Homem tomando banho. Só é possível ver seus pés e canelas. Ele está ao lado de um ralo de banheiro, que está dentro do box.

Sentir um cheiro ruim vindo do ralo do banheiro pode ser bem desagradável, ainda mais se você vai receber visitas em breve e não sabe como resolver o problema de forma rápida! Por isso, hoje vamos te ensinar como tirar mau cheiro do ralo do banheiro com truques simples. 

Além de causar mal-estar em quem usa o banheiro, o cheiro do ralo pode se espalhar e afetar todos os cômodos da casa e se transformar em um incômodo muito maior. É hora de acabar com isso! 

O que causa mau cheiro no ralo do banheiro?

Mas, antes de saber como tirar cheiro de esgoto do banheiro, vamos entender o que causa todo esse transtorno. O mau cheiro no ralo do banheiro é sinal de que algo não está funcionando de forma correta. 

Um dos principais motivos do odor é a falta de higiene. Pois é, isso mesmo! Se você não fizer uma boa limpeza periódica do ralo, pode ter certeza que, com o tempo, o ralo irá cheirar mal. 

Quando deixamos de limpar o ralo, há acúmulo de gordura nas paredes do encanamento. Por ali passam resíduos corporais, fios de cabelo e restos de produtos que usamos no banho. No fim, tudo isso pode deixar preso no encanamento. 

Sem a limpeza adequada, há concentração desses resíduos, a água vai passar com mais dificuldade e o mau cheiro pode aparecer. 

Uma pessoa usa luvas de limpeza grossas e vermelhas.  Ela está removendo um ralo entupido e cheio de chumaços de cabelo.
(iStock)

Outro fator preocupante e importante para entender como tirar mau cheiro do ralo do banheiro é observar se a estrutura interna do ralo está em perfeito estado. Isso porque o odor pode vir da má instalação. 

Neste caso, o ideal é contatar um especialista que entenda do assunto para avaliar o estado do ralo e, se preciso, fazer o conserto. 

Como tirar cheiro de esgoto do banheiro?

Existem alguns modos bem simples que ajudam na tarefa de como tirar cheiro de esgoto do banheiro. Selecionamos dois truques simples bastante eficientes que ajudam a acabar com o problema: 

1. Vinagre e bicarbonato de sódio

  • Em um recipiente, misture 500 ml de água quente, 250 ml de vinagre branco e 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio. 
  • Jogue no ralo do banheiro e espere agir por cerca de meia hora. 
  • Por último, jogue água morna para retirar os resíduos dos ingredientes. 

2. Sal marinho

O sal é usado para limpar ralo porque consegue eliminar o mal cheiro e as baratas que costumam morar no encanamento. A receita é simples: 

  • Jogue uma colher de sal no ralo
  • Depois, despeje 80 ml de vinagre branco e um pouco de água quente. 
  • Para finalizar, cubra o ralo com um pano úmido e espere 15 minutos. 

Quais tipos de ralo usar no banheiro para evitar mau cheiro?

Muita gente não sabe, mas alguns tipos de ralo ajudam a evitar o mau cheiro. Por isso, antes de trocar a peça, entenda como cada uma delas funciona para escolher a que melhor se encaixa nas suas necessidades: 

  • Ralo seco: aquele que não tem sifão e, por isso, não é possível conectá-lo ao esgoto. Não é muito indicado, pois permite que o mau cheiro volte em pouco tempo. Ideal apenas para ralos de chuveiro;
  • Ralo sifonado: é conectado à tubulação do esgoto e, por ter um caixa sifonada,  consegue evitar mau cheiro no ambiente. Esse modelo costuma ser usado próximo do vaso sanitário;
  • Ralo linear: é uma espécie de grelha com sifão que pode ou não ser revestida com o próprio piso do banheiro, ficando quase invisível. Consegue prevenir entupimentos, reter fios de cabelo, sujeiras e é bem fácil de limpar.

Quais produtos usar para acabar com mau cheiro?

Agora que você já sabe quais as causas do mau cheiro no banheiro e como tirar cheiro do ralo na prática, é hora de apostar em produtos que tragam um cheirinho de limpeza para o ambiente. 

Veja quais deles incluir na lista de compras:

  • Desinfetante: além de usar para a limpeza e desinfecção do ambiente, aproveite e limpe a parte externa do ralo com um desinfetante perfumado. Isso potencializa a lavagem e ainda traz um cheirinho agradável de volta ao ambiente;
  • Limpador perfumado: além de limpar todas as superfícies de forma eficaz, consegue trazer um cheirinho agradável nos ambientes, combatendo o mal cheiro;
  • Odorizador de ambientes: produto em spray ótimo para neutralizar o odor da casa toda, principalmente do banheiro, proporcionando uma fragrância suave e agradável. 
  • Aromatizador de ambientes: prático, exala um perfume delicioso e pode ser deixado na bancada do banheiro ou em cima do vaso, dando um charme à decoração. 
  • Difusor elétrico: bem fácil de usar, o difusor elétrico só precisa ser conectado à tomada mais próxima. Aí é só deixar que o perfume se espalhe pelo ambiente. Você pode usar qualquer um  (quer saber mais? Veja nosso artigo sobre como deixar o banheiro sempre cheiroso). 

Não há nada melhor do que conservar o banheiro sempre limpinho e cheiroso, certo? Com esses passos, você já sabe como tirar mau cheiro do ralo do banheiro. Para completar, ainda aproveita para usar vários produtos que deixam o ambiente mais aconchegante. 

Ah, se precisar de mais dicas de limpeza e organização, estamos aqui para te ajudar. Até mais! 

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.