Mulher arruma pratos na máquina de lavar louças

Desanimou só de pensar na pia cheia de pratos, vasilhas e talheres? Pois é, mas não tem como fugir da tarefa de lavar louça. Ela faz parte da rotina de limpeza da casa e precisa ser feita até mais de uma vez por dia.

Entretanto, é possível se organizar para lavar louça com mais agilidade e criar hábitos para “não sofrer”. Confira o manual que criamos a seguir sobre o tema e aprenda truques e dicas essenciais para o dia a dia.

Dicas básicas para lavar louças mais rápido

Quando o assunto é louça suja, menos é realmente menos! E como conseguir menos louça acumulada na pia? Uma dica simples é não deixar muita louça disponível, como por exemplo, diversos pratos e copos para usar em um dia. Assim, você evita pegar um copo novo cada vez que for beber água e, no final do dia, ter vários ali na pia para serem lavados.

O ideal é manter à mão o que você e outros membros da casa usam a cada refeição. Guarde uma parte no armário e crie o hábito do ‘usou – lavou’, assim ninguém fica sobrecarregado na hora que for preciso enfrentar a pia.

Outra bela dica é dividir a tarefa – a de lavar louças e as outras da casa. Sabia que, no Brasil, as mulheres dedicam quase o dobro do tempo para tarefas domésticas em comparação com os homens? O dado é da pesquisa Outras Formas de Trabalho, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Portanto, na hora de lavar louça e fazer outras atividades da casa, todos que já têm idade o suficiente precisam estar envolvidos e terem cargas de tarefas diárias, independentemente do gênero. Assim, tudo fica mais rápido e justo!

Faça da máquina lava-louça sua aliada

A máquina de lavar louça é realmente uma revolução na cozinha. Enquanto os talheres, copos e pratos estão lavando, você pode fazer outras tarefas, preparar refeições ou quem sabe até mesmo responder e-mails – ótimo para os que estão em home office.

Como usar a máquina de lavar louças do jeito certo

Para usar esse tipo de equipamento, o primeiro passo é ler o manual e seguir as instruções à risca, que podem mudar de acordo com o fabricante e modelo. Confira os cuidados indispensáveis a seguir:

  • Retirar o excesso de sujeira: para evitar problemas na sua máquina de lavar louças, é importante que retire o excesso de restos de comida e sujeira. Enxágue e coloque todos os itens a serem lavados no eletrodoméstico, de acordo com as instruções do fabricante. Nunca coloque recipientes com grandes resíduos sólidos dentro da sua máquina, pois podem entupir e/ou causar outros danos ao aparelho.
  • Cuidado com louças delicadas: as louças consideradas delicadas são os copos, as xícaras e outros recipientes pequenos. Geralmente, a indicação é que essas peças sejam colocadas para lavar no compartimento superior da sua máquina de lavar louças.
  • Panelas, bowls e potes: os recipientes mais difíceis de lavar geralmente são colocados na parte inferior da sua lava louças. Lembre-se de checar essa informação no manual de instruções e tire mais dúvidas sobre como lavar panela na lava-louças.
  • Colheres, facas e garfos: por serem itens pequenos, geralmente eles têm um espaço exclusivo dentro da máquina de lavar louças. A regra aqui ainda vale: elimine sempre o excesso de sujeira desses talheres e os restos de comida que ficaram grudados. Uma alternativa para evitar que esses resíduos endureçam e dificultem a limpeza desses itens é colocá-los para lavar assim que terminar de usar.
  • Use os produtos corretos: use um sabão próprio para máquina de lavar louças. Eles são facilmente encontrados nos supermercados e podem ter variações e aplicações diferentes. Consulte sempre o rótulo antes de iniciar a lavagem e siga as recomendações do fabricante.

Cuidados e truques básicos para lavar louça na mão

Homem lavando louças
(iStock)

A nossa primeira dica – de não deixar todas as louças e copos disponíveis – vale para quem lava louça na mão e para quem usa máquina. Mas há outros hábitos importantes e truques que facilitam a tarefa de lavar louças manualmente também.

Cuidados com a esponja de lavar louça

Para começar, escolha a esponja certa. No mercado, você encontra das buchas tradicionais àquelas destinadas a determinados tipos de materiais e que não arranham as superfícies.

A mais comum ainda é aquela com uma parte macia amarela e a outra mais áspera de cor verde. A coloração pode mudar a depender da marca, mas a textura dos materiais geralmente segue esse padrão. Evite usar o lado áspero em panelas, frigideiras e em qualquer outro material antiaderente, pois pode causar danos. Relembre outras dicas de como lavar panelas de todos os tipos.

Lembre-se de higienizar a sua bucha de lavar louças e remover os restos de alimentos que podem ficar grudados nela depois do uso. Faça isso usando um pouco de detergente e esfregando. Finalize jogando água quente sobre a bucha para eliminar possíveis bactérias. Depois, enxágue na água fria e aperte para remover o excesso de umidade.

Também é fundamental fazer a troca periódica da bucha. O tempo médio para aposentar uma esponja é de 15 dias. Em rotinas mais intensas, com muitas lavagens, o tempo pode ser menor. Preste atenção à aparência, como coloração, odor e o estado do material de forma geral. Se apresentar muito desgaste ou cheiro ruim, faça a troca imediatamente.

Tipos de detergente

Os detergentes têm como função primária desengordurar a louça e auxiliar na remoção de sujeiras. É possível encontrar algumas variações disponíveis para venda, entre elas, neutros, suaves e para a remoção e controle de odores.

Essas indicações têm a ver com o ‘nível de fragrância’, os que têm como função remover e prevenir o mau cheiro são os mais fortes e podem deixar a fragrância mais aparente na louça, mas nada que chegue a ‘dar gosto’ na comida ou na bebida.

Para quem não gosta desse ‘cheirinho’, o melhor é optar pelos neutros.

Não esqueça a luva de borracha

Mesmo para quem não sofre de alergia ao detergente, pode ser interessante usar luvas de borracha para lavar louça. O item previne que os pratos e copos escorreguem das mãos e também faz com que, em temperaturas mais geladas, a pele não sofra tanto, garantindo um pouco mais de conforto quando os termômetros caírem.

Economize água e detergente e ainda ganhe tempo ao lavar louça

Experimente deixar algumas louças de molho na água quente, assim você também ganha tempo e não terá a necessidade de esfregar os restos de comida grudados. O processo de remoção da gordura também será mais rápido. 

Outro truque é manter um recipiente separado com água morna e detergente misturados e sempre que precisar mergulhar a bucha de lavar louças nele, assim você consegue poupar água e detergente e tem uma lavagem de louça mais sustentável.

E claro, seja consciente. Feche a torneira enquanto estiver esfregando as louças. Também vale lavar tudo e, depois, enxaguar tudo de uma vez.

A ordem ideal para lavar louças

Sabia que há uma ordem para lavar pratos, talheres e panelas que ajuda a otimizar seu tempo? Quando há muita louça, ou até mesmo no dia a dia, o ideal é começar lavando sempre as panelas, formas e os recipientes maiores. Seque-os em seguida, assim você ganha espaço na pia e no escorredor de louças e pode tornar o processo muito mais rápido ao organizar o espaço.

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.