Pessoa usando uma luva amarela e uma esponja laranja limpa a parede de um banheiro

Quem não gosta de um banheiro bem limpinho e cheiroso, né? A limpeza do banheiro precisa ser constante, pois é o ambiente da casa que mais costuma juntar muitos germes, bactérias e, principalmente, limo, que gruda no rejunte, nas superfícies e, com o tempo, vai ficando cada vez mais impregnado. Então, a única solução é ficar de olho e planejar faxinas periódicas.

Imagina se você recebe visitas de amigos ou familiares na sua casa e há limo perto do vaso, em volta do box, do chuveiro e nas paredes? Dá pra evitar essa situação chata. Além de fazer o banheiro ficar com mal cheiro, o limo passa aparência de descuido e falta de higiene. Mas como manter limpos todos os cantinhos? Selecionamos três passos para tirar limo do banheiro de uma vez por todas! Veja as dicas a seguir.

O que é limo?

Para saber como tirar limo do banheiro, primeiro é preciso saber de onde surgem essas manchas. Conhecido também como “lodo”, o limo proporciona uma sujeira esverdeada e viscosa que fixa em qualquer canto – principalmente nos rejuntes – com umidade provocada por falta de ventilação, iluminação e limpeza.

Geralmente, o limo aparece no chão, nos cantos do box e nas paredes. Se não for eliminado, em casos mais acentuados, prejudica o funcionamento de fechaduras, torneiras e dobradiças das portas e janelas.

Como tirar limo do banheiro com o que você tem em casa?

A boa notícia é que, com poucos produtos e bem fáceis de encontrar, você consegue eliminar o limo do banheiro sem muito esforço. Há dicas caseiras e o bom e velho tira limo para ajudar nessa missão.

1. Como tirar limo com água sanitária e bicarbonato

  • Misture 350ml de água de morna, a mesma quantidade de água sanitária e 50g de bicarbonato de sódio;
  • Com a ajuda de um borrifador, aplique bem em cima das áreas onde há mais acúmulo de limo;
  • Aguarde 10 minutos e termine passando um pano úmido limpo onde borrifou a misturinha. Em pouco tempo, você vai notar que o banheiro fica super limpinho novamente.

2. Detergente e desinfetante com cloro para acabar com o limo

  • Uma outra sugestão é passar desinfetante com cloro nas áreas com limo e esperar agir por 5 minutos;
  • Em seguida, pegue uma esponja macia e úmida, coloque algumas gotas de detergente e esfregue o limo;
  • Para terminar a limpeza, passe um pano úmido limpo e deixe secar.

3. Produtos para tirar limo do banheiro

Mulher limpa azulejo de banheiro usando um spray e um pano amarelo
(iStock)

Receitas caseiras podem ajudar, mas muitas não contam com comprovação científica e podem até causar alguma alergia ou risco para a saúde. Se você está em busca de produtos para eliminar todas as áreas com limo do banheiro, anote os produtos indicados, certificados e com eficácia comprovada para fazer aquela limpeza completa. Aposte no tira limo, no desinfetante e na água sanitária, por exemplo.

Como manter o banheiro limpo por mais tempo?

A manutenção do banheiro é parte obrigatória da faxina diária, como já comentamos, pois há circulação de pessoas o tempo todo. Fizemos uma listinha de como manter o banheiro limpo por mais tempo:

  • Faça pequenas limpezas no dia a dia para não acumular sujeira e bactérias;
  • Lave todos os banheiros da casa, pelo menos, uma vez por semana;
  • Retire o lixo com mais frequência para evitar mal cheiro no ambiente;
  • Sempre coloque pastilhas, adesivos e borrife produtos cheirosos no vaso;
  • Use velas, sprays e difusores de ambiente para manter o banheiro cheiroso.

Nada melhor do que usar um banheiro limpo, cheiroso e sem limo, certo? A higiene do ambiente é sinônimo de cuidado, bem-estar e saúde para toda sua família. Para ver mais dicas de limpeza e organização, acompanhe os conteúdos que fazemos com muito carinho pra você.

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.