mulher lava prato amarelo

Conta pra gente: a confraternização deste ano será na sua casa? Então você precisa aprender como lavar pratos mais rapidamente! Afinal, com a chegada das festas de final de ano, temos certeza que a intenção é evitar passar horas na cozinha, lavando os pratos sujos! 

De fato, essa tarefa doméstica não tem uma boa fama e é vista como estressante e cansativa, ainda mais durante o Natal em casa ou outras festas comemorativas. Porém, estamos aqui para te ajudar e diminuir seu trabalho pela metade. 

A seguir, confira dicas de como lavar pratos de forma prática e eficiente e aprenda também como lavar o restante da louça para garantir que todos os utensílios sigam brilhando, fazendo com que sua comemoração seja mais leve e divertida. 

Como lavar pratos? Aposte na máquina de lavar louça!

menino coloca pratos na máquina de lavar louça
(iStock)

Não há maneira mais prática para lavar pratos – e outros itens da cozinha, do que na lava-louças. Ela remove sujeiras, gordura e faz praticamente todo o trabalho por você. 

Retire o excesso de sujeira dos pratos, coloque-os no compartimento correto da lava-louças, adicione o sabão adequado e pronto. E se tiver dúvidas, acesse nosso artigo sobre como usar máquina de lavar louças

Lavagem manual: 6 dicas para agilizar o processo

Não tem uma máquina de lavar louça e sobrou para você a missão de lavar os pratos? Pois é, na hora de lavar louça depois das festas de final de ano todo mundo foge, ainda mais porque o intuito é a comemoração e não a limpeza da casa, certo? 

Mas a boa e velha dupla detergente + bucha também resolve a tarefa. Abaixo, listamos um passo a passo para que você saiba como lavar pratos de maneira mais rápida, mesmo que manualmente! 

esponja de lavar louça
(iStock)

1. Retire a sujeira dos pratos

Para facilitar a limpeza dos pratos depois do Natal em casa, pegue um papel-toalha e remova os resíduos de comida dos pratos. Caso você esqueça dessa etapa, a comida pode ficar impregnada, difícil de sair e ainda manchar o prato, em caso de molho de tomate ou alimentos mais pigmentados. 

2. Deixe os pratos de molho

Além de remover o excesso de comida dos pratos, antes de lavá-los, coloque de molho em uma bacia grande com água quente e algumas gotas de detergente neutro. Espere cerca de 10 minutos para que a mistura dissolva a sujeira e a gordura.

3. Invista em bons produtos

Para que o resultado da lavagem seja eficiente e seus pratos fiquem livres de sujeira e gordura, escolha produtos de qualidade, como uma esponja específica para lavar louça (use apenas a parte amarela para não arranhar a louça) e um bom detergente. Assim você não corre o risco de alguma sujeira ficar impregnada e ter que perder tempo lavando o item novamente.

Não sabe qual é a função do detergente neutro? Então, leia o artigo para aprender sobre os tipos e cores que ajudam a deixar as louças limpas, fazer a higienização de objetos, azulejos e até roupas. Aliás, o detergente é um ótimo aliado na limpeza pesada da casa!  

4. Lave os pratos com cuidado

Se você é do time dos desastrados, a principal dica de como lavar pratos é tirar um de cada vez da bacia, usando uma luva de limpeza para lavar louça, pois há menos chance de escorregar da sua mão e acabar quebrando. Além de proteger os pratos de queda, a luva ainda evita alergias e irritações de pele. 

5. Seque com um pano macio

mulher seca um prato
(iStock)

Ninguém merece ter pratos arranhados por falta de cuidado! Para evitar o problema, prefira usar um pano de limpeza macio na hora de secar os itens. O mais indicado é o pano de microfibra porque faz boa absorção da água e não deixa fiapos nos pratos. 

6. Cuidados com os pratos no escorredor

pratos em escorredor de louça
(iStock)

Bateu aquele cansaço após as festas de final de ano e você prefere não secar os pratos depois de lavá-los? Ao colocar cada prato no escorredor, empilhe um atrás do outro no compartimento correto para evitar que uma peça se choque contra a outra. 

Vamos concordar que o escorredor fica esquecido ali na bancada! Pois é, de nada adianta saber como lavar pratos e deixar o utensílio de lado. Como todos os objetos da cozinha, deve ser limpo para evitar umidade e acúmulo de bactérias. 

Por isso, aprenda como limpar escorredor de pratos corretamente. E não se esqueça que, depois de lavá-lo, você deve secar para evitar mofo e ferrugem. 

E o restante da louça?

Pode parecer uma tarefa simples, mas existem alguns truques de como lavar louça, inclusive usando a máquina de lavar louça, para que seus utensílios fiquem limpos, livres de gordura e conservados por mais tempo. 

Você pode seguir uma ordem de lavagem dos utensílios que ajuda a otimizar seu tempo. Comece esfregando os itens maiores, como panelas e formas, e depois siga para os copos e talheres. Esse também é um dos segredos para encaixar melhor cada item no escorredor. 

Separamos outros artigos que te ajudam a conservar itens de cozinha! Confira como lavar taças, jogo americano e sousplat, vasilha plástica e coqueteleira, porque cuidando direto de cada item, eles não vão precisar ser descartados, causando gastos extras e compras desnecessárias. 

Agora que você virou especialista em como lavar pratos com as dicas do Cada Casa Um Caso, não há motivos para se assustar depois do Natal em casa quando se deparar com a louça suja em cima da pia. 

Até a próxima e boas festas! 

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.