Duas chamas de fogão ligadas. Ambas tem cor azul e queimam de forma pura. O fundo da foto é completamente escuro, só é possível ver as labaredas azuis.

Cozinhar é uma tarefa diária, mas que tem o custo aumentado a cada ano pelo preço do gás! Por isso, saber como economizar gás de cozinha é algo cada vez mais necessário. 

Porém, essa não é uma missão tão complicada assim e estamos aqui para te ajudar! Acompanhe a seguir algumas dicas simples de como economizar gás de cozinha de botijão e que servem também para saber como economizar gás encanado.   

O que fazer para o gás de cozinha durar mais?

Há muitas técnicas que efetivamente ajudam a economizar gás de cozinha. Elas vão desde um consumo consciente até maneiras de cozinhar que preparam o alimento da forma correta, mas sem desperdiçar gás. Confira as principais a seguir:

1. Abra o forno só quando necessário

Se você tem o hábito de ficar abrindo o forno toda hora enquanto cozinha, saiba que isso pode elevar o consumo de gás. Esse abre e fecha faz a temperatura interna do forno diminuir e será preciso mais gás para “recuperar” a temperatura correta. 

Portanto, a dica é simples e vale para gás de botijão ou encanado: tenha paciência e procure seguir o tempo estipulado na receita antes de sair abrindo o forno. 

2. Se já ferveu, desligue!

Está fervendo a água para coar um café ou outra tarefa e deixa a panela no fogo mesmo depois que as borbulhas começam? Esse hábito colabora para o desperdício de gás. 

Diante disso, preste atenção ao ponto de fervura e desligue o fogo assim que a água alcançar a temperatura necessária.

3. Intensidade da chama x tamanho das panelas

Um erro comum é usar panelas pequenas em chamas grandes. Dessa forma, a chama escapa da superfície da panela e desperdiça gás. 

A sugestão é usar panelas grandes em chamas grandes e deixar as pequenas para as bocas menores do fogão.

4. Cortar alimentos pode ajudar a acelerar o preparo

Uma outra maneira de economizar gás de cozinha é cozinhar alimentos cortados em pedaços menores. Dessa maneira, eles vão cozinhar mais rapidamente e, consequentemente, você vai usar menos gás no preparo. 

5. Cozinhe mais coisas de uma vez

Ainda falando em como economizar gás de cozinha ao preparar os alimentos, em vez de cozinhar todos os dias ou mais de uma vez por dia, organize a agenda e prepare uma quantidade maior por vez. Desse modo, se reduz o uso do fogão e, consequentemente, o consumo de gás.

6. Fogo alto x fogo baixo

Também na hora de aprender como economizar gás de cozinha, vale mais usar fogo alto e preparar os alimentos mais rapidamente ou apostar no fogo baixo? A resposta é usar as duas intensidades. 

A dica é usar o fogo alto apenas até o ponto de fervura. Após isso, você pode retornar ao fogo baixo. O fogo alto também é indicado para esquentar chapas e frigideiras. 

Um homem está ajustando a potência da chama do fogo do seu fogão.
(iStock)

Gás encanado ou botijão?

E já que o assunto é como economizar gás de cozinha, o que é mais barato: botijão ou gás encanado? Pois saiba que nessa disputa, o gás de botijão sai mais em conta.

Segundo dados publicados no Sindigás (Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo), o gás encanado (chamado de Gás Natural, ou GN) pode sair 26% mais caro do que o botijão. 

Se você já usa gás de botijão em casa, além de seguir todas as dicas acima para poupar, é importante também saber um passo a passo de como trocar botijão de gás para não passar sufoco. Reveja o que já ensinamos por aqui. 

Se na sua casa o gás é encanado, todas as ideias listadas aqui também valem para economizar na conta. Entretanto, um passo a mais de como economizar com gás encanado é ter uma atenção especial com a tubulação. 

É preciso revisar a estrutura de gás encanado ao menos uma vez por ano para evitar desperdícios e dores de cabeça. Isso inclui a tubulação e o aquecimento de chuveiros, se houver. Chame um profissional especializado para essa tarefa.

Em caso de economia de energia, é melhor um fogão elétrico ou por indução?

Quando o assunto é economia, o fogão por indução acaba sendo mais ‘gastador’ que o fogão elétrico. Isso acontece porque o campo magnético criado por esse equipamento precisa de muita energia elétrica. No final, a conta pode ficar mais cara do que o consumo de gás doméstico.

Essas foram as dicas de como economizar gás de cozinha. Que tal também aprender como economizar energia e poupar água em casa? Com essa combinação, seu bolso só tem a agradecer! 

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.

Artigos Relacionados