Dois homens estão usando uniformes estão carregando sentados ao lado de uma geladeira depois de carregar ela com um carregador.

A hora da mudança de casa acompanha desafios, sobretudo, para quem nunca fez a tarefa. É nesse momento que surge a dúvida: como embalar geladeira para mudança? 

Apesar de parecer simples, esse eletrodoméstico tem uma série de componentes eletrônicos, além de funcionar a gás. Portanto, é preciso cuidado nesse processo.

Mas a missão não é impossível e vamos ensinar um passo a passo para simplificar o trabalho. Confira como embalar geladeira para mudança e também como fazer o transporte do eletrodoméstico. 

Como embalar geladeira para mudança usando os materiais corretos?

Claro que antes de embalar a geladeira, é preciso esvaziá-la. Aproveite e faça uma limpeza caprichada em prateleiras, grades e na porta. 

Agora sim, separe os materiais corretos para proteger e preparar a geladeira para o transporte. É preciso cuidado com as laterais e outras partes que podem arranhar ou amassar. 

Veja algumas ideias de como embalar geladeira para mudança :

Cobertores e colchas

Os cobertores podem ser usados para embrulhar todo o eletrodoméstico. Passe- os por toda a geladeira e fixe com fitas adesivas. 

Você pode ainda usar colchas mais fofinhas e colocar mais de uma em volta da geladeira para garantir uma proteção extra.

Papel filme e plástico bolha

Papel filme e plástico bolha também podem ser usados no processo. Basta  embrulhar o eletrodoméstico como feito com o cobertor na dica anterior. A fixação também pode ser feita com fita adesiva. 

No entanto, certifique-se de passar o material plástico por todas as extremidades da geladeira. Deixe o plástico bolha sobre o papel filme, de modo que ele ajude na proteção em caso de algum possível impacto.

Cuidado com o interior

É preciso também ter algum cuidado com o interior, pois o transporte pode acabar danificando prateleiras e gavetas mal fixadas. Sendo assim, remova todas as partes internas desmontáveis. 

Como transportar geladeira

Muitas pessoas acreditam que é só subir a geladeira no caminhão e pronto,  mas não é bem assim. O transporte desse eletrodoméstico precisa ser feito do lado certo e na posição correta. 

Confira a seguir como transportar geladeira e evitar danos ao eletrodoméstico:

Transporte da geladeira de casa ao caminhão

  • O transporte sempre deve ser feito com a geladeira na vertical, para evitar que o gás circule de forma inapropriada no sistema;
  • Use transportadores e carrinhos apropriados. Mesmo que você seja uma pessoa forte, acidentes podem acontecer e seu eletrodoméstico e a sua saúde podem ser prejudicados;
  • Suba a geladeira no caminhão de mudanças com a parte da porta para fora e o motor para dentro. Também é ideal que seja o primeiro item a ser colocado no caminhão. Assim, se evita danos e é possível acomodá-la ao fundo do baú.

O que fazer com a geladeira no novo local? 

Dois homens estão empurrando uma geladeira na cozinha.  Eles vestem uniforme azul.
(iStock)

Ufa! Passada a tarefa do transporte, é o momento de colocar a geladeira na casa nova. 

No entanto, é preciso esperar pelo menos cinco horas até que o eletrodoméstico possa ser ligado novamente. Isso porque o movimento pode fazer com que o gás se espalhe de forma desproporcional pelos dutos do eletrodoméstico.

Aproveite o momento, e faça uma higienização completa na sua geladeira. Após isso, mantenha a porta aberta para evitar mau cheiro.

Dito tudo isso, gostou do passo a passo? E além de saber como embalar geladeira para mudança, veja uma lista com dicas preciosas para não passar perrengue se fizer alguma obra antes de partir para a casa nova.

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.