Uma pessoa está desembalando uma pedra sanitária e irá fixá-la em breve no vaso sanitário que está em sua frente.

Um banheiro cheiroso faz parte da limpeza bem-sucedida de uma casa. Mas como fazer com que o cheirinho bom continue depois da faxina? Neste ponto, saber como colocar pedra sanitária no vaso é essencial, afinal, esse item ajuda na aromatização do ambiente e neutraliza maus odores. 

Pensando nisso, o Cada Casa Um Caso explica como usar a pedra sanitária no dia a dia – sim, há alguns truques para aproveitar ao máximo o produto! Além disso, você vai ver que a importância desse item vai além do cheirinho bom. Confira a seguir:

O que você precisa saber antes de colocar pedra sanitária no vaso? 

O primeiro passo é caprichar na faxina do banheiro. Faça ainda uma boa limpeza no vaso sanitário. Depois disso, coloque a pedra, como vamos ensinar a seguir. A pedra sanitária vai ajudar a manter o bom cheiro no ambiente e também a combater germes e bactérias, já que tem ação bactericida. 

Qual é a forma correta de colocar pedra sanitária no vaso? 

Bom, vamos para a prática! Detalhamos a seguir a maneira certa de como colocar pedra sanitária no vaso de acordo com o tipo escolhido. 

Pedra sanitária com gancho

As pedras sanitárias que já contam com ganchos de plástico são as mais comuns e, geralmente, as mais em conta no mercado. Limpe bem o vaso e siga com a instalação: 

  • abra a embalagem com cuidado para não deixar a pedra cair;
  • em seguida, acople a pedra na estrutura de plástico;
  • ajuste para que a pedra sanitária fique a 90º do gancho que será preso à borda do vaso;
  • depois disso, levante o assento do vaso e escolha um local das laterais onde tenha saída de água quando a descarga for acionada;
  • por fim, fixe o gancho na borda, deixando a pedra dentro do vaso.

Use sempre luvas de limpeza para fazer esse tipo de tarefa. Além disso, leia e siga as instruções do fabricante indicadas no rótulo do produto. 

E pode parecer até algo bobo lembrar de instalar a pedra onde passe água, mas isso é fundamental! Só dessa forma a pedra irá “agir” corretamente. Se não conseguir encaixar de forma que fique na saída de água, pode optar por outro modelo de produto para manter o vaso cheiroso. 

Como usar pedra sanitária na caixa acoplada? 

As pedras sanitárias para caixa acoplada são colocadas dentro da cisterna do vaso. Vale lembrar que essas pedras não podem ser usadas em vasos sanitários que não tenham a caixa acoplada. 

Esse produto vai, aos poucos, ser diluído na água da caixa. Dessa forma, a água ficará colorida e ocorrerá a ação contra bactérias e maus odores. 

Veja como colocar pedra sanitária no vaso nesse caso: 

  • esvazie a caixa acoplada e feche o registro;
  • quando ela estiver vazia, limpe o fundo do reservatório e deixe bem seco;
  • em seguida, fixe a pedra sanitária para caixa acoplada;
  • pronto, agora é só deixar encher e usar a privada normalmente.
Uma caixa acoplada de privada com a visão de cima para baixo. A caixa acoplada está aberta e é possível ver o tablete sanitário se desmanchar lentamente na água, o que torna a coloração da água gradualmente azul.
(iStock)

Outros produtos para vaso sanitário

Além da pedra sanitária, há outros itens que ajudam a cuidar do vaso, como as pastilhas adesivas e aquelas em gel. Se a pedra não ficar na saída de água, essas podem ser boas opções. 

Periodicidade de troca da pedra sanitária 

Algumas pedras sanitárias podem durar até 200 descargas! Desse modo, a troca só será necessária quando ela chegar ao fim. No entanto, vale sempre conferir o seu estado de conservação quando fizer a limpeza do banheiro. 

Pronto! Agora você já sabe como colocar pedra sanitária no vaso. Confira também como desentupir a privada e garanta um banheiro sempre limpo e cheiroso. Tem azulejo sujo ou rejunte encardido por aí? Também ensinamos tudo sobre como limpar azulejos

O Cada Casa Um Caso traz dicas diárias que ajudam no cuidado e na rotina do seu lar! Até a próxima!

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.