espremedor elétrico com laranjas

Para apreciar um belo suco natural é preciso acertar nas escolhas de frutas maduras e também saber como limpar espremedor de frutas e centrífuga. Sem os cuidados corretos, os aparelhos acumulam sujeiras e mau cheiro, e isso pode arruinar e contaminar suas bebidas. 

Para te ajudar, o Cada Casa Um Caso preparou um tutorial completo que guia a limpeza desses itens! Acompanhe a seguir. 

Tipos de espremedor de frutas e centrífugas

De antemão, é importante entender que existem tipos diferentes de espremedor de frutas. O mais simples tem uma espécie de cone e faz com que a laranja seja espremida com a força das mãos, que empurra a fruta cortada ao meio contra o cone. Esse tipo pode ser manual ou elétrico, quando o cone gira sozinho, facilitando o trabalho. 

Já os mais complexos, geralmente de uso profissional, mas que também podem fazer parte da sua cozinha, têm lâminas e funcionam como uma espécie de extrator de suco. 

espremedor elétrico de frutas
(iStock)

E ainda temos a centrífuga, aparelho no qual você coloca os pedaços de frutas e ele extrai o suco, separando o bagaço. 

Neste artigo sobre como limpar espremedores de frutas e centrífuga vamos focar nos modelos elétricos. Para o espremedor manual, a limpeza pode ser feita com detergente e bucha para lavar louças, tendo o cuidado de não riscar o material. 

Como limpar espremedor de frutas no dia a dia?

mulher usando espremedor de laranja
(iStock)

Os espremedores de frutas devem ser lavados imediatamente após o uso, assim você evita que os resíduos endureçam e fiquem difíceis de serem removidos. 

Entretanto, antes de prosseguir, recomendamos que leia atentamente o manual do seu equipamento e siga as instruções do fabricante. 

Vale ressaltar que as dicas deixadas aqui são gerais e constam na maioria dos manuais de instrução. Mas, em caso de dúvida e para evitar qualquer problema, siga as orientações do fabricante do seu aparelho.

Produtos necessários

Como limpar cada peça do espremedor de frutas?

  • Primeiro remova o eletrodoméstico da tomada.
  • Em seguida, desmonte o equipamento, retirando todos os acessórios removíveis, que podem ser limpos com detergente neutro e esponja macia.
  • Se o seu espremedor for do modelo com lâminas, saiba que geralmente as lâminas não são removíveis. Ainda assim, com cuidado, faça a limpeza também com uma bucha macia e detergente neutro.
  • Após isso, com uma escova de cerdas macias e um pouco de detergente neutro, limpe a base interna do espremedor. 
  • Novamente, com um pouco de detergente neutro e uma esponja não abrasiva, lave a jarra onde o suco fica depositado (por dentro e por fora).
  • Por fim, antes de devolver as peças para o aparelho, certifique-se de que todas estejam secas. Elas podem secar naturalmente no escorredor ou com o auxílio de um pano de prato seco e limpo.

Limpeza externa

Seguindo com as dicas de como limpar espremedor de frutas, chegamos à parte externa. A tarefa aqui é simples. A limpeza pode ser feita tanto com álcool como com o limpador multiuso. Basta aplicar esses produtos em um pano de microfibra e esfregar o utensílio.

No entanto, esses agentes de limpeza nunca devem ter contato com a área interna do aparelho. 

Centrífuga de frutas: como limpar?

pai e filho usando espremedor-elétrico na cozinha
(iStock)

A limpeza da centrifuga de frutas é bastante semelhante com o processo de higienização do espremedor. Veja todos os detalhes.

Limpeza interna da centrífuga

  • Desligue o aparelho.
  • Jogue fora o bagaço das frutas da centrífuga. 
  • Após isso, com uma escova de cerdas macias e detergente neutro, esfregue a jarra internamente, a lâmina e o coletor (se alguma dessas peças for desmontável, prefira remover para otimizar a limpeza).
  • Por fim, enxágue com água corrente todos os itens e deixe secar naturalmente em local bem arejado.

Limpeza externa da centrífuga

A parte externa (motor) da centrífuga de frutas pode ser limpa com a ajuda de um pano macio com álcool ou com um limpador multiuso. Faça isso com o aparelho ainda desligado da tomada. 

Mas vale o cuidado de nunca deixar esses produtos entrarem em contato com a parte interna da centrífuga ou com outros acessórios que armazenem ou processem os alimentos diretamente.

Mas como tirar mau cheiro de centrífuga e espremedores de frutas?

Bom, já que mostramos como limpar espremedor de frutas e centrífuga, mas ainda há um ponto que merece atenção: o mau cheiro. Com a limpeza correta, como detalhamos nesse artigo, ele não vai aparecer. 

Mas se o seu aparelho já está exalando um aroma ruim, saiba que pode ter sido descuido na lavagem ou na secagem – essa deve ser feita, de preferência no escorredor de louças, em local arejado, ou com um pano de prato bem limpo para evitar umidade e possível proliferação de fungos e bactérias. 

Além de redobrar o cuidado na limpeza, um bom truque para eliminar maus odores é deixar os acessórios que têm contato direto com a fruta de molho em água e detergente neutro por até uma hora. Após isso, siga normalmente o passo a passo que já orientamos.

Pronto! Agora você já sabe como limpar espremedor de frutas e centrífugas! Mas antes de ir embora, confira também como limpar processador de alimentos e todos os truques sobre como lavar liquidificador e ainda como eliminar cheiro de alho do utensílio. 

Até a próxima! 

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.