Pés de uma pessoa de pele clara ao lado de um ralo de banheiro. A pessoa está tomando banho enquanto a água escoa pelo ralo.

Foi tomar banho e o box virou uma piscina? Parece que o ralo entupiu de vez!  Essa é uma situação bem chata, mas bastante comum e que todos nós passamos alguma vez na vida. Por isso é importante saber como desentupir ralo de banheiro. 

Além de ser um transtorno gigante, o entupimento do ralo pode causar mau cheiro que, aos poucos, se espalha por todos os ambientes da casa, deixando os moradores de cabelo em pé. 

Por isso, se você não quer passar por esse momento estressante, veja os principais motivos que fazem o ralo entupir e acompanhe nossas dicas de como limpá-lo e se livrar do cheiro desagradável de vez! 

O que faz o ralo de banheiro entupir?

A primeira coisa que você precisa saber sobre entupimento de ralo é que, mesmo tomando as medidas necessárias, fazendo a limpeza e desobstruindo o encanamento, o problema pode voltar a acontecer por conta do uso constante no dia a dia. 

Porém, nosso intuito é dar dicas de como resolver o problema de forma pontual. Veja abaixo as possíveis causas do entupimento:

Fios de cabelo

Sem dúvida esse é o principal motivo para fechar a passagem de água do ralo do chuveiro. Quem tem cabelos longos deve ter se acostumado com isso, já que o comprimento dos fios influencia no entupimento. 

Mulher retirando cabelos de um ralo de banheiro. Há um número volumoso de fios que formam um chumaço de cabelo.
(iStock)

Outros vilões que costumam entupir o ralo são os pelos. Ao caírem pelo ralo, eles formam grandes tufos que fecham o encanamento, causando o entupimento do ralo. 

Gordura corporal

Durante o banho, costumamos eliminar resíduos de gordura que estão na pele, como oleosidade e suor. Essa gordura, misturada com a sujeira que pode já estar no ralo, vai direto para o encanamento e, em grande excesso, pode entupir a tubulação. 

Entretanto, não há como evitar esse tipo de gordura. Afinal, é um processo natural do corpo. 

Restos de produtos

Quantas vezes você já se deparou com pequenos pedaços de sabonete grudados no ralo do banheiro? Pois é… 

Ao usarmos sabonete, shampoo, condicionador e outros produtos para limpar o corpo e os cabelos no banho, vão caindo alguns pedacinhos e resíduos no ralo. Provavelmente, com o tempo, cria-se uma barreira que entope o encanamento de vez. 

O pior de tudo é que você só irá perceber o problema e até mesmo pensar em como desentupir ralo de chuveiro quando a água estiver cobrindo todo o espaço do box. 

Como desentupir ralo de banheiro?

Uma das maneiras mais conhecidas de desentupir ralo de banheiro é usar o desentupidor, que pode ser encontrado facilmente em qualquer loja, além de ser bem simples de manusear. 

Para usá-lo, é só segurar no bastão e pressionar a parte de baixo bem em cima do ralo repetidas vezes. Essa pressão que o acessório provoca ajuda a liberar a passagem da água. 

Homem usando desentupidor em um ralo de banheiro.
(iStock)

Não resolveu? Separamos algumas receitas caseiras populares para desentupir ralo que dá pra fazer em casa sem gastar muito e com poucos ingredientes. Anote tudo: 

Como desentupir ralo de banheiro com sal?

Quem diria que esse aliado da cozinha poderia ajudar nesse perrengue também! E o vinagre, outro elemento da culinária e também figurinha carimbada nas dicas de limpeza, tem seu papel aqui. 

Para saber como desentupir ralo de banheiro com sal, siga os passos:

  • Coloque uma colher de sopa de sal no ralo;
  • Junte um copo pequeno de vinagre branco;
  • Jogue duas xícaras de água bem quente no ralo;
  • Coloque um pano úmido no ralo e espere 15 minutos;
  • Ligue o chuveiro para testar se o encanamento está desentupido.

Como desentupir ralo de banheiro com bicarbonato de sódio?

Bicarbonato de sódio é outro clássico. Ele serve para limpar sofá a seco, tirar maus odores, como cheiro de xixi, de colchão e também para desentupir ralo do chuveiro. 

  • Jogue um copo de bicarbonato de sódio no ralo; 
  • Despeje meio copo de vinagre branco;
  • Em seguida, coloque um pouco de água quente no ralo; 
  • Com a ajuda de um pano úmido, abafe o ralo e espere 15 minutos;
  • Para terminar, jogue mais água quente no ralo para liberar a passagem da água e retirar o excesso de bicarbonato do encanamento.

Como desentupir ralo de banheiro com refrigerante? 

Sim, é isso mesmo que você está lendo! É possível desentupir ralo do banheiro usando o refrigerante que bebemos no dia a dia. O gás do refrigerante é um poderoso ingrediente químico para desobstruir a água parada no ralo. 

Se quiser apostar nesse truque, opte por comprar uma bebida mais barata para evitar gastar muito dinheiro. Veja como fazer: 

  • Jogue 2 litros de refrigerante de qualquer marca no ralo;
  • Em seguida, despeje água bem quente para potencializar o desentupimento;
  • Espere agir por cerca de 30 minutos;
  • Ligue o chuveiro e veja se a água retorna para o encanamento. 

Como desentupir ralo de banheiro com arame?

Se você tem um pedacinho de arame perdido pela casa, saiba que é um item bastante eficaz em como desentupir ralo de banheiro. A forma de uso é fácil:

  • Remova a parte de cima do ralo;
  • Faça um ganchinho em uma das pontas do arame;
  • Coloque essa pontinha com gancho no ralo e faça movimentos de vai e vem repetidamente; 
  • Para terminar, despeje um pouco de água fervente no ralo.

Como desentupir ralo de banheiro com produtos específicos?

Prefere apostar em um método mais prático que não inclua misturas caseiras? Pois saiba que já existem produtos específicos para desentupir ralo de banheiro. Eles trazem resultados comprovados e são muito mais seguros para sua saúde, prevenindo acidentes durante o manuseio. 

Procure por esses itens em lojas especializadas. Além disso, siga as instruções do rótulo e a forma de aplicação antes de usá-los. 

Dicas para evitar entupimento do ralo

A principal dica para evitar entupimento no ralo é a observação, ou seja, depois de terminar o banho, veja se há excesso de cabelo ou pedaços de sabonete grudados no ralo. 

Caso note alguma coisa, recolha imediatamente os fios e restos de produtos. O segredo é não deixar acumular nada no ralo. 

Outra sugestão é incluir a limpeza do ralo na faxina semanal da casa. Para isso, retire a grade do ralo e pegue todos os cabelos, pelos e restos de produtos que podem estar ali presos. 

Ainda durante a limpeza, passe uma escovinha em volta do encanamento para certificar-se de que esteja bem limpo e sem gordura nas laterais. 

Todas essas medidas evitam, além do entupimento, o mau cheiro que a sujeira parada pode causar no ambiente. Afinal, ninguém merece conviver com odores indesejados pelos cômodos da casa. 

Dito tudo isso, viu só como desentupir ralo de chuveiro e do banheiro não é um bicho de sete cabeças? Com essas dicas experts, você e sua família não serão mais pegos de surpresa. 

Não deixe de acompanhar nossos artigos sobre limpeza e organização. Até a próxima! 

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.