Mulher usa um pano azul para limpar o fogão

Um fogão limpo traz sensação de aconchego e bem-estar para a cozinha, ainda mais depois que você fez aquela refeição completa para a família, né? Durante a preparação, é natural que o fogão fique opaco, cheio de respingos de gordura e com algumas manchinhas de restos de comida. Mas você sabe como limpar fogão? É isso que vamos ensinar no texto de hoje!

Sem dúvida, o brilho do fogão de inox deixa a cozinha bem mais bonita. Para manter o fogão sempre limpo e brilhando, não é preciso muito. Basta incluir alguns cuidados e produtos na rotina para acabar de vez com manchas e gordura. Leia todas as nossas dicas de como limpar fogão.

Quais produtos usar para limpar fogão?

Na hora de limpar as manchas e gordura do fogão, muita gente ainda tem dúvida e sai comprando vários produtos que são descartados. Na verdade, itens bem simples, baratos e que você já usa no dia a dia bastam para deixar o fogão limpinho de novo. São eles:

  • Esponja macia
  • Pano de microfibra
  • Papel toalha
  • Detergente neutro
  • Desengordurante

Como tirar manchas e gordura do fogão?

Para começar, é sempre bom lembrar que existem dois tipos de painel: o fogão de inox e o fogão de vidro. Cada um deles demanda uma limpeza com produtos diferentes.

Como limpar fogão de inox

Borrife um limpador com desengordurante em toda a superfície do painel e deixe agir por alguns minutos. Retire o produto com um pano de microfibra ou a parte amarela da esponja. Passe um pano úmido limpo e, para finalizar, um pano seco ou papel toalha. Além de limpar as manchas e gordura, o desengordurante ajuda a devolver o brilho do fogão.

Já a Associação Brasileira de Aço Inoxidável (Abinox) dá algumas receitinhas que também podem ajudar na limpeza do fogão de inox:

  • Junte a um copo de água 2 colheres rasas de sal, 1 colher rasa de bicarbonato de sódio e 10 colheres de vinagre. Com a esponja macia e umedecida na mistura, limpe delicadamente a parte suja do inox. Vale também para tirar gordura de pias e outras superfícies de inox. Finalize com um pano úmido limpo e deixe secar;
  • Outra opção é usar bicarbonato de sódio, água oxigenada cremosa e limão. Coloque o bicarbonato diretamente nas áreas manchadas do inox. Em seguida, pingue algumas gotas de água oxigenada e limão em cima do bicarbonato e misture com uma esponja macia. Deixe agir por cerca de 20 minutos e esfregue o inox com delicadeza. Por fim, passe um pano úmido limpo ou papel toalha.

Veja no vídeo como limpar fogão com bicarbonato de sódio:

Nós também já listamos por aqui mais dicas de como limpar inox que podem ser usadas no fogão. Entretanto, apesar de as receitas caseiras serem populares, é melhor optar por produtos certificados e destinados a esse fim para evitar qualquer danos aos materiais do fogão e também alergias.

Como limpar fogão de vidro

Aplique algumas gotas de detergente neutro no painel e, com a ajuda de um pano macio úmido, faça movimentos suaves para evitar arranhões. Lave o pano e passe novamente no fogão. Depois, é só passar um pano seco ou papel toalha para deixar tudo bem sequinho.

Mulher usa uma esponja para limpar tampo do fogão
(iStock)

Como preservar o fogão limpo?

Ninguém quer ver um fogão novinho estragar, certo? A limpeza adequada do painel ajuda a prolongar a vida do equipamento. Por isso, é essencial tomar alguns cuidados para deixá-lo em bom estado e limpo por muito mais tempo. Saiba como preservar o fogão e acabar com manchas e gordura:

  • Faça uma limpeza superficial todos os dias depois das refeições;
  • Inclua a limpeza mais profunda do painel na faxina da casa;
  • Evite usar a parte verde da esponja para não tirar o brilho do painel;
  • Não use palha de aço na limpeza, pois ela causa arranhões no fogão;
  • Não use produtos abrasivos, como álcool, solvente e água sanitária;
  • Sempre seque o fogão com um pano macio seco ou papel toalha;
  • Não jogue água direto no painel para evitar enferrujar ou oxidar.

Com essas dicas de como limpar fogão, você consegue manter o eletrodoméstico limpo, higienizado e perfumado e funcionando por muito mais tempo. E, claro, pronto para preparar refeições deliciosas para toda a família.

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.