vaso sanitário

Uma das situações mais desagradáveis é ver o vaso sanitário entupido. Ainda mais se acontece com alguma visita na sua casa… O problema é que, no momento do desespero, poucas pessoas sabem como desentupir vaso sanitário. 

mulher desentupindo vaso sanitário
(iStock)

Além de causar mau cheiro no banheiro – que pode se estender para os outros cômodos -, a privada entupida vem acompanhada de problemas sérios no encanamento. Porém, na maioria das vezes, algumas atitudes simples resolvem. 

Você conhece o ditado “é melhor prevenir do que remediar”? Nesse caso faz bastante sentido, pois para evitar que essa surpresa aconteça, sempre faça a manutenção e a limpeza do encanamento e fique de olho no funcionamento da descarga. Se o jato está mais fraco, é hora de ficar alerta. 

Notou que o vaso entupiu? Mãos à obra! 

O que fazer para desentupir vaso sanitário?

Por ser um problema que deve ser resolvido com rapidez para que as pessoas da casa continuem usando o banheiro, mostramos abaixo 5 maneiras de como desentupir privada:

infográfico como desentupir vaso
(Arte/Cada Casa Um Caso)

Lembrando que todas essas dicas somente são eficazes para uma limpeza imediata, ou seja, em casos de substâncias que amolecem, como fezes, gordura e restos de comida. 

Para objetos menores que entraram no encanamento, o indicado é solicitar um serviço especializado que saberá exatamente quais produtos e providências serão tomadas. 

Quais produtos usar para desentupir vaso sanitário?

Graças à tecnologia e ao avanço do mercado especializado em limpeza, hoje já é possível encontrar diversos produtos destinados a desentupir privada e de fácil utilização. 

As vantagens de aplicar um produto específico no vaso sanitário é que, além de agilizar a faxina, há eficácia comprovada e você ainda pode deixar na dispensa para quando precisar novamente. Veja a lista:

  • Desentupidor líquido;
  • Desentupidor em pó;
  • Limpador sanitário para remover germes e bactérias;
  • Aerosol limpador (spray) para tirar gorduras e resíduos;
  • Limpador multiuso (líquido ou cremoso) para manter a higiene do vaso;
  • Álcool líquido higienizador para aplicar nas paredes do vaso; 
  • Luvas descartáveis para usar na limpeza da privada.

Mas o que entope vaso sanitário?

Geralmente, o descarte de forma inadequada de alguns itens pode causar o entupimento do vaso. Portanto, nada de jogar em sua privada objetos como: 

  • Papel higiênico
  • Absorvente íntimo
  • Preservativo 
  • Lenço umedecido
  • Fralda
  • Sabonete
  • Algodão
  • Embalagens de plástico
  • Fio dental 
  • Fios de cabelo
  • Linha de costura

Todos esses itens são grandes vilões porque ficam grudados nas paredes do vaso e vão parar direto no cano, impedindo a passagem livre da água. 

mulher jogando lenço no vaso sanitário
(iStock)

Se o hábito errado de descarte continuar, a descarga vai parar em um determinado momento e entupir de vez. Isso porque o sistema hidráulico não foi feito para absorver objetos, apenas resíduos de fezes e urina. Em outros países em que a tubulação é mais potente, por exemplo, jogar papel higiênico no vaso já faz parte da cultura. 

Sempre tenha ao lado do vaso um lixo só para recolher a sujeira do banheiro. Assim, os moradores acostumaram-se a usá-lo em vez de jogar os restos de objetos na privada.

Como saber quando o vaso está entupido?

Como usamos o banheiro a todo momento, é difícil perceber quando há um problema no vaso sanitário. Geralmente, quando notamos, a privada já entupiu e vira aquela dor de cabeça para consertá-la. Por isso, é importante estar alerta a alguns sinais para evitar passar perrengue com um vaso entupido. 

O primeiro passo é: sempre que acionar a descarga observe a quantidade de água que sai dos cantos. Depois, note a pressão da água e quanto tempo leva para escoar os resíduos. Se a água estiver bem lenta e não voltar com rapidez, pode ser que haja algo errado. 

Um dos indícios mais certeiros de que a privada realmente está entupida é quando você aperta a descarga e nada acontece. Nesse caso, o mais indicado é investigar a causa, apostar em produtos específicos para desentupimento de vaso ou, se mesmo assim não conseguir resolver o problema, chamar um serviço especializado. 

O que fazer para evitar o entupimento?

Como vimos, qualquer pequeno pedaço de tecido ou objeto é capaz de causar um estrago no encanamento, levando ao entupimento do vaso. Por isso, não jogue papel higiênico, absorvente, lenço umedecido, fralda ou sabonetes na privada. Mantenham uma lixeira própria para banheiro perto do vaso. 

Para quem tem criança em casa, a atenção deve ser dobrada, pois elas costumam jogar objetos e brinquedos pequenos dentro da privada sem que os pais percebam ou quando estão longe. Enquanto as crianças estão brincando perto do banheiro ou tomando banho, deixe a tampa da privada fechada para não correr o risco. 

A limpeza constante da privada também diminui o risco de entupimento, porque produtos específicos para limpar vaso sanitário conseguem remover gordura, germes e outras sujeiras que se acumulam com o tempo. Esses resíduos que ficam ao redor do vaso são os causadores mais comuns de entupimento. 

pessoa com luva amarelo limpando o vaso sanitário
(iStock)

Atitudes que podem parecer inofensivas também devem ser evitadas, como por exemplo, jogar os fios que caem ao pentear o cabelo no vaso. Aos poucos, os fios podem se acumular dentro dos canos e impedir a circulação da água e, consequentemente, o funcionamento da descarga.  

A última sugestão – e a mais importante – é conscientizar e ensinar os moradores da sua casa para que adotem boas práticas toda vez que usarem o banheiro, principalmente as crianças que estão em fase de desenvolvimento. É o comportamento de todos que irá colaborar para a manutenção e bom funcionamento do vaso sanitário. 

Gostou das dicas de como desentupir vaso sanitário? Então fique com a gente e acompanhe os próximos conteúdos recheados de segredinhos para manter a limpeza e organização da casa! 

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.