguir e deixe o seu forno limpinho novamente para a próxima refeição.

O que você vai precisar

Antes de aprender a como limpar forno de fogão queimado, anote aí os itens essenciais para essa tarefa:

  • produto desengordurante próprio para cozinha;
  • bucha;
  • pano macio;
  • bicarbonato de sódio;
  • detergente neutro.

Passo a passo de como tirar crosta de comida queimada do forno

Vamos às dicas de como limpar forno queimado. Antes de qualquer coisa, espere o forno esfriar completamente e, só depois, comece a limpeza. Ah, lembre-se ainda de retirar o equipamento da tomada e desligar o gás, afinal, segurança nunca é demais!

Agora, use o desengordurante próprio para cozinha. Esse produto será seu grande aliado porque é desenvolvido para remover as sujidades mais difíceis. Veja como limpar forno queimado de forma simples: 

  • aplique o desengordurante com borrifadas diretamente sobre as crostas no forno; 
  • deixe agir por alguns minutos; 
  • em seguida, passe o pano macio para remover o produto junto com a sujeira; 
  • se houver crostas difíceis de remover, use o produto novamente e esfregue com uma bucha. 

Caso, não tenha em mãos um produto desengordurante, esse passo a passo de como limpar forno queimado pode ser feito com um pouco de água misturada com bicarbonato de sódio. No entanto, saiba que essa não é a solução mais eficiente para o problema. 

As grelhas e chapa de metal devem ser retiradas do forno e podem ser lavadas na pia. Para tal, use água e detergente neutro e esfregue com a esponja de lavar louças. Lembre-se de esperar que os itens sequem completamente antes de devolvê-los ao forno.

Como neutralizar o cheiro de queimado no forno?

pessoa tirando bandeja de biscoitos do forno
(iStock)

Mais uma vez, recorrer a um limpador de cozinha pode ser a melhor saída, pois esses produtos já contam com fragrâncias que neutralizam os odores. 

Desse modo, depois que terminar de remover a sujeira pesada com o passo a passo de como limpar forno queimado, aplique o limpador em um pano limpo e passe suavemente por toda a parte interna do forno para eliminar o cheiro. Não é preciso enxaguar ou remover o produto, deixe-o secar naturalmente.

Agora se o odor já se espalhou pela casa e impregnou nos ambientes, você mais uma vez pode usar bicarbonato ou apostar no truque do pão embebido em vinagre. Veja os detalhes em como acabar com cheiro de queimado da casa

Como evitar que a comida transborde e suje o forno novamente?

Bem, é óbvio que a melhor maneira de evitar que o seu forno fique todo sujo é não deixar que a comida queime ou derrame lá dentro. Mas aqui vão mais algumas sugestões para evitar acidentes na hora de cozinhar: 

  • programe alarmes no celular que indicam os momentos de conferir a receita e desligar o forno;
  • use formas fundas para assar bolos ou carnes. Desse modo, é mais difícil do alimento escorrer para fora;
  • nunca esquente ou asse o alimento diretamente sobre a chapa de metal. O ideal é sempre usar formas;
  • Limpe o seu forno ao menos uma vez por semana. Desse modo, evita-se que resíduos de alimentos fiquem carbonizados e deem cheiro de queimado ao forno.

As dicas de como limpar forno queimado te ajudaram? Então, aproveite e confira também como limpar fogão e desentupir os queimadores do aparelho. Ih, foi o forno que entupiu? Também temos um conteúdo sobre isso para você

Com o Cada Casa Um Caso, as tarefas do seu lar ficarão mais fáceis de encarar! Te esperamos na próxima!

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.