Mulher enfrenta problemas com o chuveiro durante o banho

Não há nada mais relaxante do que tomar aquele banho no fim do dia para desacelerar a rotina. Mas, imagine se, durante o banho, você sente algumas gotas frias saindo dos buraquinhos do chuveiro ou, ao desligá-lo, algumas gotas persistem em cair sem parar?

Afinal, ter o chuveiro pingando é uma situação desagradável e que pode acontecer por diversos motivos. Para não ficar na mão, você precisa saber como resolver o problema.

Além de impossibilitar o uso do chuveiro, esse vazamento desgasta o funcionamento do equipamento e causa um desperdício enorme de água, cerca de 50 litros por dia, aumentando a conta do próximo mês. Por isso, assim que perceber o gotejamento, aja rápido para não sofrer consequências mais graves.

Entretanto, antes de mais nada, vamos entender por que o chuveiro fica pingando. Vem saber!

Chuveiro pingando, o que pode ser?

Um dos possíveis motivos para que o chuveiro comece a pingar é a idade do equipamento, já que o uso é frequente e, se não houver manutenção, cuidado e limpeza, aumentam as chances de ser afetado por problemas técnicos.

Porém, os motivos não param por aí. Veja mais o que pode ser chuveiro pingando:

Chuveiro entupido

Esse é um problema bem comum em chuveiro, porque não é somente água que passa por ele.

Com o tempo, os minerais contidos na água podem ficar acumulados nos buraquinhos do chuveiro. Isso impede a passagem da água, além de diminuir a pressão e fazer com que as gotas frias surjam no meio das quentes em jatos tortos. Isso quer dizer que o chuveiro pode estar entupido.

Uma boa saída nesse caso é passar uma agulha bem fina nos furinhos para liberar a passagem de água.

Chuveirinho

Chuveirinho
(iStock)

Chuveiros que possuem chuveirinho são mais propícios a entupimento porque o chuveirinho faz pressão no equipamento, acumulando água em toda sua extensão, fazendo com que caiam gotas frias irregulares.

Se tiver enfrentando algum problema por aí, uma sugestão é abrir o chuveirinho antes de tomar banho para drenar a água que pode estar ali parada. Outra dica é fechá-lo antes de fechar o registro do chuveiro.

Anel de vedação

Outro motivo para que seu chuveiro comece a pingar pode ser o desgaste no anel de vedação. É natural que isso aconteça, pois com o tempo o anel sofre desgastes, provocando vazamento durante o banho ou quando o chuveiro é desligado.

Aqui a solução é simples: troque o anel de vedação. Para não ter erro, leve o acessório a uma loja de construção, mostre o modelo ao atendimento e compre um novo.

Registro

Assim, como o chuveiro, o registro também possui uma rosca de vedação que pode ficar frouxa e causar o pinga-pinga. Diferente dos outros problemas, a rosca de vedação danificada faz com que o chuveiro “vaze” quando é desligado e não quando está em uso.

Troque a peça para resolver o problema!

Poeira e sujeira

Faz tempo que você não agenda uma manutenção no seu chuveiro? Então pode ter certeza de que há uma quantidade considerável de poeira e sujeira nos furinhos impedindo a passagem livre da água. Com isso, como já vimos, o resultado é chuveiro pingando.

A situação é comum, porque o chuveiro passa muitos anos fechado e acumulando sujeira de todos os tipos. A solução é abrir o equipamento e dar uma boa limpeza em todas as peças para, só depois, usá-lo novamente com segurança.

Vazamento nos canos

Se você tentou de tudo e não conseguiu resolver o vazamento no chuveiro, a causa pode ser um pouco mais grave: vazamento nos canos e nas tubulações ligadas diretamente no equipamento.

Infelizmente, essa é uma situação que você não consegue resolver sem a ajuda de um profissional. O indicado é contratar uma empresa especializada, já que se trata de um serviço com maior complexidade e que faz parte da estrutura da sua casa.

Como fazer a manutenção do chuveiro?

Descobriu o que pode ser chuveiro pingando? Antes de fazer qualquer reparo no aparelho, desligue o registro de água e a chave geral de energia para não correr riscos de choques elétricos ou outros tipos de acidentes.

Anote aí as ferramentas que você vai precisar para fazer a manutenção de chuveiro:

  • Chave de fenda
  • Chave de boca
  • Pano seco
  • Vedação para chuveiro

Agora veja o passo a passo da manutenção:

  1. Com chave de fenda, retire o parafuso do registro e a peça de acabamento do chuveiro;
  2. Pegue um pano seco e retire a água que pode estar dentro do equipamento;
  3. Com a chave de boa, remova a haste e a porca e desenrosque o acabamento que está fixado na parede;
  4. Dê uma olhada no anel de vedação e avalie se ele apresenta desgaste. Se sim, providencia um novo anel de vedação;
  5. Outra dica é verificar se a rosca do registro está em bom estado ou se precisa ser trocada por uma nova;
  6. Aproveite para limpar a peça e os buraquinhos do lado interno;
  7. Agora é só encaixar todas as peças novamente e fazer o teste para ver se há passagem correta de água.

Como evitar o pinga-pinga do chuveiro?

Homem lava o cabelo durante o banho no chuveiro
(iStock)

Já mostramos chuveiro pingando e o que pode ser. E agora, para que você não tenha que passar por esse momento estressante, a dica é fazer uma limpeza no item de tempos em tempos para manter o bom funcionamento. Veja algumas dicas:

  • Limpe a caixa d’água a cada seis meses para evitar que as sujeiras se acumulem no encanamento e entupam as torneiras e chuveiros da casa;
  • De vez em quando, pegue uma escova de dentes sem uso e esfregue os buraquinhos do chuveiro para tirar as sujeiras e liberar a passagem de água;
  • Passe uma agulha em todos os buraquinhos do chuveiro para desobstruí-los e, em seguida, ligue o chuveiro para verificar se a água passa por eles sem dificuldades.

Viu só como consertar o chuveiro pingando não é uma missão impossível? Agora que você já sabe as possíveis causas do vazamento de água, não precisa mais passar por essa situação chata durante o banho.

Além disso, pode incluir a limpeza da área na sua rotina de faxina. Saiba quais materiais de limpeza essenciais para se ter em casa e como fazer aquela faxina pesada.

Estamos aqui para te ajudar a resolver os problemas do dia a dia de forma simples e prática. Fique de olho nos próximos artigos para cuidar bem da sua casa!

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.