Mulher passando pano de microfibra e limpador multiso na bancada da cozinha

Moscas costumam ser bem inconvenientes, ainda mais se ficam concentradas em algum cômodo da casa. E não é só pelo barulho que pode ser bastante irritante, mas porque são insetos que contaminam alimentos e superfícies.

As moscas costumam aparecer em ambientes mais aquecidos, como a cozinha, e onde fica a lixeira com produtos apodrecidos e vencidos, como restos de comida, frutas e refrigerantes.

Ao deixar qualquer alimento parado e exposto sem tampas dentro da casa, você facilita para que as moscas proliferem bactérias e infecções. Além disso, são lugares propícios para que elas depositem ovos e aumentem a quantidade de novas moscas. 

É responsável pela limpeza da casa e quer saber o que fazer para espantar moscas? Então acompanhe 12 maneiras de espantar moscas de casa com produtos simples e truques práticos! 

6 Dicas de como espantar as moscas

Se você quer saber como espantar as moscas de casa de uma vez por todas, já deve começar com uma faxina pesada na cozinha, pois é o cômodo em que os insetos mais ficam concentrados. Invista em produtos específicos para desinfetar bancadas, chão e eletrodomésticos. Veja mais dicas: 

  1. Não deixe alimentos expostos em cima da mesa ou lixo sem tampa;
  2. Priorize o uso de lata de lixo fora de casa e, se possível, ao ar livre;
  3. Sempre limpe os líquidos que saem das carnes e mantenha a bancada limpa;
  4. Ao lavar as louças, não deixe que fiquem paradas na pia por muito tempo;
  5. Respingos de bebidas também devem ser evitados em pisos e estofados;
  6. Mantenha os ralos da casa limpos e fechados.
Mosca na borda de uma vasilha metálica. A vasilha está sobre uma mesa em que está sendo servida uma refeição.
(iStock)

6 Produtos para espantar as moscas

Está na cozinha e percebeu a presença de uma mosca rodando por lá? Não se preocupe! Selecionamos 6 produtos – e receitas caseiras – para mandar esses seres voadores para bem longe. Vem conferir: 

  1. Repelente: a primeira dica – e com eficácia comprovada cientificamente – é usar um repelente na casa para eliminar as moscas. Como elas são atraídas pelo cheiro do corpo humano, o repelente inibe esse cheiro, afastando os insetos da pele. 
  2. Vela de citronela: experimente acender uma vela de citronela nas áreas em que as moscas circulam. A citronela é uma planta conhecida por ter poder repelente, já que seu cheiro cítrico forte é capaz de afastar moscas e outros insetos.
  3. Raquete elétrica: um dos acessórios mais usados na caça às moscas e pernilongos, a raquete elétrica é prática e eficaz no dia a dia. Ao encostar na raquete, o inseto sente um choque e é eliminado.
  4. Frutas com cravos da Índia: espete alguns cravos da Índia em uma maçã, limão ou laranja – sempre com casca – e deixe em cima da bancada. O cheiro forte do cravo é que irá espantar as moscas do ambiente. 
  5. Folhas naturais: em um pote, amasse algumas folhas de hortelã ou manjericão e deixe em cima das bancadas e móveis. Uma outra sugestão é juntar algumas folhas de louro e eucalipto, colocar em saquinhos com telas e espalhar pela casa.
  6. Plantas: existem inúmeras plantas que servem como repelente natural por exalar um cheiro forte nos ambientes, como crisântemo, lavanda, capim-limão, erva-doce e erva-cidreira. 

Além dessas dicas com produtos naturais, recomendamos que você sempre dê prioridade para produtos certificados e que tenham resultados comprovados cientificamente.  

Agora que você sabe 12 maneiras de espantar moscas de casa, é hora de aplicar alguns hábitos na rotina da casa e não deixar que esses insetos se aproximem novamente. Xô, moscas!

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.