Homem faz um ovo frito no cooktop

O mercado dos eletrodomésticos sempre traz novidades e, já há alguns anos, um dos itens mais desejados é o cooktop, um fogão que vem separado do forno. Ele pode ser como o tradicional, com as bocas de fogão comum, ou com uma placa lisa em que as bocas funcionam com sensores na hora de cozinhar. Geralmente há duas formas de funcionamento: a gás ou por indução.

Além de otimizar o espaço na cozinha e ser mais prático de limpar – se comparado ao fogão convencional -, hoje o cooktop é uma das grandes tendências para quem está pensando em reformar a casa, pois garante um ar de minimalismo, modernidade e sofisticação ao ambiente.

Veja o que você precisa saber para manter seu cooktop sempre limpo e pronto para o uso.

Como limpar cooktop?

Você não precisa de milhares de produtos, pois a limpeza do cooktop é bem simples e pode ser feita com itens que já são bastante usados no dia dia:

  • Grades e tampas: o modelo do seu cooktop tem grades e tampas? Para higienizar, é só retirá-las e lavar normalmente com água e detergente. Use a parte macia da esponja para evitar arranhões nas peças;
  • Placa: para limpar a placa, repita o procedimento com uma esponja macia umedecida em água e detergente neutro. Finalize com um pano úmido limpo para não correr risco de manchas;
  • Seque as peças: acabou a limpeza? Agora seque todas as peças e a placa com um pano limpo e, sempre que acabar de cozinhar, repita a limpeza para manter o equipamento em bom estado e funcionando por mais tempo;
  • Dica extra: se notar que o cooktop ainda está engordurado, use um produto desengordurante depois de fazer a limpeza com o detergente. Em seguida, passe um pano úmido limpo e finalize com um pano seco e limpo.
Limpeza de cooktop
(iStock)

Cuidados para limpar o cooktop

Muita gente ainda têm um certo receio na hora de limpar cooktop porque a maioria dos modelos funcionam ligados na energia elétrica. Por isso, o primeiro passo para garantir uma limpeza segura é desligar o cooktop da tomada e esperar que fique totalmente frio. Veja todos os cuidados:

  • Para cooktops por indução, desligue da tomada e espere esfriar;
  • Retire as sujeiras maiores com um pano macio úmido;
  • Não use facas e esponjas de aço para fazer a limpeza do aparelho;
  • Evite usar produtos abrasivos para não danificar o eletrodoméstico;
  • Não jogue água no cooktop, pois corre risco de enferrujar e oxidar;
  • Não deixe talheres em cima dele, pois podem aquecer e queimar as mãos;
  • Verifique se o cooktop está bem seco antes de ligar novamente.

Como manter a limpeza do cooktop?

Se você acabou de comprar um cooktop e não sabe como mantê-lo limpo? É simples! Sempre que estiver cozinhando, mantenha uma flanela de microfibra úmida por perto para limpar restos de alimentos e líquidos que caírem durante o processo. Essa medida evita acúmulo de gordura e manchas permanentes. E, claro, depois de cozinhar, limpe tudo com água e detergente, como ensinamos!

Viu só como limpar o cooktop é fácil? Agora é só ficar de olho no equipamento para não deixar acumular sujeira e evitar danos.

Se você gostou das nossas dicas, acompanhe todos os conteúdos de limpeza e organização da casa. Afinal, seu lar merece atenção e carinho!

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.