Um homem está no escritório com seu copo térmico com café fresco.

O copo térmico está em alta. Se já era um queridinho de quem aprecia um café quentinho, ganhou também espaço nas baladas e bares. Vira e mexe está na mão de alguém nas redes sociais. Mas, para que ele te acompanhe em todos os momentos, é preciso saber como limpar copo térmico. 

Manter a limpeza em dia ajuda a acabar e prevenir o mau cheiro e ainda contribui para que o item dure mais. Por isso, selecionamos uma série de dicas práticas de como limpar copo térmico para você. Confira a seguir. 

Produtos e materiais necessários para higienizar o copo térmico 

Para começar, aí vai uma lista do que não pode faltar na hora de higienizar o seu copo térmico, seja uma limpeza profunda, ou mesmo a diária:

  • água morna;
  • detergente neutro;
  • esponja macia;
  • bicarbonato de sódio;
  • produto próprio para limpar inox;
  • escova de cerdas macias (existem modelos próprios para limpar garrafas e copos). 

Mas afinal, como limpar todas as partes do copo térmico?

O copo térmico contém partes removíveis. Portanto, para a limpeza e higienização do item, o melhor é desmontá-lo e lavar cada uma dessas partes. Assim, conseguirá fazer uma limpeza profunda. 

Veja como limpar copo térmico passo a passo: 

1. Como abrir copo térmico

Esse tipo de copo conta com um sistema que isola a temperatura, mantendo a bebida quente ou gelada por um período – geralmente de três a quatro horas. O copo térmico para cerveja Stanley, por exemplo, tem um vácuo entre as paredes e isso impede a troca de temperatura. 

Eles ainda contam com uma tampa para vedação. Por isso, vale saber como abrir copo térmico para evitar danos. Se forçar a tampa, há risco de comprometer essa vedação. 

Confira no manual como é a forma correta de abrir o seu copo térmico. No entanto, a forma mais comum é apenas girando e puxando levemente para cima. 

Copo aberto, vamos para a limpeza em si. 

2. Como limpar a tampa do copo térmico

Um homem está segurando um copo térmico branco. É possível ver sua mão e o copo apenas.
(iStock)

Seja seu copo térmico para cerveja ou um copo térmico para café, é importante que ele esteja sempre higienizado. A falta de cuidados pode resultar em acúmulo de resíduos, germes e bactérias. 

Comece a limpeza pela tampa. Para isso, basta lavar a peça normalmente com bucha de lavar louça e detergente neutro. Depois, enxágue e deixe secar.

Agora, se o seu copo estiver com odor ruim, a causa pode estar na tampa também. Portanto, siga estes passos se a lavagem leve indicada acima não for o suficiente:

  • vire a tampa com a “boca” para cima e encha de água;
  • adicione uma colher de sopa de bicarbonato de sódio;
  • deixe a mistura descansando na tampa por cerca de 30 minutos e enxágue;
  • após isso, com a ajuda de uma escovinha, esfregue suavemente a vedação de borracha, usando água e detergente neutro (se possível, remova essa vedação e esfregue ambos os lados);
  • por fim, enxágue novamente e deixe secar antes de montar a tampa no copo devidamente limpo.

Atenção: ao tentar acabar com maus odores ao buscar como limpar copo térmico, nunca use sapólios ou água sanitária. Essas substâncias podem danificar o material.

3. Como limpar copo térmico por dentro

A limpeza interna é simples e pode ser feita com uma escova – já há modelos próprios para isso. Aprenda como limpar copo térmico por dentro: 

  • umedeça a escova e coloque um pouco de detergente neutro; 
  • esfregue bem até o fundo do copo. Para as paredes internas, suba e desça a escova, sem pressa; 
  • por fim, enxágue em água corrente.

No entanto, se o copo ainda estiver com odor ruim, é preciso recorrer novamente ao bicarbonato de sódio. Depois da lavagem, encha o copo com água morna e despeje três colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Feche-o, e deixe descansar por até uma hora. Finalize lavando mais uma vez. 

4. Como limpar copo térmico por fora

Para a parte externa, use, mais uma vez, água e detergente neutro. Limpe o copo apenas com a parte macia da bucha. Palhas e esponjas de aço não devem ser usadas nesse tipo de procedimento. 

Além disso, se o seu copo for de inox, use um produto limpador de inox para conferir brilho e remover manchas. Mas é importante seguir as recomendações do fabricante do seu copo térmico, pois a indicação desse tipo de produto pode variar, de acordo com a marca.

Como lavar o copo térmico pela primeira vez antes do uso?

Uma mulher com visual moderno usa um casaco despojado e óculos amarelos brilhantes. Ela está prestes a dar uma golada em seu copo térmico.
(iStock)

A primeira lavagem do seu copo é um procedimento de higiene importante. Veja como limpar copo térmico novo:

  • siga o passo a passo da lavagem simples, indicada nos primeiros tópicos;
  • depois disso, encha o copo com água morna e misture duas colheres de sopa de detergente neutro;
  • fecha a tampa e deixe a mistura agir por cerca de cinco minutos;
  • após esse tempo, enxágue e deixe secar antes do uso.

Qual a periodicidade ideal para uma limpeza mais profunda?

A limpeza mais profunda, em que se usa bicarbonato de sódio, pode ser feita ao menos uma vez por semana. No entanto, caso note mau cheiro ou manchas dentro do copo, é preciso adiantar esse tipo de higienização.

Como manter o item sempre limpo e livre de maus odores? 

A dica de ouro é lembrar de remover todo o líquido e lavar a peça depois do uso. Isso vale para copo térmico para academia e qualquer outro. Deixar líquido dentro do seu copo térmico é um convite à proliferação de bactérias que causam o mau cheiro.

Pronto! Agora, você já sabe como limpar copo térmico. Veja também como limpar garrafa térmica da forma correta e ainda dicas para montar um cantinho do café ou um bar em casa

O Cada Casa Um Caso traz dicas diárias para descomplicar a limpeza do lar e de seus itens pessoais! Continue por aqui e confira mais tutoriais como esse. 

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.