banheiro limpo e amplo. É possível ver uma pia branca, flores brancas sobre o balcão da pia, espelhos e um box de banho translúcido aberto.

Manter o banheiro cheiroso vai além de proporcionar uma sensação de bem-estar e limpeza, é questão de saúde. Como é um dos ambientes mais usados da casa e ainda pode reter umidade, é preciso cuidado redobrado para deixar tudo livre de germes e bactérias e ainda com aquele aroma agradável. 

O melhor jeito de deixar o banheiro higienizado é fazer uma limpeza diária simples para que, no dia da faxina, não esteja tão sujo e facilite o trabalho. E para ajudar, preparamos para você um passo a passo para deixar o banheiro limpo e cheiroso.

Passo a passo para limpar e deixar o banheiro cheiroso

Antes de colocar em prática a missão de deixar o banheiro cheiroso, vá ao supermercado e compre produtos específicos para limpar banheiro e aproveite para escolher os que tenham fragrâncias agradáveis, porque já é meio caminho andado. Agora vamos ao passo a passo: 

pessoa limpa a torneira do banheiro usando luvas e pano amarelo
(iStock)
  1. Comece limpando pia, torneira, banheira, chuveiro, assento e vaso sanitário usando um pano úmido molhado com algumas gotas de desinfetante, que ajuda a eliminar bactérias; 
  2. Para limpar os vidros, borrife o limpa-vidros nas janelas e passe um pano úmido limpo; 
  3. Não sabe como limpar box? Aposte em produtos específicos para tirar manchas do vidro – eles já são facilmente encontrados nos mercados; 
  4. Passe uma vassoura no chão e, depois, um pano úmido com água e umas gotas de desinfetante ou limpador multiuso. Alguns têm um cheirinho incrível, como lavanda, eucalipto e alecrim; 
  5. Não esqueça de sempre manter o ralo limpo para evitar acúmulo de sujeira e fios de cabelo.

Como usar aromatizador para banheiro

Uma maneira prática para deixar um cheirinho agradável no ar é apostar no aromatizador de ambiente, que dura bastante tempo e você ainda pode escolher a fragrância que mais te agrada. 

Uma boa dica é não usar perfumes muito fortes para evitar alergias nem ficar tão enjoativo para quem mora na casa ou até mesmo para as visitas. 

Usar aromatizador de ambiente no banheiro é simples. Uma sugestão é optar pelo aromatizador com varetas, também conhecido como difusor. O frasco já vem com um líquido com a essência escolhida. Basta colocar as varetas no líquido e, depois, virá-las para que o cheiro se espalhe pelo ambiente. 

aromatizador de ambiente ao lado de uma toalha branca na pia do banheiro
(iStock)

Outra ideia é o aromatizador de ambiente elétrico, que é plugado na tomada. Você pode regular a intensidade do aroma no aparelho. 

E há ainda o aromatizador em spray. Basta borrifar pelo banheiro sempre que sentir necessidade. Em alguns modelos você consegue até programar os disparos dos borrifos de tempos em tempos para manter o local sempre cheiroso. 

Como fazer cheirinho para banheiro

Se você quer deixar seu banheiro com um cheirinho bom de limpeza, mas não pensa em investir em produtos específicos, saiba que dá pra fazer uma misturinha com o que você já tem em casa e ainda deixar o ambiente bem aconchegante e perfumado. 

Você vai precisar de apenas dois ingredientes: água e amaciante. Junte 350 ml de água e 1 tampa de amaciante em um borrifador. Sempre que usar o banheiro, borrife a mistura algumas vezes no ambiente e pronto! Você também pode pingar algumas gotas da mistura em pedaços de algodão e colocar atrás do vaso sanitário e no fundo do lixo do banheiro;

Os óleos essenciais também são perfeitos para deixar o banheiro cheiroso e podem ser encontrados em diversas fragrâncias: florais, cítricas, amadeiradas e refrescantes. Coloque algumas gotas de óleo essencial no fundo da lixeira, dentro do vaso sanitário e no papel higiênico.

Quais produtos ajudam a deixar o banheiro mais cheiroso?

Hoje existem inúmeras opções de produtos que garantem um cheiro delicioso em todos os ambientes de casa, principalmente no banheiro, em que há maior circulação de pessoas e, por isso, com mais facilidade acumular sujeira e mau cheiro. Reveja quais produtos ajudam a deixar o banheiro mais cheiroso: 

  • Aromatizador de ambiente elétrico;
  • Difusor de ambiente;
  • Óleos essenciais; 
  • Spray antiodores;
  • Produtos de limpeza com fragrância. 

Viu só como existem muitas maneiras de deixar o banheiro cheiroso? É só fazer uma manutenção diária no ambiente e depois caprichar na faxina. Ter uma casa limpa e perfumada é sinônimo de bem-estar e qualidade de vida. Acompanhe nossas próximas dicas! 

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.