É dia de banho do pet? Saiba como limpar o banheiro depois dessa missão
dezembro 5, 2022 - 5 minutos de leitura.Não deixe que esse momento vire um pesadelo! Siga o nosso passo a passo para manter o banheiro sempre limpinho e cheirosoQuem tem animais de estimação em casa sabe que o banho do pet é parte essencial da rotina para deixá-lo sempre limpinho e cheiroso. Porém, na maioria das vezes, o banheiro se transforma em uma verdadeira bagunça, com água, marcas das patinhas, pelos e restos de produtos por todos os lados.
Mas para que o banho do cãozinho não deixe tantos rastros, o Cada Casa Um Caso ensina alguns truques certeiros de limpeza. Veja todos os detalhes.
Como lavar o banheiro depois do banho do pet?
Pode parecer um desafio sem fim saber como lavar o banheiro sujo depois do banho do pet, mas seguindo o passo a passo e usando os produtos certos, o ambiente pode ficar limpinho, cheiroso e livre de odores mais rapidamente do que você imagina – e sem tanto esforço.
Aprenda como limpar cada cantinho do banheiro. Ah, não esqueça de usar luvas de limpeza durante toda a tarefa!
Limpeza do chão
Com certeza, depois do banho do pet, o chão será o primeiro lugar a aparentar a sujeira porque o bichinho costuma deixar as pegadas molhadas por todo o piso.
Para fazer a limpeza, pegue um rodo e um pano limpo e aplique um desinfetante com sua fragrância preferida. Diversos produtos eliminam 99,9% dos germes e bactérias e ainda deixam um cheirinho bom no ambiente.
Limpeza do box
Para que o vidro do box volte a brilhar e você consiga remover os pelos deixados pelo pet, jogue água quente e, em seguida, esfregue com um pouco de sabão em pó ou sabão líquido. Depois, ligue o chuveirinho e passe para retirar o excesso do produto.
Para que a limpeza do box seja completa, finalize passando um limpa-vidros, que proporciona uma camada protetora, potencializando o brilho e protegendo da poeira.
Limpeza das paredes
De fato, para fazer a limpeza das paredes, a melhor escolha é optar por um bom limpador multiuso. Fácil de usar e versátil, o produto pode ser aplicado tanto em azulejos quanto em rejuntes das paredes.
Existem duas maneiras de usar o limpador multiuso após o banho do pet. A primeira opção é borrifar o produto direto nas paredes e, com um pano de microfibra, espalhar pela superfície.
Para economizar e fazer render mais, basta diluir uma pequena quantidade do limpador em água. Depois, umedeça uma esponja macia na solução e aplique em todas as paredes do banheiro.

Como remover os pelos do ralo?
Ainda que você tome bastante cuidado na hora do banho do pet, saiba que é obrigatório remover os pelos do ralo, até mesmo para não fechar a passagem de água e acabar em entupimento. Portanto, ao aprender como lavar o banheiro de maneira certa, essa etapa não pode ser esquecida.
- Coloque uma luva de limpeza para proteger as mãos e recolha todos os pelos do pet que ficaram presos no ralo.
- Se possível, retire a tampa para verificar se o interior do encanamento está limpo e completamente livre dos pelos.
- Ralo limpo e pronto para o próximo banho – seu ou do pet.
Como tirar o cheiro do pet do ambiente?
Com certeza, o cheiro do pet costuma ficar impregnado após o banho. Mas é fácil resolver o problema! Se você tem um pouco de bicarbonato de sódio, saiba que ele é um ótimo aliado para remover odores causados pela umidade do pelo dos pets.
- Em primeiro lugar, limpe o local, utilizando desinfetante perfumado ou o seu produto de preferência.
- Ao terminar, borrife uma mistura de bicarbonato, limão e água.
- Deixe secar naturalmente.
Para que você esclareça outras dúvidas, fizemos um artigo completo sobre como tirar o cheiro de cachorro de todos os ambientes de forma fácil e efetiva, além de apontar cuidados fundamentais para que o mau odor não se espalhe pela casa.
Como evitar sujeira no banheiro nos próximos banhos do pet?

A fim de evitar que o banho do pet seja mais trabalhoso e complicado, existem alguns hábitos simples que podem ajudar a evitar o banheiro sujo e o estresse do animal.
Como já sabe como lavar o banheiro, veja 4 dicas que ajudam a tornar esse momento do banho mais prazeroso e saudável para você e seu bichinho.
1. Acalme seu pet antes do banho
Muitos pets têm medo da hora do banho. Por isso, uma boa dica é agradá-lo bastante antes, pegando no colo e fazendo carinho. Assim, quando entrar no banheiro, ele vai evitar sair correndo e espalhar água pelo cômodo todo.
2. Separe os produtos que vai usar no banho do pet
Como o banho do pet precisa ser bem completo para eliminar qualquer sujeira, separe todos os produtos que vai usar antes de encarar a tarefa. Itens como xampu, condicionador, escova, toalha e secador devem estar à mão para que você não tenha que sair de perto do bicho para pegá-los, diminuindo o risco dele fugir e deixar o banheiro sujo.
3. Coloque um pano no chão do banheiro
Para evitar ainda mais sujeira no ambiente, o truque é deixar um pano seco do lado de fora do box para que, quando terminar o banho do pet, ele possa sair e pisar no pano. Assim, há menos chances de água em excesso no chão e respingos nas paredes e mobílias.
4. Se puder, dê banho em uma área externa

A limpeza do banheiro após o banho do pet não é muito complicada, mas uma ideia para evitar esse trabalho é lavar o bichinho na parte externa da casa.
O banho pode ser em um quintal, varanda, terraço ou jardim. Além de gerar menos sujeira e bagunça, o pet se sente mais confortável nesses espaços, já que costuma brincar ali todos os dias.
Não esqueça de fechar as portas para que ele não saia correndo para dentro de casa depois do banho!
Para seguir cuidando bem do seu animalzinho, aproveite para conferir dicas infalíveis de como lavar caminha de cachorro e como limpar caixa de areia do gato para manter a casa longe de odores e o cantinho do pet mais aconchegante.
Continue cuidando do seu bichinho com todo amor e carinho, porque ele merece. Até mais!
Compartilhe este conteúdo com seus amigos.
Receba nossas novidades
Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.