banheiro

Você sabe como limpar banheiro e deixar cada cantinho cheiroso, brilhante e livre do encardido? Essa é a dúvida de muita gente que cuida da casa ou de quem acabou de se mudar para uma casa ou apartamento antigo. 

Manter o banheiro limpo e conservado é um cuidado com a saúde, pois dessa forma se previne o acúmulo de germes e bactérias. Além disso, a faxina frequente evita o encardido no rejunte dos azulejos e o amarelado nas peças. 

Sem falar que o ambiente higienizado fica com aquele cheirinho bom! Por isso é importante limpar todos os espaços do banheiro. Aprenda a fazer uma faxina completa! 

Por onde começar a limpeza do banheiro?

Do mesmo modo que você mantém a limpeza dos demais ambientes da casa, o banheiro também precisa ser limpo e higienizado com frequência. 

A principal tarefa é retirar o lixo todos os dias. Só o fato de deixar o lixo acumulado já é motivo para a proliferação de bactérias. Papel higiênico, fios de cabelo e outros tipos de sujeira precisam ser retirados todos os dias. Assim evita-se contaminações. 

Escolher a lixeira certa também é importante. Além de procurar um modelo com tampa, opte por uma não muito grande, justamente para não correr o risco de deixar lixo acumulado. 

Lembre ainda de limpar a lixeira. Para isso, passe um pano umedecido em desinfetante diluído na água. Se necessário, esfregue uma esponja com detergente neutro. 

Separamos outras dicas de como limpar banheiro para que você inclua na faxina e deixe o cômodo pronto para uso no dia a dia. Confira. 

Como limpar banheiro passo a passo

Para saber como limpar banheiro encardido e manter o local higienizado no dia a dia, comece separando os produtos certos. 

Aqui temos uma boa notícia! Embora existam muitos produtos para limpeza no mercado, não é necessário investir em uma lista enorme. Anote o que você vai precisar:  

  • Esponja comum
  • Escova sanitária
  • Pano de microfibra
  • Desinfetante
  • Água sanitária
  • Detergente neutro
  • Sabão líquido ou em pó 
  • Limpa vidros
  • Rodo
  • Vassoura
  • Aspirador de pó

Aliás, uma dica essencial e obrigatória é separar utensílios para usar apenas no banheiro. Com isso, você evita contaminação cruzada. Portanto, nada de usar a esponja da faxina do banheiro em outros cômodos. 

Dito isso, é hora de partir para a limpeza de cada cantinho do banheiro: 

Como limpar vaso sanitário?

pessoa limpando o vaso sanitário do banheiro
(Pexels/Karolina Grabowska)

Se você quer aprender como limpar vaso sanitário, a dica é simples! Misture desinfetante com água e passe na parte externa e interna do vaso com a ajuda de um pano limpo. 

Para fazer a limpeza de vaso sanitário de forma completa, jogue um pouco de água sanitária na privada, espere alguns minutos e dê descarga. A água sanitária ajuda a eliminar as bactérias acumuladas durante o dia. 

Notou que o vaso está entupido? Reveja 5 formas de desentupir privada e mais algumas dicas para prevenir esse problema e evitar dores de cabeça. 

Como limpar pia de banheiro?

pessoa limpando a pia do banheiro
(Pexels/Karolina Grabowska)

Bastante usada no dia a dia, a pia deve ser mantida limpa sempre. Isso evita amarelado na louça, sujeira na torneira e ainda entupimento. Sem esse cuidado frequente, fios de cabelo e restos de produtos, como sabonetes e pasta de dente, ficarão grudados e a limpeza será bem mais complicada. 

A dica de como limpar pia de banheiro é a mesma usada para limpar o vaso sanitário: desinfetante com água. Passe essa mistura por toda a pia para mantê-la higienizada. 

Ainda tenha atenção aos cantinhos, que podem acumular sujeira. Nesse caso, vale pingar algumas gotas de detergente neutro em uma esponja e esfregar até que tudo fique limpo. Se preferir, pode usar também um pouco de sabão em pó.

Como lavar box de banheiro?

banheiro
(Pexels/Max Vakhtbovych)

Não faz ideia de como lavar box de banheiro? A gente te ensina! 

Logo depois que retirar o lixo e fazer a limpeza da pia e do vaso, é hora de lavar o vidro do box. Como é usado todos os dias, é natural que ele fique sujo, porque acaba acumulando gordura corporal e restos de produtos que usamos durante o banho. 

Então, para que o vidro do box volte a brilhar, você só precisa jogar água quente e, em seguida, esfregar com um pouco de sabão em pó ou sabão líquido. Depois, ligue o chuveirinho e passe para retirar o excesso do produto. Essa medida evita manchas e mantém o box limpo por mais tempo. 

Para que a limpeza do box seja completa, finalize passando um limpa vidros. Esse produto nada mais é do que uma camada protetora para o vidro, que potencializa o brilho e ainda protege da poeira.

Como limpar o chão do banheiro?

Chegou a hora de cuidar do piso! A primeira dica é varrer ou passar um aspirador de pó no chão para retirar as sujeiras maiores. Em seguida, pegue um rodo e um pano limpo e aplique um desinfetante com a fragrância da sua preferência. 

Essas duas práticas acabam com a sujeira e ainda ajudam a deixar o chão brilhando e com aquele cheirinho bom. 

Como lavar banheiro com água sanitária?

Conhecida por ser um produto multiuso contra germe e bactérias, a água sanitária é um item que não pode faltar na despensa da casa. Ela pode ser usada por aqui e ainda entrar nas dicas de como limpar banheiro encardido. 

Com o produto é possível limpar todos os cantinhos do banheiro e ainda deixar o ambiente cheiroso e agradável. Entretanto, é preciso cuidado ao manusear a água sanitária. 

É preciso ter cautela nas proporções por se tratar de um produto potente e com alguns ingredientes abrasivos. A indicação é sempre usar uma colher de sopa rasa (cerca de 15 ml) de água sanitária para cada litro de água. Além disso, proteja as mãos com luvas de limpeza. 

A água sanitária pode ser usada para limpar vaso sanitário, pia, chão e até os azulejos e o rejunte encardido. Exceto para a limpeza de vaso sanitário, em que você joga o produto direto ali, para aplicar nos demais lugares é só fazer a mistura de água sanitária e água e espalhe com um pano limpo.

Agora você já tem um passo a passo completo sobre como limpar banheiro e pode caprichar ainda mais na faxina. Para completar, veja sugestões de como deixar o banheiro cheiroso por mais tempo. 

Sua família merece aproveitar todos os momentos especiais em uma casa agradável e aconchegante. Não deixe de ler todos os nossos conteúdos sobre limpeza e organização. Até a próxima! 

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.