banheiro com luz no espelho

Para quem mora em casa pequena ou apartamento, ter um banheiro sem janela é algo comum. Isso ajuda a aproveitar melhor os espaços na hora da construção. Porém, se não tiver cuidado, o local vira alvo fácil de mofo, maus odores e outros problemas. 

Mas é possível, sim, conviver bem com um banheiro sem janelas. Para ajudar, separamos 6 soluções simples que vão evitar esses perrengues do dia a dia. Confira: 

Como evitar problemas no banheiro sem janela?

Com certeza, o maior problema é a umidade no banheiro, fator que favorece bastante o aparecimento de manchas, mofo e odor forte. Como é usado muitas vezes por dia e por muitas pessoas, o banheiro precisa permanecer limpo e cheiroso. 

Veja abaixo como cuidar bem do seu banheiro sem janelas: 

1. Como impedir mofo?

Mesmo banheiros com janela sofrem com o excesso de umidade, já que o vapor da água quente do chuveiro acaba se espalhando para fora do box. Mas, no caso do banheiro sem janela, a situação é ainda mais delicada. 

Quando o ambiente não tem ventilação natural, a umidade não tem para onde sair. Se não houver cuidado, esse vapor pode causar danos às superfícies e desgastes da mobília.  

Para que você impeça o problema, uma solução é investir em um box de vidro e móveis feitos de materiais mais resistentes à umidade no banheiro, como mármore e outros derivados. 

Ah, em um banheiro sem janela não é recomendado armazenar maquiagem, remédios e produtos de beleza.

2. Como eliminar mau cheiro?

torneira de banheiro
(iStock)

De fato, o banheiro é um dos ambientes que mais podem exalar cheiro ruim, ainda mais se há algumas áreas com mofo ou manchas nas paredes. Mas é simples de resolver o problema. Anote as principais táticas: 

  • Deixe um aromatizador de ambientes ou vela aromática em cima da pia;
  • Mantenha a limpeza do vaso sanitário, box, chão, azulejos e, claro, programe uma faxina caprichada no ambiente uma vez por semana; 
  • Dica extra: borrife um spray com o aroma da sua preferência nas toalhas, tapetes e cortinas. 

Lembre ainda de tirar o lixo regularmente e, antes de colocar um saco novo na lixeira, pingue algumas gotas de óleo essencial no fundo do recipiente. Isso vai ajudar a deixar o lixo do banheiro cheiroso

3. Como evitar manchas?

Banheiros sem ventilação podem ser alvo fácil para o surgimento de manchas nas paredes, principalmente se não forem revestidas com azulejos. Para evitar dores de cabeça, procure tintas específicas para evitar manchas. Elas são uma boa opção para o teto do banheiro sem janela. 

Para além dessa dica, uma boa saída é deixar a porta do banheiro aberta sempre que possível. Assim, você consegue manter o local arejado sem correr o risco de sujeiras indesejadas. 

4. Instale um toalheiro térmico

banheiro branco
(Pixabay/Midascode)

Com certeza, você já deve ter visto algum banheiro com toalheiro térmico! O equipamento consegue secar toalhas com praticidade e rapidez. 

Por conta da falta de luz natural no banheiro sem janela, se faz necessária a inclusão do acessório no ambiente. 

Além disso, ele não ocupa espaço e ainda deixa as toalhas quentinhas para os próximos banhos. 

5. Invista em um exaustor

Uma das soluções para banheiro sem janela é a instalação de um bom exaustor, que tem a função de absorver a umidade e, consequentemente, os odores ruins que podem aparecer com o uso frequente. 

O item é ativado quando acendemos a luz do banheiro, por isso não costuma gastar tanta energia elétrica. Ainda assim, vale ficar de olho no funcionamento e fazer uma manutenção da peça. 

6. Limpe o espelho ao sair do banho

A umidade também costuma deixar os espelhos e vidros embaçados, dificultando a visão e provocando manchas escuras na estrutura. Para manter os espelhos sempre limpos, além de usar o exaustor, limpe-o sempre que terminar de tomar banho. 

Para limpar o espelho, bastam apenas algumas borrifadas de limpa-vidros e, em seguida, passar um pano de microfibra. Pronto! O hábito parece simples, mas evita manchas permanentes e gastos extras com um novo espelho no futuro.  

Se puder investir um pouco mais, aposte em um desembaçador de espelhos, uma película que é instalada na parte de trás do espelho. Ela é ligada à energia elétrica e é feita, justamente, para remover o embaçamento sempre que você achar necessário. 

Itens essenciais para quem tem banheiro sem janela

Quer fazer algumas melhorias no seu banheiro sem janela? Preparamos um resumo com uma lista de itens que podem ser de grande ajuda para aumentar seu bem-estar e impedir danos a paredes e mobília. 

Se ainda está se perguntando “tenho um banheiro sem janela, o que fazer?”, siga essas ideias:

  • instale um exaustor no banheiro para absorver a umidade;
  • inclua um toalheiro térmico para ajuda a secar as toalhas;
  • aposte em plantas para deixar o ambiente mais arejado;
  • compre móveis resistentes e faça um box de vidro; 
  • em casas, uma claraboia ou teto retrátil ajudam a clarear o ambiente;
  • blocos de vidro são ótimos para melhorar a iluminação;
  • invista em um desembaçador de espelhos.

Nada melhor do que relaxar em um banheiro limpo e cheiroso, certo? Depois dessas dicas, seu banheiro sem janela vai ganhar uma nova cara mais aconchegante e gostosa. 

Aproveite o momento para ler nossos conteúdos sobre cuidados com a casa feitos com muito carinho para você! 

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.