pessoa limpando o fogão

Com certeza, se você é responsável pelas tarefas domésticas, já teve dúvidas sobre como limpar fogão de inox. Com o uso frequente no dia a dia, o eletrodoméstico costuma ficar engordurado e, se não for higienizado da maneira correta, pode ficar com sujeiras impregnadas e difíceis de sair. 

Além disso, é preciso saber qual é o melhor produto para limpar fogão inox, pois qualquer descuido causa novas manchas e arranhões, deixando o item com marcas definitivas. 

Mas não se preocupe! Vamos dar todas as dicas necessárias para você saber como limpar fogão de inox muito sujo. Acompanhe. 

Quais os produtos ideais para limpar fogão de inox e o que evitar?

Antes de mais nada, para fazer uma limpeza eficiente, espere o fogão esfriar completamente para começar a aplicar os produtos. Essa medida é importante para evitar danos extremos ao esmalte e à pintura do aparelho e deixar seu fogão sempre limpinho, conservado e brilhando. 

Para que seu fogão fique limpo sem riscos, não faça a higienização com produtos que contenham formulações abrasivas, como álcool, solventes, água sanitária, acetona, saponáceos e amoníacos. 

Portanto, se você precisa aprender como limpar o inox do fogão, veja quais produtos colocar na sua lista de compras:

  • pano de microfibra;
  • esponja macia;
  • detergente neutro;
  • desengordurante;
  • vinagre branco;
  • bicarbonato de sódio;
  • sal.

Como limpar fogão de inox do jeito certo?

pessoa limpando o fogão
(iStock)

Em primeiro lugar, para fazer uma limpeza eficiente, retire todas as peças móveis do fogão, como as grelhas e as bocas. Em seguida, coloque tudo de molho em água quente e algumas gotas de detergente neutro por 20 minutos. O produto consegue remover sujeiras maiores e ainda tem poder desengordurante. 

Abaixo, veja os passos seguintes da nossa lista de dicas de como limpar fogão de inox:

Em caso de gordura

Percebeu acúmulo de gordura no seu fogão de inox? Basta passar um pano úmido com água e algumas gotas de desengordurante sobre o inox. O produto é recomendado para deixar o inox profundamente limpo, brilhante e livre de resíduos de gorduras.

Outra sugestão é fazer uma mistura de vinagre branco e bicarbonato de sódio e mexer até formar uma pastinha. Com a ajuda de um pano macio, aplique a solução em todo o inox e finalize passando um pano úmido em água. 

Em caso de arranhões

De fato, o fogão pode ser vítima de arranhões a qualquer momento, ainda mais se você costuma limpá-lo com esponjas muito ásperas. Porém, é bem fácil eliminar os riscos. Saiba como limpar fogão de inox riscado: 

  • o primeiro passo é retirar o excesso de sujeira do inox;
  • em segundo lugar, passe uma esponja umedecida em água e algumas gotas de detergente neutro e esfregue o inox suavemente para remover os arranhões; 
  • depois, coloque um pouco de bicarbonato de sódio e aguarde 10 minutos; finalize retirando o produto com um pano úmido.

E se o fogão estiver muito sujo?

Precisa saber também como limpar fogão de inox muito sujo? Geralmente, quando o fogão não é limpo no dia a dia, com o tempo, podem surgir manchas de queimado que parecem impossíveis de serem eliminadas. Mas tem um jeito de resolver. Olha só: 

  • em um copo de água, misture 2 colheres de sopa de sal, 1 colher de bicarbonato de sódio e 10 colheres de vinagre branco; 
  • aplique a solução no inox do fogão e, com a ajuda de uma esponja macia, esfregue com cuidado, fazendo movimentos circulares; 
  • retire os produtos do inox, passando um pano macio e limpo, umedecido em água; 
  • finalize passando um pano seco no fogão. 

Como manter o seu fogão de inox sempre limpo?

Para finalizar, além de saber como limpar fogão de inox, vale seguir essa listinha de cuidados para que ele siga brilhando no dia a dia:

  • limpe o fogão todos os dias, assim que terminar de cozinhar;
  • caiu uma sujeira no fogão enquanto você cozinha? Limpe imediatamente; 
  • forre a parte de cima do fogão com papel alumínio para evitar sujar o inox;
  • uma vez por semana, lave as grelhas e bocas com água quente e detergente;
  • nunca deixe o inox do fogão úmido ou mesmo molhado. 

Aprenda também todos os truques de como limpar fogão de vidro e veja um vídeo com um truque certeiro para acabar com a gordura no tampo de inox. 

Outras duas etapas essenciais na hora de limpar o fogão é saber como desentupir boca de fogão e como limpar forno

para que você continue preparando refeições sem riscos à saúde. 

E, se você precisa aprender como limpar cooktop, fizemos um artigo especial com as melhores dicas para manter esse eletrodoméstico livre de sujeiras e bactérias indesejadas. 

E aí, gostou das nossas dicas de como limpar fogão de inox e todas as outras? Agora não tem mais perrengue na hora de remover aquelas sujeiras incrustadas no eletrodoméstico e que, muitas vezes, podem passar a impressão de descuido com a casa. 

Boa limpeza por aí e até mais! 

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.