pessoa lavando caneca na pia com esponja de limpeza

Engana-se quem pensa que não é preciso saber como limpar esponja de cozinha depois de lavar a louça. Não é só porque o acessório está sempre em contato com água e detergente que deixa de absorver impurezas e procriar microorganismos. 

Para comprovar, um estudo feito em 2017 pela Devry Metrocamp, em Campinas (São Paulo), revelou que, com apenas 15 dias de uso, a esponja não higienizada acumula cerca de 680 milhões de fungos e bactérias, possíveis causadoras de diarreia, febres e mal-estar. 

Portanto, é hora de aprender como higienizar a esponja de louça da maneira correta para evitar riscos à saúde e manter a limpeza da sua cozinha em dia. Vem ver nossas dicas! 

Como higienizar a esponja de louça?

Existem métodos bem simples e práticos de como limpar esponja de cozinha e se livrar das bactérias de uma vez por todas. Separamos 3 dicas que você consegue fazer em casa:

  1. Microondas: passe água na esponja e remova todo o excesso de detergente. Mergulhe a esponja em uma mistura de meia colher de água sanitária e 250 ml de água. Espere cinco minutos, retire a esponja da mistura, torça bem e coloque no microondas por um minuto;
  2. Água quente: lave a esponja com detergente e torça para tirar o excesso de líquido. Mergulhe em um recipiente com água quente e deixe por 5 minutos. Retire a esponja da água quente, lave com água fria, torça novamente e deixe secar em cima da pia;
  3. Deixe no sol: como o calor ajuda a eliminar bactérias e fungos, uma boa saída para limpar a esponja é deixá-la no sol. Lave bem com água e detergente, torça para escorrer toda a água e coloque em um cantinho ensolarado da casa até secar;
  4. Vinagre de álcool: para começar, lave bem a bucha com detergente e retire o excesso de água. Em um recipiente, junte 250 ml de água, 3 colheres de vinagre e deixe agir por 2 horas. Passe a esponja em água corrente, torça e deixe secar.

Quando fazer a limpeza da esponja?

mulher lavando louça com uma esponja verde
(iStock)

Além de saber como limpar esponja de cozinha, é importante colocar isso na rotina. O indicado é higienizar esse item todos os dias para que os germes não se acumulem com tanta facilidade. 

Ainda temos mais uma dica: o melhor horário para fazer isso é no período da noite, quando você já terminou todas as tarefas na cozinha. 

Quando é preciso trocá-la?

Se você costuma lavar pouca louça no dia a dia, a esponja pode durar, no máximo, 15 dias. Por outro lado, se a sua família é grande e, por isso, há um volume maior de louça na pia, o tempo diminui. O ideal é trocar o item a cada 5 dias. 

Entendeu, né? O recomendado é não passar do tempo de uso, justamente para evitar o acúmulo de bactérias e, consequentemente, a transmissão de doenças.

Diante disso, uma boa dica é incluir a esponja da cozinha na lista de compras de produtos de limpeza uma vez por mês, em média. Assim, você sempre terá uma bucha reserva em casa na hora da troca. 

Como armazenar a esponja entre uma louça e outra?

Depois de lavar a louça do dia é o momento de colocar em prática as dicas de como limpar esponja de cozinha. Feito isso, atenção ao guardar a bucha. 

Após a higienização, torça bem e guarde em um local seco para escorrerem as últimas gotinhas de água. 

Uma boa dica é deixar a bucha em cima do escorredor ou em uma grade vazada. Já existe um suporte feito para guardar a esponja dentro da pia e que pode ser encontrado facilmente em lojas de produtos para a casa. 

Gostou da dica de hoje? A importância de saber como limpar a esponja da cozinha também diz respeito ao cuidado com a saúde da sua família. 

Nosso objetivo é descomplicar a limpeza e organização para que sua casa seja sempre o melhor lugar do mundo! Continue acompanhando os próximos artigos. Até lá! 

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.