banheiro com lavanderia

Para quem mora em casas ou apartamentos pequenos, é fundamental aproveitar ao máximo todos os espaços. Por isso, saber como integrar banheiro com lavanderia pode ser uma bela saída.  

Se você ainda tem muitas dúvidas sobre o assunto, hoje vamos contar alguns truques para incluir a lavanderia no banheiro e, com isso, criar um ambiente útil, compacto e charmoso, mesmo com pouco espaço. 

Como integrar o banheiro com a lavanderia?

Em primeiro lugar, para que a junção do banheiro com a lavanderia dê certo, é recomendado que você evite usar revestimentos com materiais ou texturas muito escuras para que o ambiente passe a impressão de leveza, tranquilidade e aconchego. 

“A principal dica é trabalhar com elementos em tons mais claros, justamente porque você já terá um equipamento que chama muita atenção”, conta a arquiteta Gabriela Ribeiro, do escritório ARQ E RENDER. 

Se preferir fazer a mobília do banheiro (bancadas e armários) em marcenaria, também vale a regra das cores. Escolha tons de MDF mais claros, como um bege, um cinza ou até mesmo um branco. 

“Além disso, existem os tons da própria madeira, que podem ser mais claros. É uma ótima tática para que o espaço fique visualmente mais agradável. Então, tente não pesar nas cores na hora da compra desses materiais”, explica a profissional sobre como planejar um banheiro com lavanderia. 

Dito isso, Gabriela nos ajuda com algumas ideias para levar a máquina de lavar para o banheiro: 

Banheiro com máquina de lavar embutida na marcenaria

Apostar em uma marcenaria planejada é uma boa pedida para conseguir seguir as dicas das cores e ainda embutir a máquina de lavar no ambiente, tudo isso na medida certa para o seu banheiro com lavanderia.  

Veja opções para fazer a integração! 

Embaixo da pia ou da bancada

banheiro com lavanderia
(iStock)

De fato, o melhor local para encaixar a máquina de lavar é embaixo da pia ou embaixo da bancada. Se essa é sua ideia para integrar banheiro com lavanderia, um ponto que você deve prestar atenção é tomar cuidado com o modelo da máquina de lavar. 

“Quando a gente trabalha com banheiros integrados à lavanderia, o ideal é optar por uma máquina, mesmo no modelo convencional (apenas lavagem e centrifugação) que tenha abertura frontal da tampa para colocar as roupas. Além de mais prática, ocupa menos espaço”, orienta a arquiteta. 

Outra sugestão é apostar em uma lava-e-seca, que já une as duas funções em um único aparelho. 

Outro fator a ser levado em consideração ao unir esses dois usos é o tamanho da bancada. 

Quando temos uma máquina lava-e-seca, que geralmente tem 65 cm de profundidade, a bancada deve cobrir ao máximo essa máquina. Por isso, deve ter, no mínimo, 60 cm para que você consiga embuti-la e ter um resultado esteticamente mais agradável.

Embutida no armário 

banheiro com lavanderia
(iStock)

Se quiser investir um pouco mais ao pensar em um banheiro com lavanderia, uma boa sacada é fazer um armário planejado, isto é, com as medidas correspondentes ao seu espaço, e encaixar a máquina. 

Aqui, da mesma maneira, ela deve ter abertura frontal para otimizar a área. 

Mini máquina de lavar na parede do banheiro

Com a evolução do mercado de eletrodomésticos, foi criada uma mini máquina de lavar que pode ser instalada na parede da área de serviço ou do banheiro. 

Pensada justamente para quem mora em lugares menores, a máquina faz a lavagem completa das roupas, incluindo a secagem. Para instalá-la, basta escolher uma área com entrada de água. 

Truques de organização

Para que você mantenha tudo organizado no banheiro com lavanderia, a arquiteta também traz algumas sugestões: 

Aposte nos armários

Incluir armários no cômodo, tanto inferiores quanto superiores, é uma excelente pedida! 

Esses acessórios ajudam bastante a armazenar o máximo de produtos, principalmente porque vai ser um ambiente de uso pessoal e para a lavagem das roupas. Por isso, ter esses nichos é fundamental.

Você pode instalar armários superiores com portas de correr. Evite portas que abram para  o lado de fora porque ocupam mais espaço. Faça um armário de cima que caminhe por toda a bancada. Já na parte de baixo, as portas podem ser convencionais. 

Evite as prateleiras

“Não recomendo as prateleiras expostas porque, quanto mais produtos você tiver, mais poluído ficará o ambiente”, comenta Gabriela. 

“Com armários, há mais liberdade de arrumação e essa tática simples ainda deixará a bagunça mais escondida”, completa. 

Máquina no lugar certo

E não esqueça de pensar na posição dessa máquina. Faça uma escolha muito assertiva na hora de posicionar o eletrodoméstico no banheiro, pois ele deve ficar longe da área molhada, ou seja, do box, justamente para não receber tanta umidade e respingos de água. 

Agora que você está por dentro de tudo sobre como fazer um banheiro com lavanderia, é hora de escolher a melhor maneira de integração para criar um ambiente prático e fácil de usar no dia a dia. 

Se ainda tiver dúvidas de organização, veja nossas dicas de como organizar armário de banheiro. Precisa fazer aquela arrumação geral em todos os ambientes? Saiba como organizar a casa e manter tudo limpo e fácil de encontrar sem esforços e perda de tempo! 

Aqui no Cada Casa Um Caso sempre trazemos dicas para facilitar sua rotina de tarefas domésticas e deixar seu dia mais leve e sem complicações. Fique com a gente e até mais!

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.