vaso sanitário

Saber como deixar o lixo do banheiro cheiroso é um dos grandes desafios de quem cuida da casa! Por conta do uso frequente, mesmo que você limpe a lixeira diariamente, o acessório pode ficar com mau cheiro. 

O odor ruim que vem da lixeira é resultado de resíduos de sujeira que acabam grudando no fundo e nos cantos do acessório. Com o tempo, o cheiro se espalha e domina o ambiente. 

Além disso, limpar o local e acabar com o mau cheiro no cesto do banheiro é uma forma de evitar o aparecimento de insetos. Sem contar que um banheiro limpo tem menos germes e bactérias, que podem provocar mal-estar, enjoos, dores abdominais e até diarreia nos moradores da casa. 

Então, se você quer manter tudo limpinho para sua família, é hora de aprender como deixar lixeira do banheiro cheirosa e cuidar bem desse ambiente! 

Como deixar lixeira do banheiro cheirosa?

Antes de mais nada, é preciso incluir na rotina da casa o hábito de retirar o lixo do banheiro todos os dias. Quanto mais tempo a sujeira permanecer no cesto, maior será o odor do ambiente e aumentam também as chances de contaminação por bactérias. 

Feito isso, veja alguns produtos que ajudam a combater o mau cheiro no cesto do banheiro. Lembrando que as sugestões abaixo valem tanto para lixeiras de inox quanto para as de plástico

Água, sabão e desinfetante

Primeiramente, a dica é lavar a lixeira do banheiro em água corrente no tanque. Em seguida, pegue uma esponja (lado mais macio) e coloque algumas gotas de detergente neutro ou sabão líquido. É importante lavar bem as partes interna e externa do acessório. 

Ainda que tenha lavado a lixeira, aplique um desinfetante para matar todos os microorganismos e deixá-la com um cheiro agradável. Isso vai contribuir para uma melhor higienização do objeto. 

Por fim, seque bem com um pano de microfibra. Deixe sempre um saco plástico limpo dentro da lixeira para evitar contato direto do papel higiênico sujo com o acessório. 

Nossa recomendação é que você dê prioridade para produtos certificados e que sejam formulados exclusivamente para a limpeza da casa. Porém, caso prefira, veja a seguir soluções caseiras de como deixar o lixo do banheiro cheiroso. 

Vinagre branco

Um grande aliado na limpeza e higienização da casa, o vinagre branco tem mil e uma utilidades. Além de ser barato, econômico e um item indispensável na despensa, ajuda a eliminar mofo, tirar manchas e mais. Aqui, ele ajuda na dica de como deixar lixeira do banheiro cheirosa e desinfectar o acessório.

Por mais que você tenha lavado a lixeira com água, sabão e desinfetante, é interessante finalizar a limpeza com algumas gotas de vinagre branco. A dica é pegar um pano limpo com o produto e passar em toda a lixeira, por dentro e por fora. 

Agora que você já fez a limpeza completa, finalize esfregando a lixeira com um pouco de sabão líquido ou em pó para tirar o cheiro forte e pronto! 

Essências perfumadas

Limpou e secou a lixeira? Antes de colocar o novo saco plástico no acessório, experimente pingar algumas gotas do óleo essencial de sua preferência em um pedaço de algodão e coloque no fundo da lixeira! 

A sugestão é ótima para quem quer saber como deixar lixeira do banheiro cheirosa, pois quando você retirar o lixo, em vez de inalar um cheiro desagradável, vai sentir o perfume da essência. Repita o processo sempre que remover o lixo da lixeira. 

Com que frequência tirar o lixo do banheiro?

Definitivamente, é preciso retirar o lixo do banheiro todos os dias. Como já dissemos, se a sujeira ficar ali parada por dias seguidos, o cheiro forte vai dominar o ambiente e causar mal-estar em quem precisar usá-lo. 

Para que você não esqueça de realizar a tarefa, a sugestão é incluir na sua lista de afazeres diários, assim como arrumar as camas, varrer a casa e limpar a pia da cozinha. 

Como evitar mau cheiro no cesto do banheiro?

De fato, a lixeira do banheiro só permanecerá limpa se você tiver zelo no dia a dia e incluir a limpeza do acessório na hora de fazer a faxina da casa. Veja mais alguns cuidados que evitam o mau cheiro e mantêm o banheiro cheiroso e agradável: 

  • Usar produtos indicados para limpeza da casa;
  • Retirar o lixo da lixeira todos os dias;
  • Manter a higiene de todos os cantos do banheiro; 
  • Colocar um saco plástico dentro da lixeira; 

Nada melhor do que ter um banheiro bem cuidado! Pois agora, com essas dicas experts de como deixar o lixo do banheiro cheiroso, você mantém a limpeza do ambiente, trazendo de volta aquela sensação de paz e aconchego. 

Por aqui, você encontra muito mais truques de como deixar a casa sempre organizada. Leia todos os nossos conteúdos! 

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.